Brasil

Portos da Docas do Rio recebem visita de novo conselheiro

Desde junho ocupando uma cadeira do Conselho de Administração (CONSAD) da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Carlos Roberto Fortner visitou os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Niterói. O objectivo foi conhecer a infraestrutura portuária, as instalações dos terminais arrendados e entender melhor a dinâmica da empresa.

Após reunião administrativa com o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, o diretor administrativo-financeiro, Indalecio Castilho Villa Alvarez, e o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, as visitas foram acompanhadas pelo diretor de Gestão Portuária da Docas do Rio, Mário Povia, e seu assessor Abdalla Mansur, além do especialista portuário da Docas do Rio, que também é membro do CONSAD, Claudio de Jesus Soares.

Segundo o conselheiro, Carlos Fortner, conhecer as características e peculiaridades dos portos é fundamental para o desempenho do seu trabalho no Conselho: “O engajamento dos gestores é indispensável para que empresas públicas, como a CDRJ, cumpram corretamente sua missão junto à sociedade. Especialmente pelo contexto de recuperação que a empresa atravessa, considero importante, como membro do CONSAD, conhecer in loco a realidade da empresa e das pessoas que a fazem existir. Estes dois dias de imersão me permitem agora, mesmo baseado em Brasília, contribuir com muito mais assertividade nas decisões que definirão o futuro da CDRJ.”

No Porto do Rio de Janeiro, o grupo foi recepcionado pelo especialista portuário da Gerência de Acesso Terrestre, Eduardo Miguez, prosseguindo a visita pelos terminais portuários arrendados Pier Mauá, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), Triunfo Logística, Multiterminais e ICTSI Rio. A gerente do Porto de Niterói, Aline Moriggi, e sua substituta Evelayne Gouvea, receberam a comitiva no prédio administrativo e nos terminais Nitport/Nitshore. Já no Porto de Itaguaí, o anfitrião foi o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves, que mostrou aos visitantes os terminais TECAR (CSN), Sepetiba Tecon e CPBS (Vale).

Sobre o novo conselheiro - Engenheiro civil, com experiência em gestão de empresas públicas de grande porte, o conselheiro Carlos Fortner foi presidente, vice-presidente de Finanças e de Operações dos Correios, além de membro do CONSAD da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), entre outras atividades na vida pública.