Associativismo

PORTUGAL

Países da CPLP reunidos em Braga pedem o fim de vistos para empresários

"Devemos considerar a isenção de vistos para empresários da CPLP", defendeu o primeiro- -ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, na conferência do 2.º Fórum de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reuniu, em Braga, representantes de mais de duas mil empresas, organizações e governantes de nove países.

A ideia foi partilhada pelo presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, que considerou "premente que os decisores políticos revejam as barreiras que impedem a livre circulação de pessoas e bens entre os países irmãos".

O encontro, onde ficou expressa a vontade de criação uma marca CPLP que represente os seus produtos, serviu também de oportunidade para a assinatura do protocolo entre a União de Exportadores e a Câmara do Comércio da Guiné Equatorial, que visa dar formação aos seus agricultores e fazer escoar as mercadorias, sobretudo frutas, com certificado de origem e qualidade. Atualmente, a CPLP congrega cerca de 270 milhões de cidadãos.

fonte