Início > Notícias

Rolls-Royce inaugura centro de pesquisa para navegação autónoma na Finlândia

A Rolls-Royce anunciou a abertura de um centro de pesquisa para desenvolver as tecnologias que a empresa e os seus parceiros necessitam para moldar o futuro do shipping a nível global, que segue cada vez mais o caminho da autonomia.
 

Há uma nova plataforma dos direitos humanos no mar

A organização de direitos humanos Human Rights at Sea (HRAS) anunciou uma parceria com a sua congénere Business and Human Rights Resource Centre (BHRRC) para desenvolver uma plataforma online que pretende registar casos de abusos dos direitos humanos dos marítimos, anunciando situações internacionais pertinentes entre a indústria do transporte marítimo e da pesca, de forma a identificar as empresas com melhor Responsabilidade Corporativa Social, segundo comunicado da HRAS.

180 casos de pirataria marítima em 2017

Num balanço de 2017, o Internatinal Maritime Bureau concluiu que os navios tanques foram os principais alvos da pirataria marítima e destacou a Indonésia, as Filipinas e o Golfo da Guiné como zonas de maior risco, a avaliar pelo número de casos relatados

Encontrada nova espécie de polvo

Foi encontrada uma nova espécie de polvo no golfo do Alasca, por agora chamada frilled giant Pacific octopus, uma espécie irmã da já conhecida Enteroctopus doflein, mas que não tem ainda nome científico, segundo fontes internacionais.

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa ultrapassa 100 mil milhões de dólares de Janeiro a Novembro

As trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa ultrapassaram 100 mil milhões de dólares no acumulado de Janeiro a Novembro, tendo aumentado 29,47% em termos homólogos para 107,75 mil milhões de dólares, de acordo com dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Padrões de qualidade e desempenho regulam actividades nos portos e auxiliam a busca por eficiência

O Esquenta WebSummit Porto Sustentável apresenta a visão de Adilson Luiz Gonçalves, pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) e do Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (RETE), da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

UE em vias de renovar acordo de pescas com Marrocos

A Comissão Europeia (CE) adoptou uma recomendação destinada a obter uma autorização do Conselho Europeu para negociar um novo protocolo de cooperação sobre pescas entre a União Europeia (UE) e Marrocos, dado que o último acordo entre europeus e marroquinos sobre a matéria expira no próximo Verão, em 14 de Julho.

Ningbo-Zhoushan torna-se o primeiro porto a ultrapassar a barreira dos mil milhões de toneladas num ano

 A China, potência económica que tem vindo a deixar uma marca indelével no seio do shipping internacional, pode gabar-se de ter atingido um novo marco histórico: o porto chinês de Ningbo-Zhoushan tornou-se no primeiro porto a ultrapassar a fasquia de mil milhões de toneladas num único ano (nos variados segmentos de carga).

Automação e «produção inteligente» já impressionam no Porto de Xangai

O porto chinês de águas profundas de Yangshan, parte integrante do Porto de Xangai, encontra-se na quarta fase do seu gradual processo de expansão e o seu maior cais de carga automatizado da China e maior terminal automatizado de contentores do mundo já impressionam pela imponência, eficiência e produtividade.

Com mais de 8 mil navios, Registo do Panamá entra no Livro do Guinness

O Registo de Navios do Panamá anunciou que tem agora um total de 8.094 navios inscritos, número que o catapulta para o primeiro lugar da tabela mundial com uma quota de mercado de 18%, à frente de registos como o da Libéria, Ilhas Marshall, Hong Kong ou Singapura.

Nações Unidas adoptam resolução a favor de tratado para protecção do alto mar

No dia 24 de Dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, por unanimidade, uma resolução para convocar uma conferência inter-governamental em 2018 destinada a negociar um tratado internacional dirigido à protecção do ambiente marinho do alto mar, que correspondem a áreas marinhas excluídas da jurisdição dos Estados e equivalem a dois terços dos oceanos do planeta.

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce 29,81% de Janeiro a Outubro

O comércio entre a China e os países de lingua portuguesa cresceu 29,81% em termos homólogos de Janeiro a Outubro para 97,99 mil milhões de dólares, revelam dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Ao longo dos primeiros dez meses do ano a China importou dos oito de língua portuguesa mercadorias no valor de 68,38 mil milhões de dólares (+32,21% em termos homólogos) e exportou para aqueles países bens no valor de 29,61 mil milhões de dólares, assumindo um défice comercial de 38,77 mil milhões de dólares.

KOTUG recorre a drones para operações de reboque

A empresa holandesa de reboques marítimos KOTUG candidatou-se a uma patente para uso de veículos aéreos não tripulados, ou autónomos (vulgo, drones), nas operações de reboque de navios. Segundo a empresa, com esta tecnologia, que provavelmente é usada pela primeira vez para esta finalidade, as operações tornam-se mais seguras e eficientes.

Estaleiros chineses vão construir maior grua oceânica de sempre

A empresa holandesa Dutch Holding OOS International Group B.V. assinou um Memorando de Entendimento com os estaleiros chineses China Merchants Industry Holdings para que estes construam o maior navio-grua semi-submersível (semi-submersible crane vessel, ou SSCV) do mundo. Este SSCV terá ainda a particularidade de ser a gás natural liquefeito (GNL).

Empresas públicas lusas e chinesas acordam parceria para projectos em países lusófonos

Várias empresas públicas de Portugal e da China assinaram, no dia 25 de Novembro, um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento, em países de língua portuguesa, de infra-estruturas de transporte (nos sectores rodoviário e ferroviário). O memorando assinado poderá também abranger o Brasil.

Espanha quer avançar para um Cluster Marítimo Ibero-Americano já em 2018

Um dos mais ambiciosos projectos do Cluster Marítimo Espanhol para 2018 é a constituição de um Cluster Marítimo Ibero-Americano que deverá vir a designar-se como Cluster Azul.

Segundo notícias publicadas em diversos periódicos, na última Assembleia do Cluster Marítimo Espanhol, realizada em finais de Novembro, o seu Vice-Presidente, Pepe Lara, anunciou ter já a manifestação do interesse de diversos países da América do Sul de um projecto desse tipo que possa unir mais estreitamente dos dois lados do Atlântico, esperando que o Cluster possa estar mesmo constituído em Outubro próximo.

Marinha do Brasil e de Portugal assinam Memorandum de Entendimento

As Marinhas do Brasil de Portugal assinaram um novo Memorandum de Entendimento tendo em vista uma mais ampla cooperação e partilha de informações no que respeita ao Panorama Marítimo.

Importações chinesas de crude requerem mais 45 VLCCs

A China aumentou a sua procura de crude importado por via marítima em 13% nos primeiros nove meses deste ano, face ao período homólogo de 2016, refere o World Maritime News. Esta informação foi bem recebida pelo sector do transporte marítimo, dado que este aumento requer mais navios para deslocar o crude até à China.

DP World investirá no desenvolvimento industrial do Corredor do Canal do Suez

A companhia DP World, dos Emirados Árabes Unidos, revelou os seus planos para o desenvolvimento de um complexo industrial e residencial em Sokhna, no Egipto, tendo para tal assinado um acordo de parceria com as autoridades governamentais egípcias. O projecto servirá de complemento aos desígnios do governo do Egipto relativamente à criação do Corredor do Canal do Suez.

Que desafios para o shipping? Congresso na América Latina esclareceu as dúvidas

O 26º Congresso Latino-Americano de Portos da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizado em Punta del Este – Uruguai – entre os dias 6 e 9 de Novembro, teve como temáticas principais a proliferação dos ULCV’s, os novos conceitos de ‘smart port‘, os inovadores mecanismos de ‘inteligent load‘ e os consequentes desafios impostos aos terminais portuários. O evento contou com o contributo de vários prestigiados nomes do ‘shipping‘ mundial.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)