Moçambique

MOÇAMBIQUE

MTC aponta a cabotagem como aposta para 2019

 O Ministro dos Transportes e Comunicações apontou a conclusão do regulamento aduaneiro para a cabotagem como um instrumento fundamental para alavancar o sector.

“Um dos grandes desafios que temos para 2019 é a cabotagem marítima” explicou o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.

A marinha mercante é um dos projectos que temos em mãos e com o trabalho que temos vindo a fazer com a autoridade tributária, na preparação de um regulamento aduaneiro para a cabotagem marítima, que já está concluído, faltando apenas as assinaturas, existe uma organização perfeita para que a cabotagem inicie o mais rápido possível no próximo ano” disse Mesquita.

No sector dos transportes aéreos, o ministro diz que o governo vai continuar a apoiar a LAM, contudo, a companhia de bandeira deve estar preparada para lidar com a concorrência que já está no mercado.

“Com a entradas das duas novas operadoras, nomeadamente, a Fastjet e a Ethipian Airways não vem, de maneira nenhuma, deixar em terceiro nem em segundo plano as Linhas Aéreas de Moçambique,” disse Mesquita, garantido que o estado continuará a prestar o apoio necessário.

“Vamos continuar a dar o apoio necessário a LAM. É digno reconhecermos que que nos últimos quatro a cinco meses a LAM tem estado a mostrar-se bastante inovadora, facto que podemos ver através dos indicadores dos horários de partida dos voos, e é esta LAM que nós queremos que continue para o futuro, porque se não vai perder o comboio, e não queremos que isso aconteça” explicou Carlos Mesquita.

Quanto a 2018, quarto ano do actual ciclo governativo, Mesquita fez uma avaliação positiva das acções implementadas no sector que dirige.

fonte