Início > Notícias

PELO NONO ANO CONSECUTIVO

Porto de Xangai é o que mais TEU’s movimenta em todo o mundo

O Porto de Xangai voltou a consolidar, em 2018, a sua posição de liderança do ranking mundial de portos especializados em movimentação de carga contentorizada com maiores volumes anuais – este é já o nono ano consecutivo que o porto chinês ocupa o trono. Uma hegemonia que parece ter vindo para ficar.

MIGUEL MARQUES NA TV RECORD

Economista fala sobre a relação do Brasil com o mar

Miguel Marques, da PWC Portugal e autor do livro "O Valor do Mar", fala sobre a relação do Brasil e sua economia com o mar.

Novos VLCC podem inundar o mercado de petroleiros em 2019

Em 2019, deverão surgir no mercado mais de 70 novos super-petroleiros (very large crude carriers, ou VLCC), refere a empresa de brokerage Gibson, citada pelo World Maritime News. Esta oferta de tonelagem deixa antever dificuldades para os armadores, pelo menos, no primeiro semestre, sobretudo face aos anúncios de cortes na produção petrolífera por parte da OPEP ou à redução da produção petrolífera russa.

PCA da ENAPOR recebeu Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Espanha

O Presidente do Conselho da Administração da ENAPOR, Dr. Jorge Pimenta Maurício, esteve reunido com o Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Espanha em Dakar, Jaime Oraá.

O encontro, que aconteceu nas instalações do Porto da Praia, serviu para que o Conselheiro económico daquela embaixada inteirasse dos Projectos em curso nos Portos de Cabo Verde.

Empresas americanas acumulam stocks vindos da China antes das tarifas entrarem em vigor

Os principais agentes importadores dos EUA estão a adoptar medidas de precaução, aumentando os seus stocks de produtos chineses antes que as novas tarifas de importação entrem em vigor, revela a transportadora marítima Maersk Line. Patente ficou também o aviso: a guerra comercial afectará a procura pelo transporte de contentores durante os próximos anos.

CABO VERDE

Task Force da CEDEAO visita Porto da Praia

A comissão da Task Force sobre esquema de Liberalização das Trocas Comerciais da CEDEAO, esteve reunida com o Administrador do Porto da Praia, Dr. Celso Martins.

Testado com êxito robot para limpeza de porões

A empresa dinamarquesa Dampskibsselskabet Norden participou no desenvolvimento de um robot que pode ser operado remotamente e servir eficazmente para limpar porões de navios, refere o World Maritime News. A empresa testou recentemente um protótipo do equipamento a bordo de um navio da Norden, com sucesso, refere o jornal.

Índice Ibrahim: Governação em África tem melhorado

Em terceiro lugar no ranking de 54 países, Cabo Verde tem melhor desempenho entre os países lusófonos, seguido de São Tomé e Príncipe. Angola ocupa o 45º lugar no índice de governação africano.

BRASIL

Camionistas beneficiam de acção para qualidade de vida no Porto do Recife

Para embarque e desembarque de cargas dentro do porto, os caminhoneiros são pessoas de destaque. Foi pensando no bem-estar desses profissionais que o Sest Senat, em parceria com o Porto do Recife, realizou uma acção com diversas atividades gratuitas.

SANTOS, BRASIL

Sipat 2018 Começa Esta Segunda-Feira, 5 de Novembro

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) realiza a 41ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat 2018. A programação deste ano apresenta diversos temas de interesse, com palestras ministradas por pessoal especializado no assunto.

Carga contentorizada na África Ocidental a caminho da maturidade

O tráfego de carga contentorizada na África Ocidental está a caminho da maturidade, depois de um crescimento lento entre 2013 e 2017 (1,4%), com uma estimativa de 4,3 milhões de TEU para 2021, resultante de uma taxa de crescimento anual prevista de 5%, refere a 5ª edição bienal da analista Dynamar, citada pelo Maritime Executive.No mesmo documento, admite-se também que actualmente o porto de Lomé, no Togo, é o principal da região, superando o de Lagos, na Nigéria.

Navios autónomos não provocarão perda de empregos

O desenvolvimento de navios autónomos de superfície não deverá provocar perda de postos de trabalho entre os marítimos nas próximas duas décadas, concluiu um estudo realizado pela Hamburg School of Business Administration (HSBA) a pedido da Câmara Internacional da Marinha Mercante (International Chamber of Shipping, ou ICS). Em comunicado, a ICS recorda que actualmente, existem mais de 1,6 milhões de marítimos ao serviço em navios no âmbito do tráfego marítimo comercial internacional.

Navios autónomos com menos riscos do que drones e automóveis sem condutor

Os navios autónomos e os veículos aéreos não tripulados (vulgo drones) enfrentam menos obstáculos à sua utilização do que os automóveis sem condutor, de acordo com um inquérito feito entre os seus membros pela International Underwriting Association (IUA), uma associação formada por seguradoras, para avaliar o impacto destas tecnologias sobre a actividade seguradora.

AUGUSTO SANTOS SILVA:

Língua Portuguesa vale 30 mil milhões de euros por ano

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou que a língua portuguesa representa, como «matéria para a actividade económica», quase 17% do Produto Interno Bruto de Portugal, o equivalente a 30 mil milhões de euros por ano.

«A língua portuguesa é também de trabalho, é um valor económico de nós todos», disse o governante, na inauguração da exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

NAMÍBIA

Terminal de contentores de Walvis Bay quase concluído

O Banco Africano de Desenvolvimento (ADB) anunciou que a construção do novo terminal de contentores do Porto de Walvis Bay, na Namíbia, está concluída em 85%. O novo terminal irá permitir movimentar mais de um milhão de TEU´s/ano, sendo que atualmente o porto de Walvis Bay movimenta cerca de 355 mil TEU´s.

África cresce 3,3% em 2018, mas os desafios na região mantêm-se

A consultora IHS Markit antecipa um crescimento económico de 3,3% para este ano na África subsaariana, impulsionado pelas perspectivas mais animadoras nas maiores economias e pela subida dos preços do petróleo.

Navio patrulha português visita Costa do Marfim em missão de cooperação de Defesa

O navio patrulha “Viana do Castelo”, da Marinha portuguesa visitou a Costa do Marfim, na cidade de Abidjan, entre os dias 28 de setembro de 1 de outubro, no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2018.

60 novos terminais semi-automatizados até 2023

Em entrevista ao World Maritime News, Daniel Schäfer, analista da consultora DS Research, revelou que no final de 2017 existiam 56 grandes terminais portuários semi-automatizados, com uma capacidade combinada para 105 milhões de TEU, o equivalente a 9% da capacidade global. Disse também que para o período 2018-2023, estão planeados mais 60 terminais semi-automatizados, com uma capacidade combinada de 90 milhões de TEU.

Porto de Colombo com maior crescimento mundial

O porto de Colombo, no Sri Lanka, com um crescimento de 15,6% no movimento de contentores no primeiro semestre deste ano, foi o que maior evolução positiva registou a nível mundial, refere a Safety4Sea, com base em declarações do ministro dos Portos e Transportes Marítimos daquele país apoiadas em dados da consultora Alphaliner.

A 31 DE OUTUBRO, EM LISBOA

V Gala Portugal-China: 40 Anos de Relações Bilaterais

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) vai organizar a sua tradicional Gala Portugal-China, cuja 5.ª edição tem data marcada para 31 de Outubro, com lugar no Hotel Corinthia, em Lisboa. Procurando celebrar a efeméride dos 40 anos do restabelecimento das relações diplomáticas luso-chinesas, a V Gala Portugal-China vai ser dedicada ao tema "40 Anos de Relações Bilaterais", e será precedida por uma conferência de negócios e pela entrega dos Prémios de Mérito Empresarial da CCILC.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)