Brasil

Transporte ferroviário China-Europa cresce durante a pandemia

O transporte ferroviário de mercadorias entre o centro da China e a Europa aumentou 60%, durante a pandemia da covid-19, beneficiando de interrupções nas vias aérea e marítima, disse à Lusa um funcionário chinês.

"Durante o período mais grave da pandemia, o nosso volume de mercadorias aumentou, contrariando a tendência geral de declínio no comércio externo", explicou à agência Lusa Wu Guangqiang, funcionário do Parque de Comércio e Logística Internacional de Xi'an, o maior porto seco da China.

O serviço ferroviário entre a cidade chinesa de Xi'an e a Europa transportou mais de 2,81 milhões de toneladas de carga, em 2020, um aumento de 60%, face ao ano anterior, de acordo com dados oficiais.

"Nós exportamos sobretudo têxteis, máquinas, produtos eletrónicos e veículos e importamos alimentos, fio de algodão e outras matérias-primas, mas também produtos manufaturados na Europa, incluindo automóveis e alguns componentes de alta qualidade", resumiu Wu.

A pandemia da covid-19 beneficiou as vias terrestres, ao reduzir drasticamente as ligações aéreas internacionais. O transporte marítimo foi também abalado pelas medidas de prevenção da doença, com o desembarque das tripulações dos navios a ser proibido em vários países.

mais detalhes