Brasil

BRASIL

Túnel imerso que liga Santos ao Guarujá ganha força

O debate sobre a ligação seca entre Santos e Guarujá chegou ao Congresso Nacional com realização de audiência pública, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O Diretor de Novas Outorgas do Ministério da Infraestrutura, Fábio Lavor, garantiu que a definição sobre a obra, ponte ou túnel, às margens do Porto de Santos, deve acontecer entre agosto e setembro.

A maioria dos participantes da audiência defendeu o túnel imerso como a melhor alternativa para a solução do antigo gargalo da região, pois não cria obstáculos físicos no canal de navegação do Porto de Santos e não impede o desenvolvimento dos negócios no maior porto da América Latina. O tema da ligação seca voltou à ordem do dia após o avanço do projeto do túnel imerso, com a publicação pela Santos Port Authority (SPA) de chamamento público para o encaminhamento de estudos sobre a obra entre os dois municípios. Demanda antiga da população das duas cidades, o projeto se tornou mote da Campanha Vou de Túnel, iniciativa popular assinada por mais de 50 empresas privadas, associações de classe e entidades.

Segundo Lavor, a ligação seca está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto (PDZ). “A pasta pretende viabilizar rapidamente essa solução e incluir a ligação imersa como investimento obrigatório para o futuro concessionário no processo de desestatização. O túnel é a melhor solução para o recebimento de grandes navios. O Minfra defende a solução por túnel, pleito urgente, dentro da responsabilidade com o maior porto do Hemisfério Sul", disse.

mais detalhes