Início > Notícias

Peixes reconhecem-se a si próprios ao espelho? Parece que sim. Então, têm autoconsciência? Calma...

Pelo menos uma espécie de peixe, o bodião- limpador, responde positivamente ao teste do espelho, considerado o padrão máximo para determinar a autoconsciência em animais, o que deixa os investigadores a pensar se os peixes terão capacidades cognitivas muito superiores ao que se pensa.

A primeira americana a comandar um navio de cruzeiro viaja pelo mundo com o gato e partilha tudo no Instagram

Aos 12 anos tinha o sonho de trabalhar num cruzeiro e não parou até se tornar a primeira comandante americana de um navio. Agora, viaja pelo mundo acompanhada pelo seu gato Sphynx e partilha as suas aventuras no Instagram.

China com presença em 8 portos africanos em países de língua portuguesa

A China está presente em 8 projectos portuários, concluídos ou anunciados, em países de língua portuguesa, como construtora ou financiadora, segundo um levantamento recente do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS, na sigla em inglês).

O levantamento do CSIS, feito pelos investigadores Judd Devermont e Catherine Chiang, aponta para a existência de 46 projectos portuários operados, construídos ou financiados pela China, em todo o continente, alguns dos quais serão eixos da iniciativa Faixa e Rota.

BRASIL

Porto Itapoá lança plataforma de compartilhamento de projetos socioambientais

Comemorando oito anos de operação, o Porto Itapoá lançou uma nova plataforma de compartilhamento de informações dos seus projetos socioambientais. Disponível em www.portoitapoa.com/socioambiental esta é mais uma ação desenvolvida sob a ótica da inovação e transformação social, conceitos cada vez mais evidentes no relacionamento da empresa com os seus parceiros.

Transformação digital leva tomada de decisão logística a um novo patamar

A indústria mundial está em acelerado processo de transformações tecnológicas e de modelos de negócios. Digitalização, Internet das Coisas (IOT), Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data são algumas das mudanças em curso que trazem inúmeros benefícios para empresas e consumidores ao redor do mundo.

Logística compartilhada: como aplicá-la de forma assertiva na indústria

O conceito de economia colaborativa está em crescimento e abrange uma série de segmentos e áreas de negócios. Um deles é a logística compartilhada, que ainda está em fase experimental no mundo todo, mas tem tudo para crescer de maneira significativa.

UNIÃO AFRICANA

Ministros do Comércio da UA aprovam portal de negociações tarifárias

Os ministros do Comércio da União Africana (UA) aprovaram, em Niamey (Níger), o portal de ofertas e negociações tarifárias online e o aplicativo móvel para os operadores económicos, assim como o mecanismo de monitorização e eliminação das Barreiras Não Tarifárias (BNT).

Reunidos em Niamey, na 9ª sessão do encontro de Ministros do Comércio da União Africana, para analisar questões sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), os titulares da pasta do Comércio aprovaram também o portal do observatório do comércio africano.

Volume do comércio externo aumenta entre EUA/África

O volume do comércio entre os Estados Unidos da América e África passou de 49 mil milhões, para 63 mil milhões de dólares norte-americanos nos últimos três anos. Os dados foram avançados, em Moçambique, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na abertura da 12ª Cúpula Empresarial EUA-África, que congrega chefes de Estado, de governo e empresários de vários países.

Deste valor, cerca de 60% correspondem as exportações de produtos diversos de África para os Estados Unidos da América.

ESTA QUINTA-FEIRA

PORTUGAL E CABO VERDE ASSINAM MEMORANDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA ECONOMIA MARÍTIMA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, assinam esta quinta-feira, dia 4 de julho, um Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima.
A cerimónia de assinatura do Memorando está agendada para as 17h00, no Ministério do Mar (Av. Alfredo Magalhães Ramalho, Algés, Oeiras).
 

Zona de comércio livre africana ganha ímpeto

A Comissão Económica das Nações Unidas e o Banco Africano de Desenvolvimento estão a promover activamente o tratado que estabelece o comércio livre em África, assinado pelos países lusófonos e já validado.

O acordo, que pretende promover a emancipação económica do continente, foi ratificado por mais de 22 países até 30 de maio, condição legal para sua validação, e será lançado oficialmente no final de Julho, na cimeira da União Africana em Niamey, no Níger, pelos países que o ratificaram.

Comércio entre a China e países de língua portuguesa atinge 46 254 milhões de dólares de Janeiro a Abril

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa aumentaram 11,99% no período de Janeiro a Abril de 2019 para 46 254 milhões de dólares, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

A China exportou mercadorias no valor de 12 529 milhões de dólares (+2,68% em termos homólogos) nos primeiros quatro meses do ano para os oito países de língua portuguesa e importou bens cujo valor ascendeu a 33 724 milhões de dólares (+15,89%), assumindo um défice comercial de 21 195 milhões de dólares.

BIMCO redige cláusula padrão de segurança cibernética

O Comité da BIMCO, uma organização privada de armadores e operadores do transporte marítimo internacional, concordou abordar uma nova cláusula padrão de segurança cibernética que exigirá que as partes implementem procedimentos e sistemas de segurança cibernética, para ajudar a reduzir o risco de incidentes e atenuar as consequências caso ocorra uma violação de segurança, avança a BIMCO em comunicado oficial.

A importância do Estreito de Ormuz para o petróleo mundial

A rota une potências petrolíferas tão distintas quanto a Arábia Saudita e o Irão, os Emirados Árabes Unidos, o Kuwait e o Iraque. No seu ponto mais estreito, mede menos de 50 quilómetros de uma margem à outra. O canal navegável propriamente dito tem apenas 3 quilómetros de largura. Essas medidas tornam o Estreito de Ormuz um ponto nevrálgico e de fácil controle.

Guterres insta países a agarrarem oportunidades da iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, considera que a iniciativa chinesa "Uma Faixa, Uma Rota" ajudará muitos países a alcançarem os seus objetivos de desenvolvimento sustentável, instando-os a "aproveitar bem" as oportunidades.

Guterres afirmou que a ONU "apoiará plenamente" os processos daquele gigantesco projeto internacional de infraestruturas lançado pela China que considerem o meio ambiente.

BRASIL

Porto de Paranaguá movimenta 4 mil trabalhadores por dia

Todos os dias, em média, cerca de mil pessoas chegam para trabalhar no Porto de Paranaguá. São funcionários da empresa pública, servidores das empresas operadoras portuárias, motoristas, prestadores de serviços e trabalhadores portuários avulsos, os chamados TPAs.

Dados do Ministério do Trabalho estimam que a atividade portuária é responsável por cerca de 9 mil empregos em Paranaguá somente no setor de armazenamento e transporte. O número é equivalente a 20% de todos os postos de trabalho registados no município e o impacto na economia chega a R$ 33 milhões mensais em salários.

Canadá aposta na formação marítima de grupos sub-representados

O Ministro dos Transportes do Canadá anunciou que irá financiar com 5,55 milhões de euros o British Columbia Institute of Technology na abertura de um programa que aumente o acesso a treino marítimo a grupos como as mulheres ou os esquimós

Publicada a primeira versão da Declaração dos Direitos Humanos no Mar

Com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para o abuso dos direitos humanos no mar e mobilizar esforços para o erradicar, a organização humanitária Human Rights at Sea (HRAS) apresentou recentemente, depois da reunião no Graduate Institute of International and Development Studies, em Genebra, em Março, uma primeira versão da Declaração dos Direitos Humanos no Mar.

Panamá e Portugal reuniram com vista ao estreitamento das ligações portuárias

Portugal e Panamá pretendem estreitar os seus laços portuários e as suas estratégias marítimas (em particular entre o Porto de Sines e o Canal do Panamá), revelou o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

BRASIL

Modelo de privatização do Porto de Santos deve ser revelado no 2º semestre

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, deve apresentar no segundo semestre deste ano o modelo de privatização do Porto de Santos, o maior da América Latina, adianta o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

IMO inclui a corrupção marítima no seu programa de trabalho

A Organização Marítima Internacional (IMO) incluiu a corrupção marítima no seu programa de trabalho. A decisão de incluir uma agenda anticorrupção aconteceu na última reunião do Comitê de Facilitação da entidade, em resposta a uma apresentação da Libéria, Ilhas Marshall, Noruega, Reino Unido, Estados Unidos e Vanuatu. A Câmara Internacional de Navegação (ICS) co-patrocinou o tema junto com várias organizações não-governamentais.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)