Angola

ANGOLA

Estado formula estratégia de aproveitamento do mar

A Direcção Nacional para os Assuntos do Mar projecta a formulação de uma estratégia de aproveitamento dos recursos e a concepção do ordenamento marinho do país, anunciou, em Luanda, a secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa.

A responsável, que falava durante um seminário consagrado ao "Levantamento das espécies marinhas vulneráveis ao longo da costa angolana”, avançou que a elaboração da estratégia consiste, em parte, na obtenção de uma listagem da biodiversidade marinha das águas territoriais angolanas, bem como das espécies e ecossistemas vulneráveis.

"Há uma crescente procura da utilização e aproveitamento dos recursos oceânicos e marinhos, assim como dos rios e lagos para a sobrevivência das famílias”, disse Esperança da Costa para explicar os objectivos da formulação da estratégia e da concepção do ordenamento marinho.

A secretária de Estado considerou os ecossistemas costeiros de Angola abundantes, particularmente os de mangais, pelo papel que desempenham na regulação do clima, a elevada produtividade, além de outros benefícios.
Defendeu uma avaliação do estado de conservação dos ecossistemas tidos como fontes de sobrevivência das famílias como forma de protecção das comunidades e de as tornar inclusivas e resilientes.

Esperança da Costa declarou que "a localização geográfica privilegiada de Angola, com ambientes oceânicos e marinhos altamente produtivos ao longo do Atlântico, a Corrente Quente de Angola e a Fria de Benguela, além de rios e lagos, exige uma estratégia de exploração urgente”.

fonte