Angola

Governo de Angola coloca concessão de terminal do Porto de Luanda em concurso público internacional

O concurso público internacional para adjudicar a concessão do Terminal Multiusos do porto de Luanda foi formalizado por um Despacho Presidencial publicado no Diário da República de 27 de Setembro, o que se segue à rescisão unilateral do contrato de exploração anunciada em Julho, noticiou a imprensa angolana.

O despacho delega ao ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, competência para a prática dos actos subsequentes correspondentes ao procedimento para o concurso até à adjudicação do contrato de concessão.

O Serviço de Recuperação de Activos da Procuradoria Geral da República anunciou em finais de Julho a recuperação dos terminais dos portos de Luanda e do Lobito, que estavam sob gestão da empresa Soportos – Transporte e Descarga, SA.

A Soportos geria aquele terminal do porto de Luanda, infra-estrutura portuária com uma área de 181 070 metros quadrados e com capacidade para movimentar 2, 6 milhões de toneladas por ano.

Além do equipamento para movimentar carga , o terminal, que foi concessionado por um período de 20 anos à Soportos, possui um cais de 610 metros e uma profundidade de 12,5 metros. (Macauhub)