Pescas

Governo português quer manter pesca da sardinha em nível adequado à recuperação

«O Governo está empenhado em manter a pesca de sardinha em níveis que permitam a recuperação do recurso», refere uma nota do gabinete da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

«Para tal, é necessário prosseguir e reforçar uma gestão sustentável e responsável. A sardinha é um recurso de interesse estratégico para a pesca nacional, cuja sustentabilidade ambiental, económica e social importa garantir, atento o impacto deste recurso nas comunidades piscatórias, na indústria conserveira e comércio de pescado, nas exportações do setor, na gastronomia e no turismo», pode ler-se.

O Governo «reforçou a importância do conhecimento» e passaram a realizar-se três campanhas de investigação por ano para analisar as flutuações do stock relacionadas com fatores ambientais externos à pesca.

A nota destaca que as «medidas de redução do esforço da pesca, assumidas pelo setor, permitiram estancar a quebra no estado do recurso após uma redução de 80% do recrutamento da sardinha entre 2004 e 2014» mas o estado geral do recurso «não permite aligeirar as medidas de gestão nem manter o atual nível de capturas».

Medidas do Governo

O Governo frisou que, com a gestão sustentável do recurso da sardinha, vai realizar reuniões de trabalho com Espanha e com a Comissão Europeia para promover uma concertação sobre as novas medidas de gestão a adotar e desenvolver e implementar um plano de gestão partilhada da pesca da sardinha de forma a garantir a atividade e o rendimento dos pescadores e prosseguir a recuperação do recurso.

A área de governação do Mar enumerou também um conjunto de programas e medidas acrescidas de proteção e apoio ao crescimento do stock que vão ser implementadas:
- reforçar as linhas de investigação, com um novo projeto centrado no conhecimento das variáveis ambientais;
- executar um projeto de repovoamento desenvolvido pelo IPMA;
- delimitar áreas de «não pesca» para proteção dos juvenis;
- aumentar o período de defeso da sardinha;
- fixar limites de capturas diárias e mensais.