Início > Notícias

MOÇAMBIQUE

Pescadores vítimas do Kenneth regressam ao mar

200 pescadores da província de Cabo Delgado que perderam seus materiais de pesca durante a passagem do ciclone Kenneth, já retornaram ao mar, depois de mais de um ano de paralisação.

Segundo conta Ataje Saido, um dos cerca de três mil pescadores afectados pela calamidade, que perdeu várias canoas, duas embarcações e diverso material de pesca, o regresso à faina só foi possível com apoio que recebeu no âmbito do programa Mecanismos de Resiliência.

Marrocos na mira das correntes marinhas para produção de energia

A MASEN – Agence Marocaine pour l’Énergie Durable, a ONEE – Office National de L’Électricité et de L’Eau Potable e o IRESEN - Institut de Recherche en Énergie Solaire et Énergies Nouvelles fazem parte de uma nova comissão especializada do setor da energia e minas, com o objetivo de elaborar um roteiro destinado ao desenvolvimento de energia com base nas correntes marinhas, seja resultante do movimento das ondas, seja ligada às marés.

A 25 E 26 DE NOVEMBRO

Encontro de Negócios Minas Gerais e Portugal

O Encontro de Negócios Minas Gerais e Portugal 2020, que decorre nos dias 25 e 26 de novembro, consiste num webinar e encontros de negócios entre instituições e empresas do Estado de Minas Gerais e de Portugal, com o objetivo de atrair investimentos e negócios para o Estado.

BRASIL

Abastecimento de navios aumenta nos Portos do Paraná

O abastecimento de navios nos portos do Paraná aumentou em volume e número de procedimentos. Neste ano, de janeiro a setembro, 558 embarcações “encheram os tanques” em águas paranaenses – 13% a mais que no mesmo período em 2019. Foram 302.363 toneladas de bunker, o que significa uma quantidade 17,24% maior que as 257.896 toneladas registradas no ano passado.

ESTE SÁBADO, 7 DE NOVEMBRO

Porto de Suape comemora 42 anos

Este sábado, 7 de novembro, Suape completa 42 anos de existência. Localizado no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, o Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos principais portos públicos brasileiros.
Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática, replicando alguns dos artigos publicados no portal da APLOP ao longo dos últimos anos.

Cientistas criaram por acidente híbrido de dois peixes em vias de extinção

De acordo com o site Live Science, cientistas húngaros criaram, por acidente, um peixe híbrido de duas espécies em vias de extinção, o esturjão russo (Acipenser gueldenstaedtii) e o peixe-espátula (Polyodon spathula).
“Nunca quisemos brincar com a hibridação. Foi absolutamente não intencional”, disse ao jornal New York Times Attila Mozsár, investigador do Instituto de Pesquisa de Pesca e de Aquacultura da Hungria.

CABO VERDE

Ministro da Economia Marítima visita Porto da Praia

O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, efectuou uma visita ao Porto da Praia, em Santiago.
O PCA da ENAPOR, Alcídio Lopes e o Administrador-delegado do Porto da Praia, Paiva do Rosário, acompanharam o Ministro numa visita às instalações do Porto nomeadamente o cais de pesca, o terminal de cabotagem, a área internacional e armazéns, seguido de um encontro em que o Ministro se inteirou da actual situação do Porto e Projectos em curso.

BOMBA-RELÓGIO?

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década.

Antes de os Estados Unidos terem imposto pesadas sanções à Venezuela em 2017, o Nabarima, um navio com 240 metros, servia como armazenamento de petróleo, encontrando-se rotineiramente com petroleiros que carregavam e descarregavam barris de petróleo da Venezuela para vender em todo o mundo.

Que tipo de mercadoria supõe que os contentores carregam na cabotagem?

Quando vemos um navio porta contentores no mar ou parado no terminal portuário, o que enxergamos a olho nu é um monte de caixas metálicas. Ou, para quem já é um pouco mais familiarizado, diversos contentores empilhados. Mas, afinal, que tipo de mercadoria supõe que eles carregam?

Metade dos corais da Grande Barreira da Austrália morreu nos últimos 25 anos

Metade dos corais da Grande Barreira da Austrália morreu nos últimos 25 anos. Cientistas alertam que o aquecimento global está a perturbar de forma irreversível este ecossistema subaquático.

Um estudo publicado na revista científica "Proceedings of the Royal Society" deu o alarme sobre a extensão do declínio de todos os tipos de corais desde meados dos anos 1990, no nordeste da Austrália, inscrito em 1981 como Património Mundial da Unesco

As maiores espécies de coral - especialmente os que apresentam forma de mesa e ramificados - foram as mais afectadas, algumas das quais desapareceram da parte mais ao norte da Grande Barreira de Corais.

Pescadores portugueses sobrevivem a naufrágio a 2.500 km do Cabo da Boa Esperança

Três pescadores portugueses sobreviveram ao naufrágio do navio 'Geo Searcher', tal como o resto da tripulação, ocorrido quinta-feira no arquipélago de Tristão da Cunha, a cerca de 2.500 quilómetros do Cabo da Boa Esperança, disse fonte marítima.

ENAPOR recebe visita do PCA da Vivo Energy Cabo Verde

O Conselho de Administração da ENAPOR recebeu, na sede da empresa, o Presidente do Conselho da Administração da Vivo Energy em Cabo Verde, João Oliveira e Sousa, que se fez acompanhar pelo Director de Operações, Aristides Ramos.

Antigo «monstro» marinho descoberto no barco afundado de um rei

Restos mortais de um esturjão-atlântico foram encontrados no navio naufragado do rei João da Dinamarca. O monarca tencionava utilizá-lo como arma política.

O barco de João, rei da Dinamarca entre 1481 e 1513, afundou-se em 1495, numa viagem entre Copenhaga e Kalmar, na Suécia. A embarcação foi descoberta por mergulhadores na década de 1970, mas, inconscientes da sua importância, apenas alertaram os arqueólogos em 2000.

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma “onda” de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu novo habitat: milhões de organismos construtores de recifes que poderiam beneficiar a Grande Barreira de Corais.

Técnica com luz solar torna água do mar potável em menos de 30 minutos

Cientistas conseguiram transformar água salobra e do mar em água potável, em menos de 30 minutos, usando quadros de metal-orgânicos (MOFs) e luz solar.

De acordo com a agência Europa Press, a equipa não só foi capaz de filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por quilograma de MOF por dia, como também realizar esta tarefa com mais eficiência energética do que as práticas de dessalinização atuais.

CMA CGM LEVA O «BRASIL» À COSTA LESTE DOS EUA:

ULCV bate recordes na América do Norte

  O navio porta-contentores ‘CMA CGM Brasil’, da transportadora marítima de contentores francesa, tornou-se no maior Ultra Large Container Vessel (ULCV) a entrar no Porto de Nova Iorque e Nova Jérsia, na Costa Leste dos Estados Unidos da América.

«O nosso navio ‘CMA CGM Brasil’ é, sem dúvida, um recordista», declarou a transportadora marítima, na sequência no estabelecimento de um novo record por parte do porta-contentores, agora em portos americanos. Com 366 metros de comprimento – o equivalente a oito Estátuas da Liberdade – e 51 metros de boca, o navio da CMA CGM tem capacidade para 15.072 de TEU e está actualmente alocado ao serviço semanal ‘Columbus JAX’.

BRASIL

Docas do Rio extingue protocolo físico e passa a receber correspondências externas por sistema electrónico

Com a recente implantação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI Multiórgãos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, vai extinguir o serviço de protocolo físico em outubro.

BRASIL

Ministério da Infraestrutura encerra actividades da Companhia Docas do Maranhão (Codomar)

  Após 10 anos sem realizar actividades relacionadas a atividades portuárias, a Companhia Docas do Maranhão (Codomar) encerrou, em definitivo, suas atividades na manh. O ato foi anunciado em assembleia geral extraordinária, que quitou a companhia, pondo fim a dois anos de um processo de liquidação. O fechamento da empresa representará uma economia anual de cerca de R$ 8,4 milhões aos cofres públicos da União.

EFEITO DE BEIRUTE

Portos de todo o mundo estão a verificar se têm nitrato de amónio

  Quando se tornou óbvio que a enorme explosão no Porto de Beirute se deveu a uma enorme quantidade de nitrato de amónio mal armazenado, responsáveis portuários em todo o mundo, da Roménia ao Iraque, começaram a pensar se não poderiam ter o mesmo problema nas instalações pelas quais eram responsáveis.

CV INTERILHAS

Esforço e dedicação foram cruciais para enfrentar tempos desafiantes

Os «tempos desafiantes» impostos pela pandemia de COVID-19 colocaram novos obstáculos à actuação da CV Interilhas, que em Agosto celebrou um ano de actividade, conectando as ilhas cabo-verdianas. «Durante o Estado de Emergência que decorreu entre 29 de Março e 11 de Maio, em Cabo Verde, sempre foi prioridade manter a mobilidade das populações e dos agentes económicos», vinca a empresa do Grupo ETE.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012