Pescas

ANGOLA

Zaire ganha projecto de maricultura

Um projecto de criação de diversas espécies marinhas em ambiente natural e aberto em grande escala, para fins comerciais, será implementado em 2020, na localidade de Mukula, zona costeira do município do Tomboco, província do Zaire.

 

A iniciativa é de empresários chineses, portugueses e da Coreia do Sul e permitirá a criação de mais de dois mil postos de trabalho directos e indirectos, segundo declarações do director do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, Gouveia Pedro, à imprensa.

Para o efeito, disse o responsável, deslocou-se à localidade de Mukula o governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, para junto dos habitantes locais agilizar a indicação do espaço ideal onde será desenvolvido o projecto.

Consta também desta iniciativa, segundo Gouveia Pedro, a construção de uma aldeia de pescadores para albergar os trabalhadores a serem contratados.

Por sua vez, o regedor da aldeia do Mukula, Francisco Paulo, valorizou este programa da maricultura, porquanto vai proporcionar emprego a muitos jovens desta localidade adstrita à comuna de Kinzau, que dista cerca de 65 quilómetros da sede municipal do Tomboco.

A costa marítima de Mukula é rica em mariscos, peixe cachucho, carapau, corvina, sardinha, garoupa, espada, entre outras espécies.