Pescas

Angola supera níveis de consumo de peixe recomendado pela FAO

Angola superou os níveis de consumo de peixe recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao atingir 22 quilogramas de consumo per capita, acima dos 20 quilogramas recomendado pela FAO.

 

Em 2014, o consumo de peixe per capita em Angola foi de 19 quilogramas por ano, ao ser consumido 453 mil e 300 toneladas, afirmou, em Luanda, o Chefe de Programas da FAO-Angola, Anastácio Gonçalves (na foto).

O responsável, que falava à imprensa no seminário inter-regional de Apresentação de Resultados do Projecto sobre Promoção e Inclusão do Pescado na Merenda Escolar”, afirmou que os números revelam claramente que o consumo de peixe não constitui dificuldades para Angola.

Por outro lado, informou que o mínimo de consumo de peixe recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 16 kg.

Ao se referir ao projecto da inclusão do pescado na merenda escolar, afirmou que visa motivar hábito de consumo do peixe a partir da tenra idade, devido aos benefícios nutricionais que provêm do consumo deste alimento.

Saudou o Governo angolano por esta iniciativa, que visa desenvolver uma estratégia sólida contribuindo para a promoção e valorização do consumo de pescado no país.

Com cerca de mil 650 quilómetros da costa atlântica e com abundantes recursos aquíferos, em Angola captura-se anualmente cerca de 500 mil toneladas.

fonte