Portugal

PORTOS E INDÚSTRIA NAVAL EM CIMA DA MESA: PORTUGAL E QUÉNIA ANALISAM ÁREAS DE POTENCIAL COOPERAÇÃO

A Ministra do Mar do governo português, Ana Paula Vitorino, recebeu esta segunda-feira uma delegação do Governo do Quénia, liderada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Macharia Kamau, e pelo Secretário de Estado das Pescas, Aquacultura e Economia Azul, Micheni Ntiba.

Na reunião foram estudadas possíveis áreas de cooperação entre Portugal e Quénia nos vários setores da Economia do Mar, tendo sido identificadas áreas prioritárias como os Portos e Transporte Marítimo, Pescas, Indústria Naval ou Aquicultura.

Também no âmbito tecnológico foram avaliadas as diferentes oportunidades de cooperação, com a delegação queniana a mostrar muito interesse nos sistemas em operação no nosso país, reconhecendo o seu potencial para o incremento da produtividade portuária, para a melhoria da segurança marítima ou para o aumento da vigilância nas suas águas.

Na deslocação a Portugal, a delegação queniana tem ainda visitas agendadas ao IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera (que poderá vir a ser um parceiro de entidades quenianas em matéria de formação) e a uma estação de aquicultura de ostras em Setúbal, à qual se juntará o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

A reunião desta segunda-feira surge depois da visita de Ana Paula Vitorino à capital queniana, Nairobi, no passado mês de julho, na qual o governo queniano já tinha demonstrado um grande interesse em aprofundar relações com Portugal no âmbito dos assuntos do mar.

Portugal e Quénia já preparam Conferência dos Oceanos 2020 das Nações Unidas

Apesar de ainda não existir anúncio oficial da escolha do nosso país como palco do evento, Portugal e Quénia já preparam a coorganizarão da Conferência dos Oceanos 2020 das Nações Unidas. A reunião desta segunda-feira serviu também para analisar conjuntamente as grandes áreas onde poderá recair o foco deste evento.

De olhos já postos na Conferência dos Oceanos de 2020, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu que o objetivo passa por fazer conferência sobre os Oceanos diferente daquelas a que nos temos habituado. «Não queremos que seja apenas mais uma conferência sobre Oceanos, queremos ir mais além», antecipou.