APLOP em foco

ENAPOR - PORTOS DE CABO VERDE PASSA A LIDERAR A APLOP

Alcídio Nascimento é novo Presidente

Alcídio Nascimento, em representação da ENAPOR - Portos de Cabo Verde, é o novo Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa.
A decisão foi tomada na Assenbleia Geral da APLOP realizada segunda-feira, 15 de Novembro, por ocasião do XII Congresso da associação, cujos trabalhos se concluíram esta terça-feira.

A Associação dos Portos de Angola (APANG) e a Associação dos Portos de Portugal (APP) integram a direcção, na qualidade de vogais.
A APANG será representada por Alberto Bengue, que preside também ao Porto de Luanda; o cargo atribuído à APP será ocupado por José Luís Cacho que, além de liderar a APP, preside à Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Alcídio Nascimento, que sucede a Miguel Matabel, Presidente da CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), é Licenciado em Operações e Economia de Transportes, Pós-Graduado em Port, Shipping and Transport Management pela Shipping and Transport College de Rotterdam.
Preside actualmente à ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

Entre as decisões mais relevantes tomadas pela Assembleia Geral da APLOP, destaca-se a aprovação do relatório de actividades para 2022, assim como a decisão de se prosseguir com a actividade dos Grupos de Trabalho (Direito Portuário dos Países da CPLP, Desenvolvimento da Marca APLOP e implementação do estudo de mercado dos países da CPLP).
No caso deste último grupo, o trabalho será desenvolvido no âmbito de um acordo de cooperação entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ, Brasil) e a APP.

Por último, foi decidido promover mais duas reuniões magnas da APLOP em 2022, a primeira em Cabo Verde e a segunda eventualmente no Brasil.
Os membros da Assembleia Geral agradeceram, reconhecidos, a Miguel Matabel a dedicação demonstrada à APLOP durante o período em que liderou a associação.

Lista dos novos membros da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal

ASSEMBLEIA GERAL
CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
ATP – Associação de Terminais Privados do Brasil
ENAPORT – Portos de São Tome e Príncipe

CONSELHO FISCAL
ABEPH - Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias.
Porto de Namibe - Angola
Porto de Aveiro - Portugal