Angola

ANGOLA

Porto de Luanda cria Código de Conduta

Um Código de Conduta, com nove princípios fundamentados na necessidade da promoção da cultura ética de cada colaborador com a empresa, foi apresentado aos fornecedores pelo Porto de Luanda.

Com o objectivo de reforçar a ética, a eficiência e a competitividade, o código vai orientar ambas as partes no relacionamento comercial, por formas a servir cada vez melhor os seus clientes da região onde está inserido.

Falando à margem do lançamento do Código de Conduta para fornecedores da empresa portuária de Luanda, o presidente do Comité de Ética, Inglês Pinto, referiu que com este instrumento se inicia uma nova fase de proactividade junto dos seus fornecedores, incentivando-os à adopção de condutas de gestão éticas que estabeleçam relações de confiança.

“É uma iniciativa que visa garantir algumas condutas a nível das empresas, neste caso empresas públicas que correspondam no cumprimento da lei, com um bom relacionamento entre os colaboradores e também na relação com os fornecedores e prestadores de serviço”, disse.

Segundo Inglês Pinto, o cumprimento dos princípios consagrados no referido Código terá reflexos na avaliação de cada fornecedor e será determinante na eventualidade da necessária ponderação da sua qualificação como fornecedor da empresa.

Acrescentou que o alinhamento do comportamento de todos os fornecedores com esses princípios é considerado determinante e decisivo para a vivência da ética na empresa.

“Juntos acreditamos que conseguiremos fazer do Porto de Luanda um exemplo de valores, competência e competitividade que nos fará prosseguir rumo ao sucesso”, reforçou.

O Porto de Luanda

É uma empresa pública, cujo Terminal Multiuso (uma infra-estrutura portuária) se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores. Possui um Cais de 610 metros de cumprimentos, com 12,5 m de profundidade, e uma área de 181.070 metros quadrados de serviço com capacidade para movimentar 2.6 milhões de toneladas/ ano.

fonte