Timor Leste

TIMOR LESTE

Concessionário do futuro porto de Tibar conhecido em Maio

O governo de Timor-Leste anuncia em 21 de maio próximo o resultado do concurso público para a construção do porto de Tibar em regime de parceria público-privada, de acordo com informação oficial.

Na sequência da apresentação de propostas, o governo timorense pré-seleccionou o consórcio luso-belga Mota-Engil Ambiente e Serviços, Mota-Engil Engenharia e Construção e Besik Group, as empresas Peninsular and Oriental Steam Navigation Company (P&O) do Reino Unido, subsidiária do grupo DP World do Dubai e International Container Terminal Services Inc. das Filipinas e o Bolloré Consortium de França.

A comissão de selecção eliminou quatro propostas, duas de empresas chinesas, uma indonésia e uma australiana, por, de acordo com a informação oficial, não terem preenchido os critérios técnicos e/ou financeiros.

A parceria público-privada com o governo de Timor-Leste contempla uma concessão de 30 anos para a construção, operação e manutenção do porto de Tibar, sendo previsto que os custos em capital se situem entre 300 milhões e 400 milhões de dólares.

Nos termos do caderno de encargos, o governo de Timor-Leste pretende que a construção do porto de Tibar fique concluída e sejam iniciadas operações entre 2016 e 2017, dispondo de uma capacidade de processamento de carga de um milhão de toneladas/ano e possibilidade de receber navios comerciais e de passageiros.

O projecto inclui a construção de uma estrada entre a capital, Dili, e Tibar, a uma distância aproximada de 10 quilómetros, um molhe, instalações diversas e sistemas de drenagem.

fonte