Início > Notícias

BRASIL

Docas do Rio extingue protocolo físico e passa a receber correspondências externas por sistema electrónico

Com a recente implantação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI Multiórgãos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, vai extinguir o serviço de protocolo físico em outubro.

BRASIL

Ministério da Infraestrutura encerra actividades da Companhia Docas do Maranhão (Codomar)

  Após 10 anos sem realizar actividades relacionadas a atividades portuárias, a Companhia Docas do Maranhão (Codomar) encerrou, em definitivo, suas atividades na manh. O ato foi anunciado em assembleia geral extraordinária, que quitou a companhia, pondo fim a dois anos de um processo de liquidação. O fechamento da empresa representará uma economia anual de cerca de R$ 8,4 milhões aos cofres públicos da União.

EFEITO DE BEIRUTE

Portos de todo o mundo estão a verificar se têm nitrato de amónio

  Quando se tornou óbvio que a enorme explosão no Porto de Beirute se deveu a uma enorme quantidade de nitrato de amónio mal armazenado, responsáveis portuários em todo o mundo, da Roménia ao Iraque, começaram a pensar se não poderiam ter o mesmo problema nas instalações pelas quais eram responsáveis.

CV INTERILHAS

Esforço e dedicação foram cruciais para enfrentar tempos desafiantes

Os «tempos desafiantes» impostos pela pandemia de COVID-19 colocaram novos obstáculos à actuação da CV Interilhas, que em Agosto celebrou um ano de actividade, conectando as ilhas cabo-verdianas. «Durante o Estado de Emergência que decorreu entre 29 de Março e 11 de Maio, em Cabo Verde, sempre foi prioridade manter a mobilidade das populações e dos agentes económicos», vinca a empresa do Grupo ETE.

SEGUNDO A CEPAL

Comércio internacional da América Latina cairá 23% em 2020

O comércio internacional da região da América Latina e Caribe cairá 23% em 2020 em decorrência dos efeitos económicos da pandemia da covid-19, afirma em relatório a Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A queda prevista é mais acentuada do que na crise financeira de 2009, quando a contração foi de 21%.

Segundo o documento “Os efeitos da covid-19 no comércio internacional e na logística”, divulgado em Santiago do Chile, o valor das exportações regionais terá contração de 23% neste ano, e o das importações, queda de 25%.

DIRECTOR-GERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC):

Questão ambiental será decisiva em acordos de comércio

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, considera que a questão ambiental será decisiva nas negociações comerciais nos próximos anos.

“Qualquer grande acordo mundial no futuro incluirá questão ambiental. Na OMC, começam a falar de negociações que levem a questão ambiental em consideração. Ela não vai sumir e temos que estar preparados para lidar com ela de maneira construtiva e credível”, afirmou.

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60.

Em perigo de extinção, os tubarões-baleia são o maior peixe dos oceanos e têm uma longa esperança de vida que sempre maravilhou a comunidade científica. No entanto, medir a idade que conseguem atingir tem sido complicado, uma vez que estes animais carecem de otólitos, que são estruturas ósseas normalmente usadas para avaliar a idade de outros peixes.

Cientistas descobrem nova espécie, mas a guerra pode deixá-la escondida para sempre

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de raia, proveniente do Iémen. No entanto, a guerra que assola o país pode impedir os cientistas de procurarem por mais espécimes.

O mundo tem uma nova espécie. Uma equipa de investigadores descobriu uma raia, um primo distante de tubarões. É pequena, do tamanho de uma mão estendida, e à primeira vista sem grandes marcas distintivas. Mas o que há de especial nesta raia é de onde ela veio, como foi descoberta e porque talvez nunca mais a vejamos novamente.

O termo “descoberta” pode evocar imagens de intrépidos biólogos marinhos que encontram um animal escondido numa caverna remota ou enquanto mergulham no abismo num submersível. Na verdade, muitos dos tubarões e raias descobertos nos últimos anos foram encontrados em mercados de peixe. Esta raia não é exemplo disso. Os cientistas encontraram-na numa jarra de vidro, numa prateleira de um museu, no centro de Viena.

Desvendado o segredo de camuflagem dos peixes ultra-negros que vivem nas profundezas

Uma equipa de cientistas desvendou o segredo da pigmentação “ultra-negra” de alguns peixes que, como o peixe-dragão-negro (Idiacanthus atlanticus), vivem na escuridão dos mares e oceanos mais profundos.

Esta característica, que lhes concede um incrível poder de camuflagem, acaba de ser desvendada por uma equipa de biólogos e zoólogos, que publicaram as suas conclusões num novo artigo na revista científica Current Biology.

17 DE JULHO

A CPLP cumpre 24 anos

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) cumpre hoje 24 anos. Criada a 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, viu mais tarde agregar-se-lhe Timor-Leste e a Guiné Equatorial .
Tem como objetivo primacial o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros".

Na XXIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, a 16 de julho de 2018, foi decidido conceder à APLOP a categoria de Observador Consultivo da CPLP.
Este foi mais um passo na afirmação da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa, instituição que agrega os principais portos do espaço lusófono.

Associando-se à efeméride, difundimos newsletter temática tendo a CPLP como protagonista.

Parlamento Europeu aprova acordos de pesca com Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

O Parlamento Europeu (PE) aprovou protocolos aos acordos de pesca entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde, a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, com base nas recomendações de três relatores portugueses.

Transformação digital na logística é uma inevitabilidade, dizem especialistas

Digitalização é a palavra de ordem da atualidade. Há algum tempo, discute-se o avanço da tecnologia na indústria e nos mais distintos setores económicos globais, assim como os benefícios que as inovações tendem a trazer para eles e para seus respectivos consumidores ao redor do mundo. Mas, ao contrário de tudo o que já foi visto até hoje, nunca na história houve um avanço tão significativo em termos de tecnologia em tão pouco tempo, inclusive na cadeia de suprimentos dos setores do retalho e de e-commerce.

ONU

Acordo de livre comércio em África adiado para 2021

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) anunciou que o acordo de livre comércio, cuja entrada em vigor estava prevista para julho, foi adiado para, pelo menos, 1 de janeiro de 2021.

Curto «orderbook» poderá acelerar recuperação do Shipping contentorizado no pós-COVID-19

Muitos são os analistas que comparam esta nova crise com a de 2008 (de índole financeira), mas quase todos discordam da configuração do processo de recuperação, que, desta vez, não será em «forma de V». Se nos focarmos apenas no Shipping contentorizado, encontramos cruciais diferenças entre o prisma de 2008 e o actual: no primeiro cenário, a lista de encomendas de novos navios correspondia a cerca de 50% da capacidade global, facto que atrapalhou decisivamente a recuperação económica do sector.

China Merchants e Alibaba juntam-se para promover projecto de portos inteligentes

O esforço global para lançar a implementação da tecnologia dos portos inteligentes encontrou, na sinergia estratégica da China Merchants Port Group com os grupos Alibaba e Ant Financia, um importante fôlego. A parceria alia nomes pujantes e globais, do domínio logístico, portuário e financeiro.
 

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos.

Muitos estudos comprovam que, sob os nossos pés, mais fundo do que o fundo dos mares e oceanos, existem grandes reservas de água. Há também evidências de que o elemento líquido está “incorporado” nos minerais do manto, especialmente na zona de transição, entre 400 e 700 quilómetros de profundidade.

QUE SONS FAZEM OS NARVAIS?

Cientistas captam áudio raro dos «unicórnios do Ártico»

Uma equipa de biólogos marinhos, com a ajuda de caçadores de baleias inuítes, reuniu uma coleção sem precedentes de vocalizações de narvais, conhecidos como os “unicórnios do Ártico”, oferencendo novas ideias sobre o comportamento destas criaturas.

Os narvais, conhecidos como os “unicórnios do Ártico”, são notoriamente difíceis de estudar devido à sua natureza nervosa e aos seus habitats hostis. Normalmente, os narvais são encontrados nas profundezas da superfície do Oceano Ártico, mas também aparecem nas costas do norte do Canadá e da Gronelândia.

Os narvais são pequenas baleias famosas pela sua presa em espiral que atinge comprimentos de até 3 metros de comprimento.

COVID-19

Confinamento pode custar 2 200 milhões ao comércio global. Euler Hermes admite retoma no 2º semestre

Depois de um choque de 22,5% em termos de valor, o comércio internacional poderá, mesmo após o fim do confinamento, situar-se abaixo de 90% do que registava antes da crise, estima a Euler Hermes.

As medidas de confinamento implementadas por todo o mundo para combater a propagação do novo coronavírus e a consequente retoma da atividade de forma desfasada entre países poderão custar 2,2 mil milhões de euros ao comércio internacional de mercadorias, o equivalente a uma subida de 11 pontos percentuais nas tarifas à importação por parte de todos os países, para os 17%, estima a Euler Hermes, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos.
 

25 DE MAIO

Dia de África

O Dia de África (anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África) é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana, a 25 de Maio de 1963. É comemorado em vários países do continente africano, assim como em todo o mundo.

2Africa: O cabo submarino da Facebook que vai ligar Portugal a África

A Facebook aliou-se a vários parceiros para um dos maiores projetos de cabos submarinos do mundo que vai ligar a Europa a África, com Portugal a ser um dos pontos de conexão.

O cabo de 37 mil quilómetros vai colocar o projeto 2Africa na lista dos maiores deste género. O objetivo da Facebook, em parceria com a China Mobile International, MTN, GlobalConnect, Orange, stc, Telecom Egypt, Vodafone e WIOCC é aumentar a conexão de Internet no continente africano e na região do Médio Oriente.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)