Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto de Nacala cresce 8% e impulsiona dinamismo do Corredor de Desenvolvimento do Norte

Os primeiros seis meses de 2018 trouxeram boas notícias para o Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN): a carga transportada pela ferrovia denotou, até Junho, um crescimento homólogo de 5%, passando das 212 mil toneladas para as 221 mil toneladas.

 

Porto de Nacala mais pujante conduz Corredor de Desenvolvimento do Norte a maior dinamismo

«A evolução no transporte de carga geral deve-se ao aumento da oferta da carga por parte dos nossos clientes, melhorias na operação e nos processos internos de gestão», declarou Dário Viegas, gerente comercial da CDN. Este aumento está intrinsecamente ligado ao aumento de carga movimentada no Porto de Nacala.

O porto moçambicano ficou perto da fasquia do milhão de toneladas no período Janeiro-Junho, movimentando 941 mil toneladas face às 841 mil registadas no mesmo período de 2017: os números traduzem, assim, uma evolução de 8%. Esta subida deve-se ao incremento da economia de Moçambique, que agora vê as importações subirem e a exportação de grafite (proveniente da mina de Balama) arrancar a todo o gás, via Porto de Nacala.

Carga contentorizada, medida em TEU, sobe 8% no Porto de Nacala

A nota da CDN (resultado de um parceria firmada entre a empresa estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala) ressalva ainda o aumento da carga contentorizada movimentada no porto moçambicano: até Junho foram movimentados 39 mil TEU em comparação com os 31 mil registados nos primeiros seis meses de 2017.

fonte