Início > Notícias

Indústria marítima propõe taxa para acelerar futuro carbono zero

As principais associações de armadores propuseram a criação de um imposto global sobre as emissões de carbono dos navios para ajudar a acelerar os esforços da indústria para se tornar mais verde.
Com cerca de 90% do comércio mundial transportado por mar, os navios globais são responsáveis por quase 3% das emissões mundiais de CO2 e o setor está sob pressão crescente para se tornar mais limpo.

ANGOLA

Lançado concurso internacional para concessão do Corredor do Lobito

O Governo angolano lançou dia 8, no Lobito, o concurso internacional para gestão e manutenção das infra-estruturas ferroviárias do Corredor do Lobito.
Numa cerimónia presidida pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abeu, soube-se que o Ministério pretende criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), a ser controlada por operadores privados.

Rússia quer tornar Rota do Mar do Norte «navegável todo o ano» para competir com canal de Suez

A Rússia investirá 274 mil milhões de rublos (3,1 mil milhões de euros) para tornar a Rota do Mar do Norte, que liga o Oceano Pacífico ao Atlântico através das águas russas do Ártico, navegável durante todo o ano.

Segundo um relatório da agência France-Presse, citado pelo Digital Journal, Moscovo pretende que o projeto fique finalizado em 2030, destacando o facto de que esta passagem é muito mais curta do que a rota pelo Canal de Suez.

O novo robô-pinguim pode dar aos cientistas as tão desejadas respostas sobre os remoinhos oceânicos

O dispositivo foi desenvolvido com o objetivo de colmatar a inexistência de meios que permitam estudar com detalhe os remoinhos oceânicos, elementos que têm um grande impacto na vida humana, apesar de forma impercetível.

POR HENRIQUE GERMANO CARDADOR

Entre o Estreito e o Canal

A Convenção de Montreux é um tratado que permite à Turquia a gestão do Estreito de Bósforo desde 1936, de forma a assegurar a navegação livre do Estreito; ao que parece este conceito de “livre” está prestes a terminar, uma vez que até agora a Turquia não cobra qualquer tarifa ou taxa para a navegação do Estreito de Bósforo.

O Estreito de Bósforo é a uma das rotas marítimas mais movimentadas do Mundo, faz a ligação do entre o Mar de Mármara e o Mar Negro, portanto a ligação entre a Europa e a Ásia; como consequência tem uma importância geoestratégica sem paralelo para a Turquia, uma vez que gere a passagem e as ligações marítimas de países como a Bulgária, Roménia, Ucrânia, Geórgia e Rússia.

Desafio da diversificação de portos é objecto de estudo Deloitte-ESPO

Um estudo conjunto Deloitte-ESPO identifica quatro categorias de tendências que estão transformando a paisagem portuária: ambiental, tecnológica, geopolítica e demográfica. Com base nessas categorias, o estudo, focado nas das autoridades portuárias europeias, identifica o que está em transformação.

“O objetivo do estudo é entender o que impulsiona as decisões dos portos hoje, como os portos vão se adaptar e navegar por este mundo em transformação e o que é necessário para otimizar esse processo, para que os portos na Europa possam continuar a ser um catalisador de crescimento sustentável, inteligente e resiliente ”, comentou Isabelle Ryckbost, secretária geral da ESPO .

COSCO Shipping investe 1,5 mil milhões em dez novos navios porta-contentores

A COSCO Shipping Holdings (COSCO) encomendou 10 navios porta-contentores: seis com capacidade de carga de 14.092 TEU e quatro de 16.180 TEU. O investimento da companhia chinesa atingirá 1,5 mil milhões de dólares e integra o plano de aumento de eficiência e redução de custos da transportadora marítima. A encomenda foi tornada pública na sequência de documentação que deu entrada na Bolsa de Valores de Hong Kong.

SINES, PORTUGAL

APS celebra protocolo de cooperação com os Portos da Guiné-Bissau

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) celebrou um protocolo de cooperação com a Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) que tem como objetivo o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais no domínio da atividade portuária entre as duas administrações.

Este documento, assinado em Sines no dia 28 de julho, enquadra-se no relacionamento histórico e cultural entre Portugal e a Guiné-Bissau, que no âmbito marítimo-portuário se materializa na cooperação existente ao nível da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa.

Países lusófonos juntos seriam a décima maior economia mundial

De acordo com a base de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a junção do Produto Interno Bruto (PIB) de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste daria uma riqueza de 1,8 biliões de dólares, equivalente a cerca de 1,5 biliões de euros.

Os dados, consultados pela Lusa, mostram ainda que a riqueza do Brasil é, de longe, a maior da lusofonia.

Devorador do Caribe chega ao Brasil

Aquilo que muitos pesquisadores temiam que acontecesse, de facto aconteceu: o peixe-leão invadiu o Brasil. Um estudo publicado por cientistas brasileiros confirma a captura recente de três indivíduos adultos da espécie em águas nacionais; um nos recifes de coral de Fernando de Noronha e dois na costa Norte do País, em recifes profundos, localizados abaixo da pluma de água doce do Rio Amazonas.

MAYFLOWER 2.0

Um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem.

BRASIL

Porto de Cabedelo bate record de mais de 13 mil toneladas de petcoke movimentadas em 24 horas

A operação do navio graneleiro "Asahi Bulker", que chegou ao Porto de Cabedelo para descarregar mais de 27 mil toneladas de petcoke, registou um recorde de descarga na movimentação portuária da empresa Oxbow Brasil Energia.

No primeiro dia de operação, foram operadas 12 835,890 toneladas de petcoke em 24 horas. No segundo dia, um novo recorde. Em 24 horas de operação, 13.457,420 toneladas descarregadas.

Canal do Suez e proprietária do Ever Given chegam a princípio de acordo

 

A Autoridade do Canal do Suez (SCA) e a proprietária do Ever Given, o navio que interrompeu o tráfego numa das mais importantes vias marítimas comerciais, chegaram a um princípio de acordo, anunciou a seguradora do porta-contentores.

 

Em comunicado, a UK Club, a seguradora do navio que ainda se encontra retido pelas autoridades, explicou que, “após prolongadas discussões com o comité de negociação da Autoridade do Canal do Suez durante as últimas semanas, foi alcançado um acordo de princípio entre as partes”.

 

Pescadores encontram tesouro de 1,2 milhões de euros na barriga de cachalote

Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa do Iémen mudou a vida de 35 pescadores, que encontraram um tesouro de mais de um milhão de euros na barriga do cetáceo.
O grupo detetou a carcaça de cachalote à deriva no golfo de Adem, no sul do Iémen, um dos países mais pobres do mundo, dilacerado por uma guerra civil de vários anos. Na barriga do cetáceo estava um tesouro que mudou a vida de centenas de pessoas.

«Ever Given» ainda dá dores de cabeça: impasse prejudica empresas como a Lenovo ou IKEA

Quase três meses depois de encalhar no Canal do Suez, o navio porta-contentores ‘Ever Given’ continua a dar dores de cabeça a várias companhias; apesar de já não estar preso no canal, o navio continua preso no Egipto, tendo sido confiscado pelas autoridades egípcias: os produtos que transportava, avaliados entre 600 a 700 milhões de dólares, continuam, assim, por chegar ao destino.

Diminu exportação de carvão através do Porto de Nacala

O PORTO de Nacala, na província de Nampula, exportou menos 28% de carvão moçambicano do que o previsto no primeiro trimestre deste ano, anunciou a empresa Nacala Logistics, em comunicado de imprensa. “O embarque atingiu 1,1 milhão de toneladas contra 1,5 milhão de toneladas previstas”, ou seja, “uma diferença em relação ao planificado na ordem de 28%”, lê-se no comunicado.

Os números reflectem o impacto da pandemia de Covid-19 na economia mundial, nomeadamente o abrandamento dos mercados asiáticos, os maiores clientes do carvão moçambicano, principal produto de exportação do país

10 DE JUNHO

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A 10 de Junho, dia da morte de Luís Vaz de Camões, em 1580, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978.

 

JAPÃO

As Misteriosas Pirâmides de Yonaguni

O monumento Yonaguni é uma enorme formação rochosa submarina ao largo da costa de Yonaguni, localizada no sul das ilhas Ryukyu (sudoeste da Ilha de Okinawa) no Japão e somente a 125 km de distância de Taiwan. Essas ruínas submersas tem deixado muitas pessoas intrigadas a respeito da sua origem. Será que realmente são um fenômeno da natureza ou será que foram realmente feitas pelo homem?

As ruínas estão situadas a poucos quilómetros da ilha de Yonaguni-jima, a ilha mais ocidental do Japão, como uma área de 28,88 km² e população de 1.745 habitantes. As ruínas possuem cerca de 200 metros de oeste ao leste, e cerca de 140 metros de norte ao sul. Seu ponto mais alto mede 26 metros.

APÓS BLOQUEIO PELO «EVER GIVEN»

Arrancaram os trabalhos de ampliação do Canal do Suez após bloqueio pelo Ever Given

O Egipto, através da Autoridade do Canal do Suez, iniciou obras com vista à ampliação – de dez quilómetros – do troço sul do trajecto marítimo, onde o navio ‘Ever Given’, da Evergreen, encalhou em Março, levando ao bloqueio de uma das vias de navegação mais importantes do mundo.

Segundo adianta a agência EFE, o almirante Osama Rabie, chefe da Autoridade que tutela o canal, vincou que o projecto tem lugar cumprindo «as directivas do presidente [egípcio] Abdelfatah al Sisi para começar de imediato» a ampliação e «fixar uma agenda para a completar o quanto antes».

Encomendas de navios atingem os níveis mais altos desde 2014

As encomendas de construção de navios em 2021 somam 526 unidades, num total de 46,4 milhões de dwt e 34,6 milhões de toneladas brutas. O número não era atingido desde 2014, segundo dados da Clarkson Research Services.

São 218 porta-contentores que somam 2,2 milhões de TEUs e 22,9 milhões de dwt contratados no ano até agora, cerca de 20% do total de pedidos. Os transportadores de GLP somam 57 encomendas, de acordo com a Clarksons. 88 petroleiros e 81 graneleiros foram encomendados.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família