Brasil

Navio-escola Sagres no Rio de Janeiro

O navio-escola "Sagres" chegou ao Rio de Janeiro através das águas da baía de Guanabara, reentrância costeira que deu nome à embarcação quando esta pertencia à Marinha do Brasil, tendo sido recebido pelo ministro da Defesa português.

Mais de um mês a navegar à vela, após ter saído de Portugal no dia 5 de janeiro para uma viagem de circum-navegação, o navio-escola "Sagres" atracou no Brasil, "num ciclo que se completa", segundo o ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho.

"Há uma agenda muito rica entre Portugal e o Brasil, e digamos que a cereja no topo do bolo foi poder ser anfitrião do ministro da Defesa do Brasil [Fernando Azevedo e Silva], num almoço aqui, no navio 'Sagres', que é um navio que em tempos pertenceu à Marinha do Brasil. Nessa altura tinha o nome de Guanabara, que é esta magnífica baía em que estamos hoje e, portanto, há aqui todo um ciclo que se completa", disse aos jornalistas João Gomes Cravinho.

O ministro português almoçou a bordo da embarcação portuguesa, na companhia do seu homólogo brasileiro, após ter dado uma palestra na Escola Superior de Guerra e de ter participado numa reunião bilateral. Desta reunião saíram propostas como uma reunião, em julho, das indústrias de defesa dos dois países, e um encontro entre os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, devido, segundo ao governante, ao "ambiente estratégico internacional".

Ao Brasil, a bordo do navio-escola, chegaram 142 elementos de guarnição, bem como 50 instruendos da Aporvela -- Associação Portuguesa do Treino de Vela e dois investigadores do projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer), que visa "estudar a interação entre o espaço e o planeta Terra". A viagem integra as celebrações do quinto centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Entre os tripulantes do navio encontra-se Joaquim Mendes, 43 anos, encarregado da copa de sargentos, seguindo as pisadas do pai que, entre 1978 e 1979, também fez uma volta a bordo da mesma embarcação.

veja o vídeo