Brasil

BRASIL

Camiões ganham novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro com inauguração da Avenida Portuária

O acesso rodoviário para camiões entre a Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, ao portão 32 do Porto do Rio de Janeiro ficou mais fácil. No dia 28, a Avenida Portuária, obra que faz parte dos investimentos da Ecoponte, concessionária da Ponte Rio x Niterói, foi inaugurada com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

A notícia foi comemorada pelos gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro.

Com 3,2km de extensão, a Avenida Portuária tem 2,5km de trecho compartilhado com a Alça de Ligação da Ponte com a Linha Vermelha. A nova via tem duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, sendo uma para cada sentido, e a estimativa de tráfego é de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os elevados têm gabarito mínimo de 5,5 metros de altura.

Considerado de grande importância para a infraestrutura portuária, já que vai melhorar consideravelmente o acesso terrestre ao Porto do Rio de Janeiro, além de ampliar a segurança viária e a fluidez do tráfego, o empreendimento foi uma das exigências previstas no contrato de concessão da Ponte Rio x Niterói, entre o Ministério da Infraestrutura e a Ecoponte, do grupo EcoRodovias. O novo trecho contará com os serviços prestados pela concessionária (monitoramento por câmeras, manutenção, atendimento médico e mecânico).

Comunicado aos Transportadores
As Superintendências de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e da Guarda Portuária informam às Transportadoras que, com a inauguração da Avenida Portuária, o Portão 32 do Porto do Rio de Janeiro será aberto a partir das 8h desta quinta-feira (29) de forma parcial – somente para a entrada de veículos de carga. Ao final das obras do novo gate de acesso, previsto para ser inaugurado em junho, será disponibilizada também a saída dos caminhões. Até a conclusão do serviço, será mantida a saída pelo Portão 24.