Início > Moçambique

MOÇAMBIQUE

Projecto para limpar praias de Maputo lançado na Costa do Sol

PRAIA ZERO, um projeto financiado pelo Porto de Maputo e Heineken, implementado pela Cooperativa Ntumbuluku (uma associação de educação ambiental), e apoiado pelo Município de Maputo, foi lançado no final de dezembro de 2018.

MOÇAMBIQUE

MTC aponta a cabotagem como aposta para 2019

 O Ministro dos Transportes e Comunicações apontou a conclusão do regulamento aduaneiro para a cabotagem como um instrumento fundamental para alavancar o sector.

Índia concede linha de crédito a Moçambique para compra de equipamento ferroviário

O Banco de Exportações e Importações (ExIm) da Índia abriu uma linha de crédito de 95 milhões de dólares para que Moçambique adquira equipamento ferroviário, ao abrigo de um acordo recentemente assinado em Maputo.

A linha de crédito vai permitir que o governo de Moçambique adquira material ferroviário circulante, como sejam locomotivas, carruagens de passageiros e vagões de diverso tipo.

PORTOS DA APLOP

Porto da Beira, Moçambique

O Porto da Beira está localizado na costa leste do continente africano, a 20 km do mar aberto e à esquerda do estuário do Púnguè. O Porto da Beira compreende 12 cais, cujas profundidades variam entre oito a 10 metros.

PORTOS DA APLOP

Porto de Nacala, Moçambique

O Porto de Nacala localiza-se no extremo sul da baía de Bengo e, devido à profundidade das suas águas, apresenta condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada/saída de navios sem limitação de calado, 24 horas por dia, e não necessita de dragagem. Estas características conferem-lhe a classificação de maior porto natural de águas profundas da costa oriental de África.

MOÇAMBIQUE

CFM na região e no mundo

No ramo ferroviário existe uma associação das empresas ferroviárias denominada Associação das Empresas Ferroviárias da África Austral (SARA), cujo objectivo principal é promover os interesses comerciais das empresas de caminhos-de-ferro da região.

Os CFM são, igualmente, membros da MCLI (Maputo Corridor Logistics Initiative); já como membro da CPLP, os CFM estão filiados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa - APLOP, que, à semelhança da SARA, tem como objectivo principal assegurar a defesa e promoção dos interesses dos seus associados, bem como contribuir para o desenvolvimento e modernização dos seus portos.

PORTOS DA LUSOFONIA

Pemba, Moçambique

O Porto de Pemba possui um cais com 183 metros de comprimento e uma largura de 17 metros, perfazendo uma área de 3.103 metros quadrados. Tem duas frentes de acostagem, uma com 135 metros de comprimento e uma profundidade entre 7 e 8 metros e a outra com 25 metros e uma profundidade de 2 a 5 metros.

Arrastões de empresa de Shenzhen, China, pescam em Moçambique

Os seis arrastões da empresa chinesa Yu Yi Industry Co. regressaram a um porto de Shenzhen transportando o primeiro carregamento de pescado capturado em Moçambique, segundo a página electrónica SeaFoodSource.

MOÇAMBIQUE

CdM investe 290 milhões no Porto da Beira para duplicar capacidade de movimentação de contentores

O Executivo moçambicano deu luz verde à materialização de um investimento adicional de 290 milhões de dólares no Porto da Beira, que será levado a cabo pela concessionária Cornelder de Moçambique (CdM).

O recente decreto dá provimento aos termos da adenda presente no contrato de concessão firmado, há duas décadas, entre a Cornelder de Moçambique, uma parceria entre a Cornelder Holding B.V. dos Países Baixos e a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Base Logística de Pemba poderá receber navios a partir de Janeiro de 2019

A Base Logística de Pemba (BLP), na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, deverá estar em condições de receber navios em Janeiro de 2019, disse o director operacional na empresa Portos de Cabo Delgado.

José Daúde, citado pela Rádio Moçambique, disse ainda estarem em fase de conclusão os trabalhos de construção de um pontão com 375 metros, um armazém e a vedação de um terreno com cerca de 13 hectares, que fazem parte da primeira fase do projecto, cujo custo está orçado em 150 milhões de dólares.

MOÇAMBIQUE

Concessionária investe no aumento da capacidade do Porto da Beira

O governo de Moçambique aprovou a realização de um investimento adicional de 290 milhões de dólares no porto da Beira, a ser realizado pela concessionária Cornelder de Moçambique (CdM).
O decreto aprova os termos da adenda ao contrato de concessão assinado em 1998 entre a Cornelder de Moçambique, uma parceria entre a Cornelder Holding B.V. dos Países Baixos e a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique.

Transporte ferroviário moçambicano com projecção de crescimento de 15,6% em 2019

De acordo com o jornal moçambicano ‘O País’, o nível de crescimento do transporte ferroviário registará um crescimento na ordem de 15,6% no próximo 2019, um registo que mais que duplicará a previsão de 2018, situada nos 7%. A projecção é do Ministério dos Transportes e Comunicações.

MOÇAMBIQUE

Transporte ferroviário crescerá mais do dobro em 2019

O nível de crescimento do transporte ferroviário vai registar um crescimento na ordem de 15,6% em 2019, contra 7 por cento da previsão de 2018.

Este incremento ficará a dever-se ao fluxo de mercadorias em trânsito, com a aquisição de uma centena de vagões de carga, contribuindo para a redução dos camiões de carga na Estrada Nacional Número (EN4), e a consolidação do projecto Metro-Bus, no sistema ferroviário

Moçambique ratifica acordo com Portugal sobre transportes marítimos e portos

O Governo moçambicano ratificou um acordo de cooperação no domínio dos transportes marítimos e dos portos entre Moçambique e Portugal, anunciou a porta-voz do Conselho de Ministros.

O entendimento prevê ações com vista à digitalização e simplificação de procedimentos marítimos e portuários, formação geral de quadros, cooperação na produção de legislação marítima e portuária e cooperação na utilização do gás natural liquefeito no transporte marítimo.

MOÇAMBIQUE

Teixeira Duarte e Sacyr Somague assinam contrato para construção de Instalações Portuárias em Nacala

O consórcio liderado pela sociedade do Grupo ‘Teixeira Duarte – Engenharia e Construções Moçambique, Lda’, que integra também a Sacyr Somague, celebrou, a 15 de Setembro de 2018, o contrato de subempreitada com o consórcio japonês “Penta-Ocean Construction Co., Ltd. And Toa Corporation Joint Venture” para a execução da empreitada designada “Construction of Port Facilities for Nacala Port Development Project Phase I & II” para a “Caminhos de Ferro de Moçambique”.

Porto de Nacala, em Moçambique, começa a ser modernizado

O projecto de modernização do porto de águas profundas de Nacala, norte de Moçambique, iniciou-se dia 4 de Outubro com uma cerimónia que contou com a presença do ministro dos Transportes e Comunicações.

O ministro Carlos Mesquita recordou que este projecto, que conta com um financiamento de 273,6 milhões de dólares da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA, na sigla em inglês), terá um grande impacto social na região, além do impacto económico.

Índia foi o principal destino das exportações de Moçambique em 20178075

A Índia foi o principal destino das exportações de Moçambique em 2017, com praticamente o dobro do valor do país que surge classificado em segundo lugar, a África do Sul, segundo o anuário divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística.

O Anuário Estatístico de 2017 revela que a Índia comprou a Moçambique bens no valor de 103 156 milhões de meticais ou 1621 milhões de dólares, ao passo que a África do Sul adquiriu mercadorias no valor de 56 239 milhões de meticais ou 884 milhões de dólares.

APIEX e aicep Global Parques firmam parceria para potenciar «investimento em Moçambique»

Moçambique deu novo passo rumo à internacionalização do seu comércio e à intensificação das relações com Portugal. Este passo foi materializado através da assinatura de um acordo de cooperação, firmado entre a Agência para a Promoção de Investimento Exportações de Moçambique (APIEX) e a aicep Global Parques.

MOÇAMBIQUE

Receitas do Porto de Maputo quase que duplicam em seis meses

A concessionária do Porto de Maputo, MPDC, contribuiu com 7,3 % do total das receitas recebidas pelo governo de Moçambique durante os primeiros seis meses do ano de acordo com o relatório semestral da Direcção Nacional de Tesouro (DNT).

Moçambique e China projectam porto de cabotagem em Chongoene

Cerca de 3000 milhões de dólares deverão ser aplicados na construção de um porto de cabotagem em Chongoene e linhas de caminho-de-ferro de ligação com o Corredor do Limpopo, em Macarretane, bem como ramais para os projectos estruturantes como as areias pesadas de Chibuto, em Gaza e de Jangamo, em Inhambane.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012