Início > Moçambique

MOÇAMBIQUE

Ferrovia com corte de 40% de carvão para porto de exportação de Nacala

A pandemia de COVID-19, aliada às fortes restrições impostas pelos governos, provocou, no decorrer do terceiro trimestre do ano, um drástico corte homólogo de 40% no carvão transportado por ferrovia das minas de Tete para o Porto de Nacala, situado no Norte de Moçambique.

Prevista reabilitação da via Moçambique-Malawi através da Linha de Sena

A comunicação ferroviária entre Moçambique e Malawi, através da Linha de Sena pelo ramal Mutarara-Vila Nova de Fronteira e Vila Nova da Fronteira-Bangula, poderá ser finalmente efectivada até Setembro de 2021.

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira vai escoar maior carga do Malawi

O Porto da Beira está em condições de manusear, em dois meses, o record da carga do Malawi dos últimos anos, designadamente cerca de 180 mil toneladas de fertilizantes, segundo garantias dadas neste sentido pela Cornelder de Moçambique, entidade gestora daquele recinto.

Jan d'Vries, Administrador-delegado da Cornelder de Moçambique (gestora do Porto da Beira) que falava ao Jornal Notícias durante uma visita de trabalho do Ministro dos Transportes e Obras Publicas do Malawi, Sidik Mia, sublinhou que sua instituição tem alta experiência de logística neste domínio.

Moçambique e Malawi acordam dinamizar transporte de carga

A cooperação bilateral entre Moçambique e Malawi vai ser cada vez mais reforçada no transporte de mercadorias, através dos Portos da Beira e Nacala, sobretudo no escoamento de 255 mil toneladas de fertilizante.

O entendimento foi alcançado depois de prolongadas negociações, na Beira, pelas delegações dos dois países chefiadas pelos respectivos Ministros dos Transportes.

AUGUSTA MAÍTA:

Pesca sustentável ainda é um «desafio muito grande» no país

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas concedeu uma entrevista à plataforma MOZGROW sobre o tema “Pesca sustentável”. Augusta Maíta falou dos desafios na área da pesca artesanal – a que mais contribui na produção global – fez menção à discordância entre alguns dados estatísticos no sector. A governante afirmou que a perspectiva é crescer como sector de produção e ser relevante, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Todavia, há que admitir que prevalecem desafios “muito grandes”.

MOÇAMBIQUE

90% da produção global provém do sector artesanal

Moçambique prevê produzir, em 2020, 461 toneladas de pescado diverso, das quais 416 provêm da pesca artesanal.

A informação foi partilhada pela ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta. Aconteceu no programa “Cartas na Mesa” da Rádio Moçambique, que abordou os desafios do sector para o presente quinquénio e o grau de implementação das medidas de prevenção da Covid-19.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo manuseou valor record de carga em 2019

O Porto de Maputo manuseou um valor record de 21 milhões de toneladas de carga em 2019, número que representa um crescimento de cerca de 8% face a 2018, anunciou o Ministério dos Transportes e Comunicações.

O porto contribui com mais de 40% da carga manuseada pelo país que serve de entreposto para os países vizinhos da África Austral, nomeadamente a África do Sul, a cerca de 100 quilómetros da capital moçambicana.
 

Barcos registados na Rússia, Panamá e Seychelles no roubo de pescado moçambicano, dizem as autoridades

Moçambique perde, anualmente, cerca de 60 milhões de dólares, devido à pesca ilegal, praticada, maioritariamente, por embarcações registadas na Rússia, Panamá e Seychelles, e que, segundo as autoridades, capturam os recursos ainda em fase de crescimento.

MOÇAMBIQUE

MPDC E CMM assinam memorando para reabilitação da Baixa de Maputo

A MPDC assinou um Memorando de Entendimento com o Conselho Municipal de Maputo para a reabilitação de algumas zonas circundantes ao Porto de Maputo.

Está incluída neste memorando a reabilitação do passeio da cintura portuária que vai desde o Terminal de Cabotagem à Praça dos Trabalhadores, os sanitários da Praça dos Trabalhadores, o passeio da Av. Zedequias Manganhela que irá acolher o novo terminal rodoviário, bem como a zona adjacente ao Portão 1, junto ao bairro Luís Cabral.

MOÇAMBIQUE

Pesca de camarão e caranguejo: Reforçada fiscalização para desencorajar violação da veda

O MINISTÉRIO do Mar, Águas Interiores e Pescas (MMAIP) vai reforçar a fiscalização durante o período de vigência da veda e defeso da pesca do camarão e caranguejo, com vista a desencorajar práticas qu eviolem o interregno, que se inicia este mês. O facto foi revelado recentemente pelo Director Nacional de Operações no MMAIP, Leonid Chimarizene, que garantiu que o pelouro está preparado para garantir que haja uma fiscalização efectiva.

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira recebe primeiro navio de pesca após reabilitação

  Após reconstrução, o maior porto de pesca de Moçambique, na cidade da Beira, capital da província de Sofala, recebeu recentemente o primeiro navio de pesca, um barco que transportava 500 toneladas de carapau, avança o Jornal Notícias.
Segundo o diário moçambicano, o Director do Porto de Pesca da Beira, António Remédio, disse que a embarcação, com 119 metros de comprimento e 4,7 metros de calado, atracou e zarpou sem quaisquer contratempos.

MOÇAMBIQUE | PRIMEIRO SEMESTRE 2020

Na província de Tete, capturas de pescado ultrapassam as 20 mil toneladas

A ACTIVIDADE piscícola na província de Tete registou capturas de 20.585,2 toneladas de pescado diverso durante os primeiros seis meses do ano em curso. Em Tete a piscicultura é maioritariamente desenvolvida na albufeira de Cahora-Bassa que banha os distritos de Zumbu, Mágoè, Marávia e Cahora-Bassa.

ALBUFEIRA DE CAHORA BASSA, MOÇAMBIQUE

Persistem redes criminosas de pesca ilegal da capenta

A pesca da capenta é muito lucrativa e com isso atrai muitos ilegais. Por ser uma espécie apenas predominante na Albufeira de Cahora Bassa, muitos são os que à revelia das leis procuram capturar esta espécie. No total são 72 embarcações ilegais destinadas a captura da capenta na Albufeira de Cahora Bassa apreendidas do ano passado a esta parte. “Não entendo como uma embarcação com este tamanho pode ser idealizada e construída aqui – na albufeira – sem que tenhamos conhecimento”, indagou a governante.

COVID-19

Restrições impõem baixa produção na indústria pesqueira em Inhambane, Moçambique

As restrições impostas pela pandemia da COVID-19 estão a prejudicar a produção pesqueira em Inhambane. Algumas empresas tiveram de reduzir a mão-de-obra e baixar a produção para a metade.

A Ministra do Mar, Aguas Interiores e Pescas, reconhece a situação que diz ser necessária. Para já, Augusta Maita quer que o produto moçambicano seja de extrema qualidade.

MOÇAMBIQUE

CFM adquire novas máquinas de manutenção de linhas

Em cumprimento do seu plano Estratégico 2018-2020, a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) adquiriu, recentemente, novas máquinas modernas para a manutenção das Linhas Férreas dos sistemas Centro e Sul do país, cuja cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai e testemunhada pelos Membros do Conselho de Administração, Imprensa e trabalhadores da Empresa.

Trata-se de duas Reguladoras e igual número de Atacadeiras que se destinam a regular a banqueta e correcção da ferrovia, cuja entrada em funcionamento vai aumentar a capacidade de carregamento e velocidade dos comboios de mercadorias e passageiros nas linhas.

MOÇAMBIQUE

Procuram-se soluções internas para produção de ração para aquacultura

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas afirma-se preocupado com a fraca oferta de ração, condição essencial para catapultar o desenvolvimento da aquacultura no país, que tem um potencial de produzir quatro milhões de toneladas de pescado, mas, no último quinquénio, só conseguiu 3700 toneladas, cifra muito aquém das expectativas.

MOÇAMBIQUE

Administradores Executivos do CFM renovam Mandatos

Três Administradores Executivos da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique tomaram posse a 28 de Julho, na sequência da renovação dos seus mandatos por mais 4 anos. Trata-se de Agostinho Langa Jr., Joaquim Zucule e Anísio Lopes Bainha.

A cerimónia de tomada de posse decorreu no Edifício do Conselho de Administração do CFM e foi presidida pela Presidente do IGEPE, Órgão responsável pela gestão e coordenação do sector empresarial do Estado.

MOÇAMBIQUE

Capacidade de transporte de passageiros e carga será reforçada

O governo, através da empresa Portos e Caminhos de Ferros de Moçambique (CFM), está em processo de aquisição de 90 carruagens, 300 vagões e cinco locomotivas para responder à crescente demanda de carga e transporte de passageiros no país. A informação foi avançada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, na cerimónia de inauguração de novos equipamentos de manutenção adquiridos pelos CFM.

CMA CGM Moçambique realizou o primeiro block train de contentores, ligando-se ao Malawi

A CMA CGM Moçambique executou o seu primeiro block train de contentores no país africano, materializando a ligação entre Moçambique e Malawi – o frete englobou 68 vagões, com 100% de carga da CMA CGM. A informação foi avançada por Neusa Ferreira Marcelino, managing director.

De acordo com Neusa Ferreira Marcelino, «espera-se que o novo serviço ferroviário de block train funcione semanalmente»; a materialização deste novo serviço (que, tal como o nome indica, transporta, em todos os seus vagões, o mesmo produto, do mesmo cliente, com origem e destino fixos), foi possível graças a uma sinergia entre o grupo francês CMA CGM, o Corredor de Desenvolvimento do Norte e a Central East African Railways.

MOÇAMBIQUE

Siemens Portugal moderniza Porto de Maputo

O centro de competências da Siemens Portugal que desenvolve soluções para terminais portuários – Cranes Engineering Hub – está a participar em quatro novos projetos internacionais, desta feita no Porto de Maputo, em Moçambique, ainda nos portos de Barcelona, em Espanha, do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e de Constança, na Roménia.

Este Hub desenvolve e fornece soluções para pórticos de cais e gruas de parque de terminais portuários, isto é, leva a cabo projetos de design, modernização e digitalização das máquinas que colocam e retiram os contentores dos navios e que movimentam os contentores dentro dos portos.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012