Timor Leste

Timor Leste defende criação de Banco Comercial para os países da CPLP

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Roberto Sarmento de Oliveira Soares (na foto), defende a criação de um Banco Comercial para os países da CPLP. O governante diz que é necessário antecipar os efeitos das crises económicas, além de procurar alternativas de prevenção.

O governante timorense revela que existe actualmente "a ligação de possibilidades para que a CPLP possa estabelecer um Banco de Comércio que reforce a potencialidade económica dos países da organização".

Roberto Soares, que falava à Rádio ONU, argumenta que há "várias possibilidades económicas nas nações lusófonas" que podem ser exploradas conjuntamente pelos Estados-membros.

Os países da CPLP “têm potencialidades muito grandes, não só ligadas ao sector de energia e petróleo, mas também na agricultura e no turismo e se tiverem visão e determinação vão promover mais e melhor os países, os indivíduos e a organização. Talvez tenham mais vantagens para contribuir para a globalização económica”, afirma o governante timorense.

Timor Leste lidera até 2016 o bloco dos nove países membros da comunidade da CPLP, da qual fazem parte países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

fonte