IMPORTADOS

Missão Oficial de Zhuhai e de Macau visita Sines

No passado dia 19 de Maio, uma missão de empresários da República Popular da China visitou o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística adjacente, com o objectivo de conhecer as potencialidades desta grande plataforma logística de cariz global.

O Porto de Sines, enquanto porto de águas profundas e dotado de excelentes meios operacionais, garante as melhores condições para a recepção de todos os navios e mercadorias, nomeadamente os porta-contentores de última geração, que, associado à vasta área industrial e logística adjacente, oferece condições excelentes para a atracção de investimento directo estrangeiro. Com efeito, os empresários chineses mostraram um forte interesse no estudo da fixação de grandes unidades fabris e logísticas que utilizem Sines como plataforma giratória para a Europa, tirando partido das condições referidas e desta privilegiada localização geográfica.

Como é sabido, o Porto de Sines é o único porto da fachada ibero-atlântica com ligação directa ao extremo oriente, e à República Popular da China, em particular, ligação que utiliza navios de 14.000 TEU e com calados de 16 metros.

A comitiva teve oportunidade de verificar, in situ, a expansão do Terminal XXI que estará concluída já no próximo mês de Junho (o cais está já concluído, estando apenas a ser finalizado o terrapleno de apoio), bem como a montagem dos novos pórticos de cais super post-panamax, com alcance de 22 filas de contentores a bordo dos navios.

Foi, assim, com muito agrado que os empresários ligados ao shipping verificaram a existência de condições adequadas, face aos trabalhos em curso, para a recepção e operação da nova geração de navios porta-contentores na ordem dos 16.000 TEU que terão 22 filas de contentores a bordo e calados de 17 metros.
 


Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE