Pescas

ANGOLA

Sistema electrónico garante segurança à pesca artesanal

Um sistema electrónico para mil embarcações, que visa a protecção de mais de seis mil pescadores e de monitorização das embarcações artesanais, entra em funcionamento a partir de Janeiro de 2017, anunciou o director do gabinete técnico de informação do Ministério das Pescas, João Silva.

Em declarações à imprensa, após a realização da palestra sob o tema “Sistema electrónico para a protecção do pescador e de monitorização das embarcações artesanais (GTI), João Silva disse que esta medida vai garantir segurança aos pescadores artesanais e em caso de perigo serem facilmente localizados e socorridos de imediato.

Numa primeira fase, pontualizou, o projecto começa a ser implementado nas comunidades piscatórias do Yembe, no município de Ambriz, província do Bengo e no Egipto Praia no Lobito, em Benguela.

“A preocupação primária do Ministério das Pescas é a segurança dos pescadores, principalmente dos que actuam na área da pesca artesanal”, disse.

João Silva salientou que o sistema de protecção e monitorização vai permitir que o pescador tenha dois dispositivos, sendo um móvel, preso ao colete de cada membro da tripulação e outro na embarcação.

Explicou que o dispositivo móvel, em caso de perigo, o pescador artesanal precisará simplesmente de accionar um botão, para emitir sinais à central, durante 24 horas, permitindo que as equipas de salvação se desloquem rapidamente.

As vantagens do uso deste dispositivo, associado à embarcação, permite localizar a embarcação onde quer que esteja, através do centro de controlo e evita a pesca em áreas proíbidas, além das milhas regulamentadas de acordo as leis de recursos biológicos e aquáticos.

“Tivemos situações em anos recentes de pescadores artesanais que andaram à deriva durante um mês e alguns até foram aparecer no Ghana, daí que se pensou na solução em saber a localização dos pescadores”, revelou.

Os pescadores artesanais têm de estar associados a uma cooperativa e através destas o Ministério das Pescas vai disponibilizar o acesso deste sistema de monitorização.

Por seu turno, a directora provincial das Pescas do Zaire, Fernanda Guerra, disse que a utilização deste dispositivo no país constitui um grande avanço relativo à segurança da actividade pesqueira.

“Tem acontecido acidentes no mar e desaparecimento de pescadores e tem sido difícil acudir no momento e este dispositivo vai permitir a sua localização e uma intervenção imediata, quando necessário”, assegurou.

A responsável referiu que através de um centro de monitorização vai ser possível controlar as embarcações e as invasões pesqueiras.

O dispositivo electrónico para protecção do pescador e de monitorização das embarcações artesanais é um aparelho que permite uma localização geográfica, assim como funciona o GPS e comunica-se com o centro de monitorização.

fonte