Portugal

Porto de Leixões desperta a atenção do Brasil

O Porto de Leixões, reconhecido internacionalmente pelos elevados índices de eficiência, despertou a atenção do Brasil, tendo recebido agora a visita do deputado federal Edinho Bez.

Responsável pela pasta dos Transportes, Turismo e Telecomunicações do Estado de Santa Catarina, Edinho Bez quis conhecer os Sistemas de Informação que permitem a Leixões apresentar indicadores tão competitivos.

Com especial enfoque na Portaria Principal, a visita passou também pelos Terminais Portuários e de Cruzeiros, aos quais que se seguiu uma troca de impressões sobre os Sistemas de Informação responsáveis pela excelente performance de Leixões, designadamente a ‘JUP’ (Janela Única Portuária) e o ‘3Port’.
Recorde-se que Portugal, através do Porto de Leixões, esteve recentemente envolvido num projeto de cooperação com o Brasil (WiderMoS) com o objetivo de testar soluções inovadoras de logística porta-a-porta que otimizem as exportações e importações entre ambos os países.

A visita do deputado Edinho Bez foi também o mote para a apresentação dos resultados do projeto que evidenciam o sucesso de futuras parcerias.
No final da visita, o deputado federal do Brasil destacou os excelentes resultados que a introdução da inovação, no sector logístico, produz para a economia de ambos os países.