Ambiente

BRASIL

Porto de Suape adere ŕ energia renovável

Suape aderiu à compra de energia limpa para o funcionamento do prédio administrativo e de mais quatro áreas do porto organizado. A iniciativa é fruto do programa PE Sustentável, criado pelo governo estadual e gerenciado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), que viabiliza a comercialização de energia solar no Mercado Livre de Energia adquirida pelo leilão promovido pela gestão estadual em 2013.

A energia é proveniente do Parque Fotovoltaico de Tacaratu, município localizado a cerca de 450 quilômetros do Recife, e distribuída pela rede elétrica.

O uso dessa matriz energética por Suape é a primeira medida anunciada após o ingresso da empresa no Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2,5 mil gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. A iniciativa também contribuirá para elevar o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), indicador da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para acompanhar as atividades dos portos. Suape ocupa atualmente a 8° posição na lista de 31 atracadouros públicos monitorados.

mais detalhes