Angola

TÔMBWA, ANGOLA

Jovens pescadores recebem embarcações

Jovens do município do Tômbwa, na província do Namibe, receberam da administração local, quinze pequenas embarcações de fibra de vidro para fomentar o auto-emprego.

Antes, os beneficiários, organizados em associação, exerciam a actividade com bóias, o que representava perigo de vida.

A acção, enquadrada no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, prevê entregar 50 canoas, com 4,5 metros de comprimento, apetrechadas com meios de pesca, para jovens organizados em três Cooperativas.

De acordo com o Administrador Municipal, Alexandre Nayuka, o projecto visa contribuir para a melhoria do nível de vida dos jovens que exercem esta actividade para o sustento das suas famílias.

"Estes jovens desempenham um papel muito importante na economia do município, por isso apoiamos com meios que facilitem o exercício da pesca", acrescentou.

Na ocasião, foram igualmente entregues três chatas, com respectivos motores, a ex-militares associados em duas cooperativas.

Para além das embarcações, os armadores receberam materiais de pesca e coletes salva-vidas.

Os jovens contemplados com estes meios mostraram-se satisfeitos, tendo afirmado que anteriormente a actividade era exercida de forma rudimentar, colocando em perigo as suas vidas.

fonte