Pescas

CUANZA SUL, ANGOLA

Carapau e sardinha, as espécies mais capturadas

O carapau, com 1,2 milhões de quilogramas contabilizados, e a sardinha, com 10,4 milhões de quilogramas, foram as espécies mais capturadas no ano de 2015 na província do Cuanza Sul, refere um relatório da direcção provincial das Pescas.

A informação a que a Angop teve acesso, dá conta que peixes como caxuxu tiveram uma captura muito baixa (533,9 mil quilogramas), a corvina 486,3 mil quilogramas, de um quadro global de 17,6 milhões de quilogramas capturados durante todo o ano transacto. Para o aumento de 131 quilogramas na estatística provincial, comparativamente ao ano anterior, concorreram as empresas de pesca industrial, semi-industrial e artesanal. O documento refere que 6.893 do número global foram comercializados fora da província do Cuanza Sul e 2.617 foram transformados em peixe seco.

A direcção das Pescas pretende este ano reforçar as medidas de fiscalização das actividades pesqueiras nos estabelecimentos de processamento e transformação do pescado, assim como no alto mar. Na província do Cuanza Sul operam 12 empresas ligadas à captura do pescado, 34 cooperativas e 141 associações de pescadores licenciadas na pesca industrial Demersal, Industrial Cerqueiros e outros Armadores na pesca Semi-Industrial e Pesca Artesanal, representadas em regime de parcerias.

fonte