MACAU - CHINA

Angola quarto maior destino do investimento chinês em África

Angola foi o quarto país africano que mais recebeu investimento directo estrangeiro da China até ao final de 2020, segundo um relatório do Conselho Empresarial China-África.

Com base em dados do Ministério do Comércio da China, o Conselho estima em US$2,6 mil milhões o total acumulado de investimento chinês em Angola até no final do ano passado, representando 5,5 por cento do investimento chinês em África.

O relatório defende que o investimento chinês em Angola já ultrapassou o modelo concentrado em grandes projectos de infra-estrutura financiados por bancos chineses.

O investimento de grupos privados chineses nos sectores da construção civil, comércio, imobiliário e indústria em Angola tem crescido rapidamente, refere o Conselho.

O mesmo documento sobre o investimento chinês em África acrescenta que um terço de todas as novas estradas construídas em Moçambique desde 2001 estiveram a cargo de empreiteiros chineses, mas sublinha que o país africano tem grandes oportunidades de negócio na agricultura.

fonte