APLOP em foco

MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Jorge Maurício

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.

Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 400 da newsletter da APLOP, emitida a 24 de Abril de 2014, acompanhada do contributo de Jorge Maurício, Presidente da ENAPOR – Portos de Cabo Verde.

DEPOIMENTO DE JORGE MAURÍCIO

ENAPOR / APLOP

Enquadramento Histórico

Em Março de 2011 foi apresentado o Projecto de Estatutos da APLP - Associação dos Portos de Língua Portuguesa, o que mais tarde, precisamente a 13 de Maio de 2011, constituiu-se a APLOP - Associação Portos Países Língua Oficial Portuguesa, que desde então vêm mantendo uma relação de parceria com a ENAPOR - Portos de Cabo Verde.
A APLOP foi constituída com os objectivos de reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor Leste. Macau e Marrocos têm o estatuto de observadores.
Actualmente, a ENAPOR ocupa o cargo de Presidente da Assembleia-Geral da APLOP.

Relação/Parceria com a APLOP

Ao longo destes sete anos, a ENAPOR vem participando nas diversas actividades realizadas pela APLOP, o que tem contribuído de forma bastante positiva para a Empresa, reforçando cada vez mais esta parceria, estreitando os laços entre os membros e permitindo estar em constante actualização com as novas tecnologias implementadas no sector portuário, trocas de experiências, networking e formações diversas.
O espaço disponibilizado no site da APLOP para a ENAPOR, permite uma boa promoção dos Portos, seus serviços e dá a conhecer ao mundo todo o trabalho que tem sido feito em prol do desenvolvimento dos Portos e de Cabo Verde, com a constante actualização de notícias.


Como não poderia deixar de ser, no último Congresso (X Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa), que decorreu nos dias 11 e 12 de Setembro de 2017, em Lisboa, os Portos de Cabo Verde, mais uma vez, estiveram presentes, representados no Evento pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Jorge Pimenta Maurício.

A reunião magna integrou quatro painéis:
I- Investimento em infraestruturas;
II- Desenvolver o negócio Portuário;
III- O Direito Portuário nos Países de Língua Oficial Portuguesa;
IV- Integração de Cadeias Logísticas, uma mesa redonda (Tendências do Shipping e as Oportunidades para o Espaço da CPLP) e uma visita ao Porto de Lisboa, experiência bastante enriquecedora para a Gestão dos Portos de Cabo Verde.

A ENAPOR continuará activamente a fazer parte da APLOP, na promoção dos Portos Associados e no desenvolvimento de actividades conexas, para a melhoria da qualidade dos serviços portuários e na promoção e desenvolvimento do negócio.

Presidente do Conselho de Administração da ENAPOR
Jorge Pimenta Maurício