Brasil

PORTO DO RECIFE, BRASIL

Quase duas mil pessoas visitaram a Fragata Liberal

Foram cerca de 1.900 pessoas que passaram pelo Porto do Recife para conhecer a embarcação da Marinha. Os visitantes chegaram pelo Terminal Marítimo de Passageiros e, de lá, foram transportados de ônibus para o cais, onde a Fragata estava atracada.

Construída na Inglaterra e incorporada a Marinha do Brasil no ano de 1978, a missão da Fragata Liberal é “conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação do uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e a dissuasão”. A embarcação também já participou no ano de 2018, da missão de paz “Líbano-XIV”, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Fragata Liberal atracou no ancoradouro recifense para abastecimento. A embarcação faz parte da operação de monitoramento e combate às manchas de óleo no litoral brasileiro, “Amazônia Azul, Mar Limpo É Vida!”. A Fragata está realizando o monitoramento da região Sudeste, Norte e Nordeste, passando por cidades como Belém, Fortaleza e Piauí. Após a passagem pelo Recife, os 250 tripulantes retornam para o Rio de Janeiro.

Os amantes de embarcações não perderam a oportunidade de conhecer a Fragata Liberal e, quem pôde, trouxe toda a família. Adriana Barros é técnica de enfermagem, ficou sabendo da visitação pelo jornal e aproveitou para trazer o marido Mário, e o filho José. “É uma oportunidade única, não podíamos perder e deixar de mostrar para nosso filho essa beleza. Adorei conhecer a embarcação e aprender um pouco mais sobre o dia-a-dia a bordo”. Já Robson Dantas, amante de navios desde pequeno, não pôde trazer a família, mas garantiu que, da próxima vez, faz questão de trazer todos. “Não é de hoje que sou apaixonado por embarcações e sempre tive muita vontade de conhecer uma. Aproveitei que estou de férias, vim para a visita e estou maravilhado. Minha esposa e filho não puderam vir, mas, na próxima, trago toda a família”.