Cruzeiros

CABO VERDE

Terminal de Cruzeiros pode trazer 200 mil passageiros por ano a São Vicente

A construção do Terminal de Cruzeiros no Porto do Mindelo poderá resultar num aumento de mais de 80 por cento (%) do número de escalas de navio de cruzeiros e passageiros recebidos em São Vicente.

 

Os cálculos foram apresentados pelo Presidente do Conselho de administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor), Jorge Maurício (na foto), durante o VII Encontro Internacional de Turismo, que decorreu na Cidade da Praia sob o lema “Qualificar, sustentar, inovar e concretizar”.

Conforme adiantou, o porto do Mindelo tem recebido uma média anual de 45 a 50 escalas e cerca de 40 mil passageiros, sendo que no país inteiro a média é de 100 a 120 escalas e cerca de 80 a 90 mil passageiros, o que colocou Cabo Verde no mapa dos países emergentes em matéria de turismo de cruzeiro.

“Se nós tomarmos uma decisão de investir em infra-estruturas adequadas, já em 2020 a previsão é para termos em São Vicente mais de 75 mil passageiros e, em 2030, mais de 200 mil passageiros, o que será muito importante para o desenvolvimento da economia, das ilhas e das regiões, e irá beneficiar a economia no seu todo em Cabo Verde”, disse Jorge Maurício.

“Já temos os estudos concluídos. Estudo de mercado que nos dá uma indicação positiva e uma perspectiva de futuro também de sucesso. Já temos estudo dos impactos ambientais e não há quaisquer problemas neste sentido. Temos estudos de engenheira técnica da parte marítima e terrestre e isto facilita, porque dentro de pouco tempo estaremos em condições de lançar os concursos e as obras”, adiantou o PCA da ENAPOR, que estima que o processo possa conhecer avanços já em 2017.

fonte