Timor Leste

Saldo de 17,16 mil milhões de dólares no Fundo Petrolífero de Timor

No final de Setembro, o Fundo Petrolífero de Timor-Leste registava um saldo de 17,16 mil milhões de dólares, mais 228,83 milhões do que no fim de Junho, de acordo com um relatório trimestral divulgado pelo Banco Central timorense num encontro com jornalistas citado pela Lusa e Observador.

Segundo os mesmos meios de informação, “o relatório confirma que no trimestre entre 1 de Julho e 30 de Setembro, o fundo registou receitas brutas de 79,42 milhões de dólares, correspondentes a contribuições, royalties e impostos”. Já as saídas de liquidez somaram 144,15 milhões de dólares, dos quais 140 milhões foram para o Orçamento de Estado, representando o restante gastos de gestão, referem os mesmos meios de comunicação.

Os dois meios de imprensa referem ainda que segundo o vice-Governador do Banco Central de Timor-Leste, Venâncio Maria, admitiu que subsiste uma tendência para a queda de receitas resultantes da produção petrolífera no Mar de Timor. Questionado sobre se se justifica uma política de investimento mais agressiva, terá argumentado que essa questão é objecto de análise regular pelo Governo timorense e pelo Investment Advisory Board, e que será actualizada” oportunamente”.

fonte