Ambiente

Empresa de navegação finlandesa propõe navio inovador de emissão zero

A empresa de navegação familiar finlandesa Meriaura, um transportador de granéis sólidos industriais e carga geral no norte da Europa, iniciou a preparação e o design de um conceito de transporte que visa 100% de neutralidade de carbono.

O conceito é baseado em propulsão híbrida que combina bio-óleo produzido de forma sustentável e tecnologia de bateria. O projeto combina as lições aprendidas com os projetos anteriores de bio-óleo do grupo para atingir a neutralidade total dos gases de efeito estufa, utilizando a propulsão elétrica com base em energia renovável e baterias.

A empresa pretende lançar em 2024 o seu navio baseado em energia renovável. A Meriaura opera atualmente uma frota de 18 navios de carga seca e multifuncionais recém-construídos, todos projetados para operar nas condições climáticas adversas e difíceis do norte da Europa.

Este novo projeto visa produzir um projeto para um navio que não só incorpora soluções inovadoras de energia, mas também usa nova tecnologia, incluindo digitalização para automatizar o manuseio de carga.

Segundo a empresa, detalhes e modelos de operação comercial estão em desenvolvimento. O conceito está sendo projetado especialmente para o tráfego de lagos, canais e mares.

fonte