Angola

ANGOLA

Porto de Luanda aposta na segurança e sinalização marítima

A empresa Portuária de Luanda definiu o reforço da segurança de pessoas e bens e a melhoria da sinalização marítima como dois importantes projectos a serem concretizados em 2020.

 

Com a melhoria da sinalização, o Porto de Luanda pretende assegurar a navegação das embarcações dentro e nos arredores da baía de Luanda, disse hoje à Angop o administrador Comercial e de Tecnologia de Informação, Manuel Zangui (na foto).

Consta também dos projectos da empresa para o ano que se avizinha, dinamizar o sistema comunitário portuário (port community system) e efectivar a interligação do sistema informático entre os parceiros.

Estes projectos, segundo a fonte, que falou à Angop a propósito do 8º conselho consultivo da companhia realizado nessa quarta-feira (4), são de implementação imediata a partir de 2020. “ Quanto a sua duração, dependerá do envolvimento dos parceiros bem como dos recursos financeiros disponíveis”.

Manuel Zangui disse que os projectos constituem conclusões saídas do conselho e, assim sendo, a sua quantificação carecerá de estudos e consulta junto de empresas especializadas a partir de Janeiro de 2020.

Sob o tema “Porto de Luanda e os desafios da modernização”, o evento contou com a participação de 84 membros da comunidade portuária e nele foram analisados assuntos “Plano Director Geral do Porto de Luanda, Plano de Ordenamento Portuário, Plano de Emergência e Contingência do Porto de Luanda, bem como os constrangimentos comuns à comunidade e eventuais soluções”.

O Conselho Consultivo tem como objectivo primordial analisar assuntos sobre a gestão e exploração dos serviços portuários, as acessibilidades e infra-estruturas portuárias, bem como o apoio e participação na definição das linhas gerais de actuação.

O órgão é presidido pelo presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda e integra representantes do Instituto Marítimo Portuário de Angola (IMPA), Administração Geral Tributária (AGT), Conselho Nacional de Carregadores (CNC), Governo da Província de Luanda, agentes de navegação, despachantes oficiais, importadores e exportadores, concessionários dos terminais e de operações portuários e a Associação Industrial de Angola (AIA).

fonte