Moçambique

MOÇAMBIQUE

CdM investe 290 milhões no Porto da Beira para duplicar capacidade de movimentação de contentores

O Executivo moçambicano deu luz verde à materialização de um investimento adicional de 290 milhões de dólares no Porto da Beira, que será levado a cabo pela concessionária Cornelder de Moçambique (CdM).

O recente decreto dá provimento aos termos da adenda presente no contrato de concessão firmado, há duas décadas, entre a Cornelder de Moçambique, uma parceria entre a Cornelder Holding B.V. dos Países Baixos e a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique.

Cornelder de Moçambique investe 290 milhões no Porto da Beira e vê extensão da concessão alargada até 2038

Segundo dados adiantados pelo portal ‘CLBrief’, um serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa, o Executivo de Moçambique optou por expandir por mais 15 anos o período de validade inicial do contrato de concessão (a concessão findará, assim, em 2038), de modo a permitir que a concessionária recupere o investimento adicional que estava previsto.

Obras no porto permitirão duplicar a capacidade de processamento de contentores

Com este novo investimento de 290 milhões de dólares, a CdM visa reforçar a capacidade de processamento de carga no Porto da Beira através do alargamento dos cais e parques, terminais, armazéns e outras instalações directamente relacionadas com o funcionamento da infra-estrutura. O investimento que agora se afigura no horizonte vai permitir que o porto da Beira passe a movimentar 700 mil contentores por ano, duplicando a actual capacidade.

fonte