Pirataria

Marinha Portuguesa contribui para evitar acto de pirataria ao largo da Nigéria

No dia 3 de Julho, o Centro de Operações Marítimas (COMAR) / Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (Maritime Rescue Coordination Centre - MRCC Lisboa), recebeu um alerta de um navio mercante, de bandeira de Singapura, informando que se encontrava no fundeadouro de Lagos, na Nigéria, em perigo iminente, por estar a ser atacado por homens armados, oriundos de uma embarcação rápida de pequeno porte (skiff).

De imediato, a Célula de Acompanhamento, Aconselhamento e Defesa da Navegação Mercante (Portuguese Navy Shipping Centre - PNCS) , centro criado para garantir o acompanhamento e aconselhamento da navegação mercante de bandeira nacional, co-instalado com o COMAR/MRCC, informou o Maritime Operations Centre da Nigéria, o International Maritime Bureau (IMB) e o Marine Domain Awareness for Trade – Gulf of Guinea (MDAT-GoG), do ataque em curso, tendo as autoridades locais desencadeado uma operação para evitar a consumação deste crime.

Posteriormente, o IMB contatou os proprietários do navio informando que este já não corria perigo e que a tentativa de sequestro tinha sido gorada devido à ativação do alarme de intrusão, à excelente coordenação das entidades envolvidas e à rápida resposta das autoridades locais. O MDAT-GoG emitiu desde logo um aviso a toda a navegação sobre este incidente.

Realça-se que, atualmente o COMAR/MRCC Lisboa é um centro de excelência na receção de alarmes de todos os incidentes que envolvam riscos para a segurança marítima e o Portuguese Navy Shipping Centre (co-localizado com o COMAR/MRCC Lisboa) é um centro focado em contribuir para a segurança da navegação mercante em geral e, em particular, para a segurança dos navios que navegam sob bandeira nacional. Esta solução potencia decisivamente a partilha e fluxo de informação sobre qualquer incidente, gerando sinergias entre todos os Centros envolvidos, de que é exemplo esta ação de cooperação.