Início > Moçambique

África do Sul foi o maior parceiro comercial de Moçambique no 1.º trimestre de 2020

Em termos de países que se evidenciaram nas relações comerciais com Moçambique, no primeiro trimestre de 2020, a vizinha África do Sul adquiriu mais produtos (23,3% do total das exportações moçambicanas), segue-se a Índia (12,3%), China (4,3%) e Países Baixos (1,8%).

Relativamente às importações, entre os fornecedores para Moçambique, tiveram maior relevo a África do Sul (23,1%), a índia (10,2%), a China (8,5%) e os Emirados Árabes Unidos (7,5%).

Alfândegas de Moçambique têm novo director-geral

AURAI Inácio Tsama é o novo director-geral das Alfândegas de Moçambique, substituindo no cargo Aly Mallá. Taurai Tsama foi empossado pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane. Até à sua nomeação, Tsama ocupava o cargo de director-adjunto da Unidade de Fiscalização Tributária na Autoridade Tributária de Moçambique.

Moçambique volta a contar com transporte marítimo interno de mercadorias

O Presidente moçambicano Filipe Nyusi procedeu no dia 10, no Porto de Maputo ao relançamento do transporte marítimo interno de mercadorias. Pretende-se com a iniciativa atrair mais investimentos no sector, bem como contribuir para minimizar os custos de bens e serviços bem como de produtos ao consumidor final. Um empreendimento que conta com know how francês.

MSC GINA

Porto da Beira recebe o maior navio de carga de sempre

O porto moçambicano da Beira recebeu, a 13 de Maio, o MSC Gina, no que constituiu um marco histórico por se tratar do maior navio que alguma vez demandou esta importante infraestrutura portuária.

Ao escalar o Porto da Beira, o navio Panamax MSC Gina (260 metros e capacidade de 4056 TEU),contribui para o crescimento e desenvolvimento dos negócios maritimos nesta regiao de África.
Construído em 1999, navega sob bandeira panamenha, tendo Durban, na África do Sul, como porto de origem.

Portos moçambicanos levam cobre e cobalto do Congo para a China

A China Molybdenum Co está a enviar cobre e cobalto da República Democrática do Congo para a China através de portos em Moçambique, avança um porta-voz da mineradora.

De acordo com a Reuters, a China Moly, que opera a mina de Tenke Fungurume, na República Democrática do Congo, teve de mudar de planos logísticos após a África do Sul ter limitado os seus portos a bens essenciais.

MOÇAMBIQUE

Grupo Jan De Nul finalizou dragagens de manutenção no Porto de Maputo

O Grupo Jan De Nul finalizou o processo de dragagem de manutenção do Porto de Maputo. Os trabalhos, agora totalmente concluídos, permitem repor a profundidade alcançada aquando da dragagem executada no ano de 2016.

MOÇAMBIQUE

Empresas do Corredor de Nacala adoptam designação comercial única

As empresas do Corredor de Nacala decidiram passar a usar um único nome comercial, denominado Nacala Logistics, resultado da fusão das marcas de cada uma. A revelação foi feita por Welington Soares, presidente do Conselho de Administração das empresas do Corredor Nacala.

MOÇAMBIQUE

Transitex completou com sucesso operação logística complexa no Porto de Maputo

A 19 de Abril a operadora logística Transitex concluiu com êxito mais uma operação logística complexa, que envolveu uma «carga de grandes dimensões» no continente africano.

A operação arrancou quatro dias antes, com a chegada de um conjunto de vigas metálicas – que viriam a ser utilizadas numa obra civil – ao porto moçambicano de Maputo, vindas directamente da Bélgica. A carga foi transportada, da Bélgica para Moçambique, pelo navio ‘Bright Horizon’: a bordo vinham 252 vigas, com 1.519 toneladas e 1.479,61 metros cúbicos.

Gás a arrancar até 2024 mantém perspetiva de forte crescimento económico em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) considera que os projetos de exploração de gás em Moçambique a arrancar até 2024 ainda chegam para promover um forte crescimento económico, apesar de adiado o investimento Mamba da Área 4.

"Não temos dúvidas, Moçambique tem uma enorme quantidade de gás e, falando da Área 1, só as duas unidades de processamento de LNG (gás natural liquefeito, sigla inglesa) valem oito mil milhões de dólares [7,3 mil milhões de euros]", refere Simone Santi, presidente do pelouro dos Recursos Minerais, Hidrocarbonetos e Energia da CTA, à Lusa.

MOÇAMBIQUE

Empresas do Corredor de Nacala adoptam designação comercial única

As empresas do Corredor de Nacala, no norte de Moçambique, passam doravante a usar um único nome comercial, denominado Nacala Logistics, que é resultado da fusão das marcas de cada uma, informou o presidente do Conselho de Administração das empresas do Corredor Nacala.

Welington Soares disse que a marca integrada foi criada com o objectivo de dinamizar e fomentar, cada vez mais, a relação comercial entre as empresas moçambicanas do Corredor de Nacala, nomeadamente o Corredor do Desenvolvimento do Norte (CDN) e o Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN) e as empresas Central East African Railways (CEAR) e Vale Logistics Limited (VLL), do Malaui, bem como com os utentes dos seus serviços.

Total planeia encomendar oito navios-tanque de GNL para projecto no Norte de Moçambique

O grupo francês Total encontra-se a equacionar a encomenda de oito navios-tanque (ou metaneiros) de gás natural liquefeito para o projecto do bloco Área 1 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, segundo adianta o jornal sul-coreano ‘Business Korea‘.

Grupo Total encomenda cargueiros para projecto de gás natural em Moçambique

O grupo francês Total deverá encomendar oito cargueiros de gás natural liquefeito para o projecto do bloco Área 1 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, noticia o jornal sul-coreano Business Korea.

As cartas de intenção assinadas com a Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries deverão dar origem a encomendas ainda este mês de Março, sendo que a construção dos oito navios tem um custo estimado em 3,4 biliões de won (2,8 mil milhões de dólares).

ALP Maritime Services contratada para rebocar para Moçambique plataforma flutuante Coral Sul FLNG

A ALP Maritime Services foi contratada pela TIJV, uma parceria entre a TechnipFMC e a JGC, para fornecer cinco navios para o projecto Coral Sul, no bloco Área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, informou a empresa.

O contrato assinado envolve a operação de reboque desde a Coreia do Sul até àquela zona marítima de Moçambique da plataforma flutuantes Coral Sul FLNG, que tem 432 metros de comprimento e 66 de largura.

MOÇAMBIQUE

Grupo Jan De Nul conclui dragagem de manutenção do Porto de Maputo

O grupo Jan De Nul concluiu a dragagem de manutenção do porto de Maputo que permitiu repor a profundidade alcançada aquando da dragagem executada em 2016.

O comunicado adianta que o porto de Maputo pode receber navios até 80 mil toneladas desde 2017, depois de o grupo ter executado uma dragagem que permitiu aprofundar o canal de acesso e os cais de menos 11 metros para entre menos 13,05 metros e menos 14,4 metros.

MOÇAMBIQUE

Linha de Machipanda já está a ser reabilitada

Já foi concluída a reabilitação de pelo menos quinze dos 289 quilómetros da linha férrea de Machipanda, entre Dondo e Mafambisse, em Sofala, num projecto avaliado em 135 milhões de dólares norte-americanos.

A linha de Machipanda compreende um total de 317 quilómetros, dos quais 28, entre Beira e Dondo, foram reabilitados no âmbito do projecto da Linha de Sena.

REAFIRMA PRESIDENTE DO INP:

Gás do Rovuma colocará Moçambique no mapa mundial

O Instituto Nacional de Petróleos reafirma que a concretização de todos os projectos previstos para a exploração de gás do Rovuma vai colocar Moçambique entre os quatro maiores produtores mundiais deste GNL.

Falando em Maputo, Carlos Zacarias referiu que a partir de 2024 o país estará a produzir cerca de 30 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito.

MOÇAMBIQUE

PCA do CFM visita Direcção Executiva Norte

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Miguel José Matabel, efectuou, entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, uma visita à Direcção Executiva Norte, com o objectivo de aferir o funcionamento das unidades de operação, bem como avaliar o grau de execução das recomendações da última reunião de Maputo.

FIDA apoia agricultura e pescas em Moçambique

O Banco de Moçambique e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) assinaram em Roma, Itália, dois acordos de financiamento no valor global de 115,5 milhões de dólares para a agricultura e pescas.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo regista novo record de processamento de carga em 2019

Os volumes manuseados pelo Porto de Maputo atingiram 21 milhões de toneladas em 2019, batendo assim o record de 2018, de 19,5 milhões de toneladas. Este crescimento de 8% esteve principalmente baseado no manuseamento de crómio e um crescimento substancial no manuseamento de contentores e magnetite.

Plataforma flutuante que vai processar gás natural extraído em Moçambique foi lançada ao mar

A plataforma flutuante que vai recolher e processar o gás natural a ser extraído no bloco Área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, foi lançada ao mar, em cerimónia testemunhada por representantes do Estado moçambicano e das empresas envolvidas no projecto,

A plataforma, cujo lançamento ao mar teve lugar no estaleiro naval da Samsung Heavy Industries, na cidade industrial de Busan, na Coreia do Sul, onde se encontra a ser construída desde Setembro de 2018, deverá chegar a Moçambique no final de 2021 para no ano seguinte iniciar a produção de gás natural liquefeito.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família