S. Tomé e Príncipe

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Porto pesqueiro de 10 milhões de dólares na forja

O Ministério da Agricultura e Pescas solicitou ao Japão ajuda para construir u porto pesqueiro, incluindo embarcações que possam garantir o aumento da captura do pescado. O executivo nipónico já reagiu, tendo enviado uma equipa de peritos que está neste momento a trabalhar com os técnicos são-tomenses na elaboração do projecto para construção do porto pesqueiro.

O Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias, que recebeu os técnicos japoneses, anunciou que o projecto está avaliado em 10 milhões de dólares. «Manifesto a parte japonesa algum apoio financeiro no sentido de conceber um projecto que achamos estratégico para o sector das pescas que consiste na construção de um porto pesqueiros», acrescentou o ministro.

Segundo António Dias, a par da construção do porto pesqueiro, o Governo do Japão deverá fornecer a São Tomé e Príncipe três embarcações de pesca semi-industrial. «Isto no sentido de aumentar a captura do pescado e abastecer o mercado», precisou.

A equipa japonesa, anunciou que o objectivo da sua missão é exactamente a elaboração do projecto para a construção do porto pesqueiro.

Após o trabalho técnico em curso entre peritos japoneses e são-tomenses, o Governo são-tomense vai apresentar o projecto e o respectivo orçamento as autoridades nipónicas. «Brevemente vamos poder enviar uma solicitação oficial ao governo japonês no sentido de poder financiar um projecto na ordem de 10 milhões de dólares para o nosso sector pesqueiro», concluiu, o ministro.

Apesar do mar de São Tomé e Príncipe, ser rico em pescado, o arquipélago não tem meios técnicos nem infraestruturas que permitam a comercialização ou exportação do pescado.

fonte