Angola

ANGOLA

Caminho de Ferro de Benguela inaugura Centro de Formação

O centro de formação profissional do Caminho- de-Ferro de Benguela (CFB), com capacidade para 600 alunos, foi inaugurado na cidade do Huambo, região centro de Angola.

Com investimento de cerca de US$ 17 milhões de dólares, o novo Centro de Formação Profissional da mais extensa ferrovia de Angola, que liga a cidade portuária do Lobito à fronteira leste com a República Democrática do Congo, compreende, além de salas de aula, um edifício com 28 dormitórios, para albergar 120 alunos em regime de internato e oito dormitórios para professores.

O centro, construído por uma empresa chinesa, possui uma quadra polidesportiva, laboratórios de química, de telecomunicações com fio e sem fio, de sinalização, de electrotecnia, de mecânica de construção, de opto-eletrónica e de electro-mecânica, assim como uma biblioteca, um arquivo bibliotecário, um posto médico, um auditório, quatro salas de apoio, uma sala de reuniões e oito gabinetes de direção.

Enquadrado no Programa de Reestruturação dos caminhos-de-ferro de Angola, o centro vai receber, a partir do próximo ano lectivo, alunos do corredor do Lobito, que compreende as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

O empreendimento de ensino técnico-profissional, executado em 18 meses, vai, igualmente, apoiar alguns países vizinhos, entre os quais a República Democrática do Congo e a da Zâmbia, que serão capacitados nas áreas de maquinagem, electricidade, comunicação, transporte, logística, assentadores de vias e condutores, com vista a assegurar o bom funcionamento dos caminhos-de-ferro.

Testemunharam o acto inaugural, o governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, o ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Marcos Alexandre Nhunga, os secretários de Estado do Comércio, Jaime Fortunato, e dos Transportes Terrestres e Ferroviários, José João Kuvíngua, bem como o responsável da empresa chinesa que construiu o centro, Zeng Jing Dong.