Cruzeiros

BRASIL

Ministro dos Portos visita obra do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

Em sua terceira visita à obra do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza, o ministro Antonio Henrique Silveira reforçou para a imprensa que o equipamento estará pronto para fazer o receptivo do navio MSC Divina durante a Copa do Mundo, nos dias 16, 17 e 18 de junho. “O terminal estará operacional durante a Copa e a obra estará totalmente concluída em setembro”, afirmou o Ministro Antonio Henrique à imprensa.

Em virtude do swell, vento que vem do hemisfério Norte e que afeta as correntes marítimas no litoral de Fortaleza, a obra ficou um período em ritmo lento, contudo, já voltou ao ritmo satisfatório. Atualmente, há cerca de 500 trabalhadores empenhados na conclusão do empreendimento, que está com 90% de execução. Neste mês de maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou relatório de auditoria reconhecendo as necessidades de alteração contratual da obra e aprovando os aditivos sem nenhuma ressalva, em decorrência do deslocamento da linha de maré causada pelas extraordinárias ondas ocorridas entre 2012 e 2013.

De acordo com Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o Porto de Fortaleza, o empreendimento não é só uma estação de passageiros, é um complexo com um novo cais de atracação e uma retroárea, demandas antigas da comunidade portuária. “Estamos no caminho certo. A obra teve um período em ritmo lento, mas se apresenta como uma obra de superação. E conseguimos que a MSC trouxesse um navio para atracar durante a Copa”, reforçou Paulo André.