Pirataria

Pirataria marítima diminuiu na Ásia

De acordo com o mais recente relatório da Regional Cooperation Agreement on Combating Piracy and Armed Robbery against Ships in Asia (ReCAAP), relativo ao primeiro semestre deste ano, nesse período ocorreram 40 incidentes com navios, ou seja, menos 15% do que em igual período de 2017 e o menor número dos últimos 10 anos (2009-2018) nos mesmos meses.

Segundo o documento, que avaliou incidentes com navios na Ásia, 29 casos foram consumados e 11 foram tentativas. Três casos (8%) foram de pirataria e 37 (92%) de assalto à mão armada sobre navios. Por outro lado, 31 incidentes ocorreram em navios ancorados ou em porto e 9 em navios em navegação.

Além do decréscimo de incidentes, outros aspectos foram considerados positivos, como a redução de casos em portos nas Filipinas, os êxitos na recuperação de bens e na detenção de responsáveis e a ausência de raptos de tripulantes e roubo de petróleo.

O relatório também salientou aspectos negativos: o aumento de incidentes no Estreito de Singapura, de 2 para 4 casos, face ao 1º semestre de 2017, nos navios ancorados e em portos do Vietname, de zero para dois casos, uma tentativa de rapto de tripulantes no Mar de Sulu-Celebes e uma tentativa de roubo de carga (petróleo).

fonte