Ambiente

Chile com a maior área marinha protegida do mundo

O Governo chileno constituiu uma nova área marinha protegida no seu território, contribuindo para a preservação de uma larga área de ecossistemas e locais de interesse turístico e arqueológico.

O Chile prepara-se para criar a primeira Área Marinha Costeira Protegida de Múltiplo Uso em Seno Almirantazgo, na província da Terra do Fogo, refere o Green4Sea. A medida tornará o Chile o país com a maior área marinha protegida do mundo, permitindo-lhe ali desenvolver uma gestão da preservação costeira.

Segundo o mesmo meio de comunicação, na zona em questão passarão a estar sob protecção espécies como elefantes marinhos, foca leopardo e albatrozes de sobrancelha negra, bancos naturais de ostras, além de locais de interesse turístico e arqueológico.

Seno Almirantazgo é um fiorde situado a 80 quilómetros a sudeste da Terra do Fogo e banha a costa do Parque Nacional Alberto de Agostini, a sul, e o Parque Karukinka da Wildlife Conservation Society (WCS) Chile.

Conforme já foi divulgado, a criação desta área protegida implica o compromisso de conservar 10% dos ecosistemas costeiro-marinhos mais relevantes até 2020.

fonte