Angola

ZAIRE, ANGOLA

Atraso na alocação de verbas paralisa obras do terminal marítimo do Soyo

As obras do terminal fluvial e marítimo do município do Soyo, província do Zaire, com uma grau de execução física na ordem dos 85 por cento, estão paralisadas há mais de um mês, devido ao atraso na alocação dos 29% da verba do orçamento global da empreitada.

A informação foi avançada à imprensa pelo encarregado da obra da empresa chinesa “CHEC”, Chen Shaoke, à margem da visita que o ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior, acompanhado pelo governador do Zaire, Pedro Makita Aramando Júlia, efectuaram ao projecto.

Iniciadas em Novembro de 2016, as obras do terminal fluvial e marítimo de passageiros e carga do Soyo têm a previsão de conclusão Dezembro deste ano.

Por seu turno, o fiscal da obra Dario Ngola, assegurou que esforços estão a ser envidados pelo Ministério dos Transportes junto ao Ministério das Finanças para a disponibilização da tranche em falta para a conclusão dos trabalhos em tempo oportuno.

Mostrou-se esperançado que a verba seja cabimentada nos próximos dias, tendo em conta o engajamento do Executivo no relançamento da rede de cabotagem de transporte fluvial e marítimo de passageiros e carga, sobretudo na região norte de Angola entre as províncias do Zaire, Cabinda e Luanda.

As obras de construção do terminal do Soyo incluem um edifício principal, com os respectivos espaços comerciais, bem como uma ponte cais e aéreas de carga e descarga.

fonte