Pescas

ANGOLA

Cuanza Sul: Frota pesqueira da comuna do Quicombo vai ser reforçada

A frota pesqueira da comuna do Quicombo, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, vai ser reforçada com vista a aumentar os índices de captura de pescado e contribuir para desenvolvimento socio-económico da região, anunciou o administrador comunal, Joaquim da Silva Carneiro,

 

O administrador fez esse anúncio durante um encontro que manteve com os armadores e empresários locais, tendo referido que em breve os pescadores irão receber novas embarcações para melhor responder às necessidades da população e aumentar os índices de captura do pescado.

“Temos que ter as infra-estruturas pesqueiras em altura, por isso, há toda necessidade de reabilitar as infra estruturas que encontram em mau estado por formas a aumentar a captura de pescado e salga uma vez que a comuna é fortemente piscatória e as pessoas têm vontade de trabalhar” , frisou o administrador comunal.

Sublinhou que o Instituto de Pesca Marítima será reabilitado e ampliado para melhor responder às necessidades do sector na região, porque nesta fase que o país atravessa , o sector pesqueiro poderá jogar um papel na diversificação da economia local.

Adiantou que a administração também vai apostar na agropecuária para rentabilização desses serviços, visto que a comuna sempre teve grandes criadores de gado bovino, por isso, esta a se fazer um trabalho de sensibilização junto dos antigos criadores para que voltem a desenvolver a actividade.

Comuna do Quicombo, dista a acerca de 15 quilómetros a Sul da cidade do Sumbe e possui uma população estimada em cerca de 10 mil habitantes.

fonte