Início > Brasil

BRASIL

Delegação saudita visita o Porto do Rio de Janeiro

A Diretoria da autoridade saudita para cidades industriais e zonas tecnológicas (MODON) visitou o Porto do Rio de Janeiro na segunda-feira (14), em missão comercial. A delegação foi recepcionada pelo diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jean Paulo Castro e Silva, além de membros de sua equipe e dos superintendentes do Porto do Rio de Janeiro e da Guarda Portuária.

BRASIL

Especialistas apontam que o Porto de Santos se pode tornar um «hub» até 2030

O desenvolvimento e a modernização do Porto de Santos são temas debatidos constantemente pela Companhia Docas do Estado São Paulo (Codesp), a autoridade portuária, e agentes ligados ao setor marítimo e portuário.

No fim de setembro, durante o I Congresso Paulista de Direito Marítimo e Portuário, realizado na Associação Comercial de Santos, o presidente da Codesp, Casemiro Tércio de Carvalho, já apontava para esta necessidade, além de cobrar proatividade por parte daqueles envolvidos na comunidade portuária.

Praticagem do Brasil faz campanha por segurança nas escadas de acesso a embarcações

A passagem do prático da lancha para o navio é o momento mais perigoso para quem exerce a atividade. O profissional tem como função auxiliar o comandante da embarcação e garantir a segurança nas manobras de ingresso e atracação nos portos. Além da dificuldade imposta por ondas e ventos, um em cada oito arranjos no mundo apresenta irregularidades, segundo dados da última pesquisa da International Maritime Pilots' Association (IMPA).

CEARÁ, BRASIL

Nova linha para Espanha e Itália começa a operar no Porto do Pecém

O Porto do Pecém passou a ter conexão directa com o Porto de Valência, em Espanha. Isso porque se iniciou já a operação da nova linha Mediterrâneo da MSC – Mediterranean Shipping Company, empresa especializada no transporte marítimo de contêineres.

BRASIL

Portos movimentam 513 milhões de toneladas no 1.º semestre

O setor portuário brasileiro movimentou 513 milhões de toneladas no primeiro semestre, queda de 3,29% em relação ao mesmo período de 2018, quando as instalações portuárias brasileiras movimentaram 530,5 milhões de toneladas. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o resultado reflete o fraco desempenho da economia brasileira e a retração da economia mundial. Baseada em dados preliminares e no histórico de recuperação do segundo semestre, a Antaq vê tendência de recuperação, podendo até fechar o ano com leve crescimento nos números.

RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Codern e Sindicato dos Trabalhadores Portuários assinam Acordo Coletivo de Trabalho

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado do Rio Grande do Norte (Sinporn) assinaram um acordo coletivo de trabalho autorizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia e aprovado em Assembleia Geral da classe trabalhadora.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro terá moderna sinalização náutica em canal de acesso

Foi aprovada a versão final do projeto de sinalização náutica para o Canal de Cotunduba (conhecido por Canal Varrido), principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte, dada sua característica de profundidade natural mais elevada. O novo balizamento deverá promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações, especialmente no período noturno, viabilizando assim as operações de carga durante a noite.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro espera quadruplicar movimentação de granéis líquidos com retomada de operações para a REFIT

Uma ótima notícia para a economia fluminense. O Porto do Rio de Janeiro tem a expectativa de passar a movimentar cerca de 800 mil toneladas de granéis líquidos por ano para a Refinaria de Manguinhos (atual REFIT), o que corresponderá a um acréscimo de 214% na movimentação dessa natureza de carga no porto, em relação ao volume alcançado em 2018.

VÍDEO

Uma história em cada Porto - Porto de Belém

“Tudo o que eu possuo, tudo o que eu consegui, casa própria, meus filhos se formaram, foi esse Porto aqui que me deu...” é o que Lima conta, ao recordar a sua trajectória no Porto de Belém/PA, que começou em 1974. Ele foi motorista, empilhador, presidente do Sindicato dos Portuários e também operador de Cábrea. Alguns podem perguntar-se, “será que ele pensa em parar”? O próprio Lima responde: “só largo o meu cariri no último pau-de-arara”.

BRASIL

Porto de Itajaí recebe desembarque de 840 veículos importados e ultrapassa a marca de 31 mil unidades

O berço 3 do Porto de Itajaí recebeu através do sistema de operações Roll On Roll Off, mais uma atracação de veículos importados da General Motors (GM).O navio de bandeira panamenha – GUANGZOUHIGHWAY, de 180 metros de comprimento por 32 de boca (largura), pertence ao Armador K-Line, e trouxe a bordo 840 veículos dos modelos Equinox (820) e Camaro (20) totalizando 1.455.680 quilos.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Guarda Portuária participa em Simpósio de Segurança

Com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a segurança pública da cidade, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis realizou o I Simpósio de Segurança Pública, entre os dias 12 e 14 de setembro. A Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro marcou presença no evento, que reuniu autoridades, agentes de segurança, empresários e sociedade civil.

VÍDEO

Uma história em cada Porto - Porto de Paranaguá

No quarto episódio da série "Uma história em cada porto", o coordenador operacional do Porto de Paranaguá, Kozo Kawata, conta a sua trajectória no terminal paranaense, que começou na década de 1970.

BRASIL

Docas do Rio participa em Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) marcou presença no 28º Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) nos dias 12 e 13, em Salvador/BA. Os gerentes de Fiscalização de Operações do Porto do Rio de Janeiro, João Paulo Limenzo, e de Inteligência de Mercado e Estatística, Rafael Pina, participaram no evento, que reuniu especialistas de 25 portos organizados, 10 terminais arrendados e 20 terminais privados.

VÍDEO

Uma história em cada Porto - Porto de Maceió

Berenaldo é técnico portuário e deixou as emoções transbordarem ao contar a sua história com o Porto de Maceió, que começou há mais de 50 anos. Ele conhece a estrutura do terminal de olhos fechados, pois faz uma caminhada pelo local todos os dias ao chegar para trabalhar.

BRASIL

Transporte fluvial garante a deslocação de pessoas e cargas na região Amazónica

Na região Norte, os rios são as estradas para a deslocação de cargas e passageiros. A malha hidroviária de mais de 16 mil quilómetros de rios navegáveis na região é a ligação entre os grandes centros das capitais, os municípios do interior e as comunidades ribeirinhas, localizadas em áreas mais remotas. É também a solução logística para o desenvolvimento social, económico e cultural da população local.

A movimentação é grande. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Norte concentra cerca de 9% da população brasileira (quase 18 milhões de habitantes) e, desse total, 26% encontram-se na zona rural. Todos os dias, milhares de pessoas deslocam-se para as cidades maiores em busca de encomendas, cargas e mercadorias, que vão desde alimentos até medicamentos, materiais de higiene e de construção, entre outros. Há também aqueles que saem de suas casas, nas comunidades mais isoladas, para trabalhar, estudar ou para fazer um tratamento médico.

BRASIL

Projecto para nova sinalização náutica avança no Rio de Janeiro

Os membros do Grupo de Trabalho (GT), formado para estudar projetos de melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro, bem como do tráfego marítimo na Baía de Guanabara, reuniram-se na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Durante o encontro, os representantes da CDRJ, da Praticagem do RJ, dos Terminais de Contêineres e da Marinha, assistiram à apresentação da versão inicial do projeto de sinalização náutica para o Canal de Cotunduba, elaborado pela empresa Precursore.

VÍDEO

Uma história em cada Porto - Porto de Santos

No primeiro episódio da série "Uma história em cada porto" vamos conhecer a jornada do engenheiro eléctrico Osvaldo Barbosa, que há mais de quatro dácadas se dedica ao Porto de Santos, São Paulo, Brasil.

BRASIL

Porto de Santos com record histórico de 12,7 milhões de toneladas movimentadas em Julho

De acordo com dados veiculados pela Gerência de Tarifas e Estatística da Autoridade Portuária de Santos, Julho registou a melhor movimentação mensal de cargas de sempre, com um resultado de 12,7 milhões de toneladas movimentadas, um número que supera, por +2,1%, o anterior registo máximo, fixado nos 12,4 milhões de toneladas (obtido em Agosto de 2018).

CEARÁ, BRASIL

Pecém: capacidade de operação do porto sobe com ampliação de pátio

Após dois meses de obras – e um investimento de, aproximadamente, R$ 280 mil –, a ampliação da área de cargas perigosas do Porto do Pecém acaba de ser concluída. O investimento, feito pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), duplicou de 300 para 600 contêineres a capacidade do espaço destinado à armazenagem temporária de cargas consideradas perigosas ou especiais, como produtos químicos e/ou de fácil combustão.

BRASIL

Complexo de Suape contrata startup pernambucana para desenvolver plataforma de inteligência portuária

A inclusão de sistemas como big data, blockchain (protocolo de confiança) e inteligência artificial têm provocado mudanças em modelos de gestão no setor público. São ferramentas tecnológicas e digitais que auxiliam as administrações a melhorar a eficiência de seus serviços. Apostando nessa tendência e no movimento de estreitar os laços com o ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado, o Complexo de Suape assinou contrato com a startup pernambucana Fábrica de Negócio, uma empresa especializada em Analytics e que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para análise e cruzamentos de grandes volumes de dados. Produto made in Pernambuco. A previsão é que os trabalhos de implementação da solução comecem a partir de setembro.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)