Início > Notícias

Conheça o navio que é uma das criações mais ousadas da engenharia

Trata-se do MV Blue Marlin, um navio cargueiro (“heavy-lift”), semisubmersível e capaz de levantar outro navio da água para transportá-lo. Basicamente, funciona pela inundação do deck que é posicionado abaixo do objeto que será transportado.

Transinsular reforça «África Expresso»

Ao reforçar o serviço, com mais navios e equipamentos, a empresa desenvolve a que considera ser a solução mais competitiva para transporte de mercadorias entre Portugal e Cabo Verde.

DE 6 A 9 DE NOVEMBRO DE 2017

XXVI Congresso Latino-Americano de Portos AAPA

Organizado pela Delegação Latino-americana da AAPA em aliança estratégica com a Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), a nova edição do Congresso Latino-americano de Portos terá lugar no Centro de Convenções do Hotel Conrad de Punta del Este, de 6 a 9 de novembro de 2017.

Venda de porta-contentores usados com novo recorde

Segundo a Clarksons Research, entre Janeiro e Agosto deste ano, inclusive, a venda em segunda mão destes navios correspondeu a 750 mil TEU, superando recordes anteriores.

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce quase 32%

 Portugal surge na terceira posição atrás do Brasil e Angola, com trocas comerciais no valor de 2,65 mil milhões de euros, em que a balança é favorável a Pequim.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 47,79 mil milhões de dólares (40,07 mil milhões de euros), mais 33,74%, e vendeu produtos no valor de 19,82 mil milhões de dólares (16,61 mil milhões de euros), mais 25,74%.

PwC LEME Circum-navegação: CPLP no Mundo

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem um enorme potencial em termos de desenvolvimento económico através do mar, sendo que no documento "PwC LEME Circum-navegação: CPLP no Mundo" se apresenta um sumário de aspectos relevantes da economia do mar da CPLP no Mundo.

A PwC Portugal tem vindo a analisar o uso dos mares e dos oceanos desde há dez anos, no contexto do projecto internacional LEME. Trata-se de um barómetro único da saúde das várias indústrias que dependem dos oceanos, e que capta as novas e emergentes tendências que os afetam. Neste relatório, analisam-se, em particular, os desafios e as vantagens de adoptar uma abordagem integrada dos oceanos: as questões que surgem, os aspectos práticos que precisam ser tidos em consideração, e a dimensão da recompensa em caso de sucesso. Faz-se também um apanhado do estado actual das indústrias marítimas e das nações marítimas.

ARGÉLIA

SIPA 2017 | Salão Internacional da Pesca e da Aquicultura

Realiza-se, de 9 a 12 de novembro de 2017, a 7ª edição do Salão Internacional da Pesca e Aquicultura (SIPA 2017), no Centro de Convenções da cidade de Oran. Este certame possibilitará o contacto com os principais operadores locais e estrangeiros, oriundos de um setor que as autoridades argelinas pretendem desenvolver, atendendo à sua política de diversificação económica.

Ligação fluvial entre Danúbio e Mar Egeu volta a estar na agenda internacional

Outrora cogitado como possível abrangente conexão entre o tráfego asiático, a Europa de Leste e, posteriormente, o Ocidente do velho continente, o mega-projecto respeitante a uma via fluvial que ligue, verticalmente, o Danúbio à costa grega do Mar Egeu através dos rios Axios, Morava e Vardar, está de volta à agenda, tudo por causa do interesse estratégico chinês na materialização do conceito da Nova Rota da Seda. Para a China, este conjunto de ligações fluviais poderá ser um passo importante para intensificar o comércio entre continentes.

Canal do Suez tenta captar tráfego através de descontos até 50% nas taxas de frete

De acordo com informações avançadas pela associação não-lucrativa ‘Middle East Monitor’, o Executivo egípcio irá reduzir, entre 3% a 50% as taxas de trânsito aplicadas aos navios porta-contentores que cruzaram os mares do Canal Suez rumo aos portos do Norte e Sul da zona. A informação foi confirmada por Mohab Mamish, presidente da administração do Canal do Suez. Estas novas medidas estatais serão aplicadas já em Outubro e terão como objectivo atrair maior densidade de tráfego contentorizado.

A 13 DE SETEMBRO, EM LISBOA

Fórum Económico Portugal | Costa do Marfim: Uma Parceria Estratégica

Por ocasião da Visita do Presidente da República da Costa do Marfim a Portugal, a AICEP organiza o “Fórum Empresarial Portugal – Costa do Marfim: Uma Parceria Estratégica. Que desafios para as empresas?”, dia 13 de setembro em Lisboa.

O Fórum decorre em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, pelas 14 horas.

Siemens prevê um futuro de «automação estandardizada de terminais»

Durante a TOC Europe 2017, realizada em Amesterdão, vários foram os temas debatidos; um dos debates mais explorados foi a crescente implementação de métodos automatizados nos portos e terminais. Uma das companhias mais envolvidas no desenvolvimento desse tópico foi a alemã Siemens. Em entrevista à publicação ‘Port Technology’, o CEO da divisão de Gruas do famoso conglomerado abordou o fenómeno da digitalização e a disseminação da automação nas infra-estruturas portuárias – para Christian Koegl, a automação traz uma situação ‘win-win’ ao sector.

Tecnologia cloud: MARiS promete mais eficiência no transporte marítimo

O MARiS, um inovador sistema modular de transporte marítimo baseado na tecnologia ‘cloud’, será lançado em Junho de 2018, com o propósito basilar de auxiliar as companhias de transporte marítimo (e seus parceiros de negócio na cadeia logística) na tarefa de maximizar a sua eficiência no acto do transporte contentorizado. O sistema, desenvolvido pela empresa suíça Singular Point, cobre todas as fases do ciclo do transporte de mercadorias, incluindo análise precisa, pedidos de carga, gestão e planeamento da viagem, frete, execução da viagem e gestão de riscos.
MARiS com propósito ambicioso: definir «novo padrão» de interacção no ‘shipping’.

Peça-chave para a Rota da Seda: China adquire porto no Sri Lanka por 1,2 mil milhões de dólares

Numa operação que envolveu astronómicas quantias, o porto de águas profundas de Hambantota, situado no Sri Lanka, foi comprado pela empresa estatal China Merchants Port Holdings Co. A operadora portuária acordou (após vários meses de negociações e até períodos políticos conturbados entre China, Índia e Sri Lanka) adquirir a infra-estrutura cingalesa por 1,2 mil milhões de dólares, passando a controlar 70% das acções do porto com um período de exploração de 99 anos.

Escravos do Mar | Uma triste realidade

Em nenhum lugar o problema do trabalho forçado é mais acentuado do que no mar do Sul da China, especialmente na frota pesqueira tailandesa, que enfrenta uma escassez anual de cerca de 50 mil marinheiros, segundo a ONU. O deficit é preenchido basicamente por migrantes, a maioria de Camboja e Mianmar.

Investimento chinês em portos externos cresce exponencialmente

 De acordo com os dados publicados num estudo levado a cabo pelo banco britânico de investimento Grisons Peak, as entidades empresariais chinesas equacionam reforçar fortemente o investimento fora do território nacional, mais concretamente em nove portos estrangeiros.

Mais: segundo avançou recentemente o jornal Financial Times, os valores ligados aos projectos portuários no exterior elegíveis para investimento duplicaram desde o ano passado, facto que poderá conduzir a uma rápida expansão do poder económico chinês em termos marítimos – reforçando os projectos em redor da ‘Nova Rota da Seda Marítima’, que faz parte da iniciativa Belt and Road (OBOR).

Arrancou construção do primeiro terminal panamiano para navios Pós-Panamax

A China Communications Construction Company (CCCC), começou a construir o porto de contentores de Panamá Colon, situado na Ilha Margarita, próximo da entrada do Canal do Panamá, refere o World Maritime News. O valor estimado da obra é de cerca de 980 milhões de euros.

Aliança para o transporte marítimo não tripulado lançada na China

Na China, um grupo de entidades industriais, sob a chefia da HNA Technology Logistics Group e da China Classification Society (CSS), lançou uma aliança para o desenvolvimento de navios de carga não tripulados, referiu o World Maritime News. Segundo o jornal, o primeiro navio deste tipo deverá ser entregue em 2021 e constituir o modelo para o futuro transporte marítimo de carga.

Com o apoio de peritos da ABS, DNV GL, Chinese ship and Marine Engineering Design Institute, Shanghai Marine Diesel Engine Research Institute, entre outros, a aliança deverá vir a ter forte influência na indústria.

612 POR ANO

Perda de contentores no mar diminui

O World Shipping Council (WSC) anunciou recentemente que o número médio de contentores perdidos no mar diminuiu a nível internacional. De acordo com a o blog "Mar e Marinheiros", o estudo realizado pelo WSC refere que o número, em média, de contentores perdidos nos últimos três anos foi de 612 por ano. Este valor representa uma redução de cerca de 16% tendo em conta que a média de contentores perdidos no anterior período de três anos foi de 733/ ano.

Fitch fala em abrandamento no crescimento portuário e vê proteccionismo como ameaça

A agência de notação financeira Fitch antevê um crescimento no tráfego portuário global bem abaixo dos níveis históricos dos últimos anos, sobretudo devido a mudanças estruturais na indústria do transporte marítimo e no comércio global. Por outro lado, mostra-se ‘preocupada’ com um possível reforço de medidas proteccionistas que podem mesmo inverter por completo a tendência de crescimento no sector.

Pirataria no Golfo da Guiné preocupa armadores europeus

Os números da pirataria, especialmente os alusivos ao Golfo da Guiné, divulgados pelo IMB preocupam a ECSA, que continua a defender uma série de medidas a tomar pelos Estados costeiros.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)