Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto de Nacala forma Pilotos de barra

A CDN Porto, empresa concessionária do Porto de Nacala, em parceria com a Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique (ESCN) encontra-se a formar um total de 12 Pilotos de barra.

Trata-se de candidatos escolhidos entre os graduados nacionais da Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique, e o treinamento com duração de 18 meses tem como objectivo principal aumentar o efectivo desta classe específica de profissionais.

Os pilotos de barra são pessoas que trabalham como conselheiros dos comandantes de grandes navios nas manobras de entrada e saída nos portos.

O Director do Porto de Nacala, Mário Moura, disse que esta formação se enquadra dentro dos vários programas de formação de mão-de-obra desenvolvidos pela CDN Porto atinentes a melhoria dos serviços portuários, garantindo desta forma o atendimento de navios a 100%.

“As qualidades excepcionais de navegabilidade que o Porto de Nacala possui ao nível da costa oriental da África impõe-nos a investir em meios materiais e humanos qualificados, por isso vamos ministrar este curso com a expectativa de eliminarmos, definitivamente, o tempo de espera dos navios para o serviço de pilotagem no Porto de Nacala” – anotou Moura.

fonte