Cabo Verde

Iniciativa MAR ABERTO leva patrulha «Setúbal» a Cabo Verde

O navio patrulha oceânico “Setúbal”, da Marinha Portuguesa, empenhado na Iniciativa MAR ABERTO, encontra-se, desde 14 de Março, na cidade da Praia, em Cabo Verde.

Durante o trânsito de dois dias, desde a Guiné-Bissau até à Cidade da Praia, a guarnição realizou treino próprio nas áreas da segurança e proteção do navio.

Na estadia em Cabo Verde está previsto o navio desenvolver diversas atividades de cooperação com as Forças Armadas daquele país, desde ações de formação, treino conjunto e partilha de conhecimentos, assim como participar no exercício internacional OBANGAME EXPRESS, promovido pelo “United States Naval Forces Europe-Africa/United States 6th Fleet”. Este exercício tem por objetivo, estimular e garantir a cooperação regional e a partilha de informação entre os diversos centros de comando e controlo de operações marítimas no Golfo da Guiné, promover o intercâmbio de conhecimento na área do domínio marítimo e a interoperabilidade entre participantes das forças e unidades navais de 29 países, por forma a incrementar a segurança nesta área.

As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas.