Início > Moçambique

MOÇAMBIQUE

Em benefício das comunidades locais: Anadarko implementa projectos de pequena escala

A empresa petrolífera Anadarko, que lidera um dos empreendimentos de gás natural na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, vai testar a produção, em pequena escala, de algas marinhas e pepinos-do-mar nalgumas comunidades.

A especificação surge num comunicado agora divulgado, a solicitar a manifestação de interessados com vários detalhes sobre os programas ligados a meios de subsistência pesqueiros que a firma norte-americana quer levar à prática.

MOÇAMBIQUE

Província de Tete terá quatro ferrovias

A província de Tete, no centro de Moçambique, passará, num futuro breve, a ter quatro linhas férreas, com a construção das de Macuse e Chiúta, para o transporte de carvão mineral e de ferro, além de outras mercadorias e a construção de um porto seco.

MOÇAMBIQUE

Vale encomenda blindagem para locomotivas de transporte de carvão

A Vale Moçambique contratou a empresa sul-africana SVI Engineering para construir e colocar blindagem em 110 locomotivas em operação no país, na sequência de alguns ataques armados, noticiou a página electrónica defenceWEB, citada pelo Macauhub.

A página cita Jacob de Kock, director da SVI Engineering, como tendo afirmado que a empresa apresentou uma proposta ao concurso lançado em 2016, tendo recebido a empreitada no início deste ano, que envolve as locomotivas em actividade na linha de caminho-de-ferro que liga Moatize a Nacala, com uma passagem pelo Malawi.

Câmara de Comércio Moçambique-Portugal e União de Exportadores da CPLP assinam protocolo

O protocolo assinado foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Direcção da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, Daniel David, e da União de Exportadores da CPLP, Mário Costa. Com base no acordo, as partes irão cooperar na criação de sinergias nas áreas de desenvolvimento de oportunidades de negócios no âmbito da CPLP, bem como na área de formação, entre outras actividades.

MOÇAMBIQUE

Concurso público para construção de porto em Angoche poderá ser lançado em breve

“O estudo de viabilidade técnico-financeiro já feito, concluído e que vai nos permitir lançar o concurso, já prevê a construção de infra-estruturas para o escoamento do produto de Angoche para outros pontos. Que o porto sirva de ponte para captura de pescado, com especial enfoque para o atum que é uma das nossas prioridades”, explicou o técnico Castilho Comé.

MOÇAMBIQUE

Ferrovia Norte-Sul: identificadas empresas candidatas

Já foram identificadas duas empresas interessadas em construir a Linha Férrea que liga o Norte e o Sul do país, um projecto antigo do Governo. O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, não avança o nome das empresas, mas assegura que o estudo de viabilidade da linha será apresentado ainda este ano.

Carlos Mesquita falava por ocasião do quinto Congresso de Engenharia de Moçambique, que teve lugar na Cidade de Maputo. Detalhes sobre o início da construção da linha férrea Norte-Sul, dos custos, entre outros aspectos, serão definidos ainda este ano, na altura em que forem divulgados os resultados dos estudos de viabilidade do projecto pelas duas empresas candidatas a executar as obras.

MOÇAMBIQUE

Ferrovia Lichinga-Cuamba impulsiona desenvolvimento em Niassa

Desde Novembro de 2016 ir até Lichinga deixou de ser uma dor de cabeça com a entrada em funcionamento da linha férrea que liga a cidade de Lichinga à Cuamba. O comboio transformou-se, assim, no principal veículo para ir ou sair desta cidade que há vários anos estava praticamente isolada do resto do país. O preço praticado pela locomotiva também é atractivo, cerca de 150 meticais contra quase 700 dos autocarros.

A procura do comboio para transportar mercadoria tende a crescer, mas ainda não o suficiente para se tornar sustentável, pois a procura é no sentido Nacala-Lichinga e de Lichinga quase que não há mercadoria considerável apesar do preço por tonelada ser quase 2 mil meticais contra 2500 meticais praticado pelos camionistas.

MOÇAMBIQUE

País pode reorientar relações para a Ásia

A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que o governo de Moçambique vai privilegiar as relações financeiras com os países asiáticos para compensar a descida no apoio dos doadores.

"O governo vai acelerar os esforços para fortalecer os laços com os países asiáticos, nomeadamente a China, que é um dos maiores credores moçambicanos e com os países importadores de gás e carvão, como a Índia, o Japão e a Tailândia, que têm empresas que investiram fortemente em Moçambique", dizem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist.

PORTO DE MAPUTO | MOÇAMBIQUE

MPDC recebe prémio de Maior Investidor em Infraestrutura

  Na cerimónia de inauguração oficial da FACIM (Feira Internacional de Moçambique), a MPDC recebeu o prémio de Maior Investidor na área de Infraestrutura em Moçambique, durante o período de 2012-2016.

O prémio foi atribuído pelo Ministério do Comércio e Indústria e entregue pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita. A cerimónia contou com a presença de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique.

Portos moçambicanos registaram crescimento de 23% no primeiro semestre

Os portos de Moçambique registaram um aumento de 23% no movimento de carga no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo de 2016. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita.

Ainda de acordo com Carlos Mesquita, o crescimento deve-se «à estabilização dos preços de mercadorias no mercado internacional» – com destaque para produtos de exportação de Moçambique como o carvão, açúcar ou algodão.

MOÇAMBIQUE

Volumes recorde para o Terminal De Carvão da Matola, (TCM) que se prepara para carregar navios Panamax

A recente dragagem ao canal de acesso ao Porto de Maputo, concluída no início deste ano, de -11 para -14.3 metros serviu de catalizador para alguns outros projectos de infraestrutura, alguns já em curso no Porto. O Terminal de Carvão da Matola (TCM) é o primeiro terminal do porto a tirar vantagem total da iniciativa de dragagem com o seu projecto de Expansão e Aprofundamento do Cais, recentemente inaugurado.

Projecto ferroviário executado pela portuguesa Mota-Engil ligará Malawi a Moçambique

A empresa Vale Logistics prepara-se para lançar o portentoso projecto ferroviário que atravessará o Malawi, conectando dois pontos cruciais das suas operações logísticas, tanto no Oeste como no Este de Moçambique. O projecto multidisciplinar de mil milhões de dólares, executado pela divisão Mota-Engil África, da portuguesa Mota-Engil, integra o Corredor de Desenvolvimento de Nacala, que tem como propósito beneficiar diversos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Confederação Empresarial da CPLP organiza conferência económica em Maputo em Outubro

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) realiza em Maputo, Moçambique, nos dias 18 e 19 de outubro a 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP, divulgou o vice-presidente daquele organismo.

MOÇAMBIQUE

Grupo indiano constrói novo terminal de carvão no Porto da Beira

A empresa New Coal Terminal Beira (NCTB), subsidiária do grupo indiano Essar Ports, vai construir um novo terminal de carvão no porto da Beira, ao abrigo de um contracto de concessão assinado com o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, informou o grupo em comunicado.

A construção do terminal, o primeiro negócio no estrangeiro da unidade portuária do grupo indiano, será efectuada em duas fases de 10 milhões de toneladas cada, sendo que a primeira tem um custo estimado em 275 milhões de dólares e deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2020.

MOÇAMBIQUE

Durante o primeiro semestre: Tete produz 13 mil toneladas de pescado

A PROVÍNCIA de Tete capturou, durante o primeiro semestre, 12.921,4 toneladas de pescado nas águas do rio Zambeze, das quais 3540 toneladas são de pesca semi-industrial da kapenta.

Aicep publica ficha de mercado de Moçambique

A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado de Moçambique” (Agosto de 2017), na qual faz uma análise da economia do país, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

MOÇAMBIQUE

Ilha do Ibo, ilha isolada. O tempo até parece que parou...

Intrigante, idílica e romântica. A Ilha do Ibo é um lugar de sonho e mais um tesouro bem guardado da Pérola do Índico. Durante 500 anos, a Ilha do Ibo foi um porto de comércio próspero ocupando uma posição estratégica na costa Oriental Africana. Com cerca de 4.000 habitantes, a ilha está situada no Parque Nacional das Quirimbas, província de Cabo Delgado, em Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Terminal de Nacala e visto de fronteira: CTA felicita Governo pelas novas reformas

A CONFEDERAÇÃO das Associações Económicas de Moçambique (CTA) felicita o Governo por ter eliminado a obrigatoriedade do uso dos serviços do Terminal Especial de Exportação de Nacala e pela fixação do novo custo do visto de fronteira. Em comunicado, o órgão representativo do sector privado em Moçambique considera que as duas medidas são de grande impacto no ambiente de negócios em Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Captura de amêijoas anima mercado pesqueiro

A CRESCENTE demanda de amêijoas no mercado local e internacional deve estimular o sector privado a apostar em unidades de processamento, para a melhor conservação e elevação dos padrões de qualidade. O apelo é do Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane, que considera que as condições climáticas que o país oferece são favoráveis à prática da pesca, piscicultura e aquacultura em larga escala.

MOÇAMBIQUE

Essar Ports assinou contrato de concessão do novo terminal de carvão no porto da Beira

A indiana Essar Ports já assinou o acordo com o Governo de Moçambique que lhe concede a concessão, para os próximos 30 anos, do novo terminal de carvão no porto da Beira.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012