Ambiente

Vento move navios de mercadorias

A World Wind Energy Association (WWEA) e a International Windship Association (IWSA) decidiram unir-se para promover o uso da energia eólica no transporte marítimo global, segundo a World Maritime News.

Com a sua experiência, a WWEA poderá conduzir a transição da indústria, apostando em tecnologias de energia eólica, enquanto a IWSA vai dedicar-se a projectos de propulsão com recurso ao vento.

No quadro deste entendimento, a WWEA vai procurar traçar um rumo comercial para este tio de tecnologias no sentido da descarbonização e a IWSA prosseguirá a sua tarefa de congregar todos os interessados do sector no sentido de propor políticas governamentais e mudar comportamentos.

Os primeiros passos desta parceria serão dados na 23ª sessão da Conferência (COP23) das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Bona, na Alemanha, que começa hoje e prolonga-se até 17 de Novembro. Nesse contexto, a WWEA vai sustentar uma proposta denominada «Ambição 1.5ºC: Plano de Acção para o Transporte Marítimo Global».

“Colaborar com a equipa da WWEA em projectos conjuntos permite à IWSA acelerar a aceitação dessa fonte de energia abundantemente disponível e gratuita para o sector marítimo”, refere o secretário-geral da IWSA, Gavin Allwright, acrescentando que “com o apoio da WWEA, vemos um excelente futuro para a desenvolvimento e utilização de tecnologia eólica na frota comercial”.

O secretário-geral da WWEA, Stefan Gsänger, refere que “estamos encantados em manter este relacionamento colaborativo com a IWSA, cuja abordagem e actividades se encaixam directamente com os objectivos da WWEA de promover a energia eólica em todos os sectores. O transporte é certamente uma área que beneficiará grandemente da utilização da energia eólica e estamos ansiosos para trabalhar de perto com a IWSA para que isso aconteça mais rápido e em escala”.

fonte