Angola

Governo de Angola procura solução para Empresa Nacional de Pesca Industrial

O governo de Angola vai estudar a melhor forma de repor em funcionamento a estatal Empresa Nacional de Pesca Industrial (Peskwanza), que se encontra praticamente falida, disse recentemente a ministra das Pescas e do Mar.

Maria Antonieta Baptista, que na ocasião visitava as áreas de processamento de pescado, câmaras de produção de gelo e a ponte cais da empresa, disse que, ao abrigo do programa de privatizações de empresas públicas, estarão em análise ou a venda da empresa ou a concessão da sua gestão e exploração.

A visita da ministra, visou segundo a agência noticiosa Angop, aferir o avanço da degradação da Peskwanza, que já foi uma das grandes empresas da província do Cuanza Sul e mesmo de Angola, actualmente paralisada e com as suas infra-estruturas em degradação progressiva.

O director-adjunto da Peskwanza, Januário Raul João, disse que a empresa carece neste momento de embarcações para a pesca, uma vez que as 14 que existiam, das quais sete de arrasto com capacidade de 250 toneladas cada, cinco de mariscos diversos e o restante de cerco de 250 toneladas cada, deterioraram-se.

Raul João disse ainda que a decadência da empresa iniciou-se no ano 2000 e acrescentou que os encargos administrativos e financeiros são suportados através do aluguer, a empresas privadas, das suas licenças de pesca, o que permite pagar salários aos 81 trabalhadores existentes dos 400 que já teve.

A Empresa Nacional de Pesca Industrial foi constituída em 1987 com sede na cidade de Porto Amboim, tendo como actividade principal a captura, transformação, conservação e comercialização de pescado. (Macauhub)