Moçambique

MOÇAMBIQUE

Expansão do Porto de Pemba vai custar 115 milhões de dólares

A expansão do Porto de Pemba, província de Cabo Delgado, vai custar 115 milhões de dólares, anunciou o presidente da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

O projecto de expansão do porto de Pemba tem em conta as perspectivas de desenvolvimento nas províncias de Cabo Delgado e Niassa no âmbito da mineração, agricultura e outras actividades industriais, referiu Miguel Matabele, presidente do Conselho de Administração dos CFM, citado pelo diário Notícias.

Devido a limitações do porto de Pemba, vários minérios extraídos na região, com destaque para a grafite, usam o porto de Nacala, na província de Nampula, que torna a actividade comercial para as empresas que transportam o recurso mais onerosa.

A empresa investiu 4,7 milhões de euros para expansão da área de armazenamento de contentores e aquisição de equipamentos.
Nos últimos cinco anos, o Porto de Pemba tem registado uma descida em termos de manuseamento de carga. Em 2013, o Porto manuseou 289.681 toneladas e, em 2015, foram 149.767 toneladas.

LUSA