Angola

Angola adere à zona de comércio livre SADC a partir de Agosto de 2019

 O ministro do Comércio de Angola, Joffre Van-Dúnen Júnior (na foto), disse em Luanda que o ministério está a trabalhar na criação de condições para a adesão de Angola à Zona de Livre Comércio da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) em 2019.

O ministro disse que se prevê o estabelecimento de duas taxas aduaneiras, sendo uma para África do Sul e outra para os demais membros do bloco económico.

Van-Dúnen Júnior referiu que a criação d uma taxa para a África do Sul prende-se com o facto de os sul-africanos estarem num estágio mais avançado de desenvolvimento, o que obrigará mais cuidados na aplicação das taxas e nas indicações dos produtos mais sensíveis que necessitam maior prazo para desmantelar as taxas, bem como os produtos de exclusão.

Angola já apresentou o roteiro para adesão à zona de comércio livre e em Agosto de 2019 terá lugar a reunião dos ministros do Comércio que vai ratificar a adesão de Angola e a partir dessa altura começarão as discussões para o desmantelamento das taxas dos países da SADC.

Entre os 15 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC), a África do Sul é o mais industrializado, fazendo mesmo parte dos BRICS, a associação que engloba o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. (macauhub)