Início > Brasil

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe delegação do Porto de Shanghai

Uma delegação da administração do Porto de Shanghai, considerado um dos maiores do mundo, conheceu o Porto do Rio de Janeiro no dia 10. Durante a visita, o diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jean Paulo Castro e Silva, e executivos das empresas arrendatárias MultiTerminais, ICTSI, Triunfo Logística e CSN, apresentaram aos chineses como a parceria entre os setores público e privado promove e administra o investimento nos portos da CDRJ e no setor portuário brasileiro.

BAHIA, BRASIL

Codeba premiada três vezes por desempenho ambiental pela Antaq

Os três portos públicos da Bahia foram premiados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), todos na mesma categoria, por apresentar Maior Evolução Anual 2018 do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). O Porto de Ilhéus, primeiro colocado, saiu de 42,43 pontos para 68,63 pontos; o Porto de Aratu, tinha 40,81 e chegou a 58,72 em pontuação e o Porto de Salvador de 48,41 para 62,62.

BRASIL

W. Dias trata com grupo português da hidroferrovia para o Matopiba

O governador Wellington Dias, acompanhado do senador Marcelo Castro, reuniu-se, em Brasília, com empresários do grupo português Grão Pará Multimodal (GPM). Na ocasião, trataram da viabilidade de uma integração hidroferroviária na região do Matopiba.

“O GPM é um grupo que já investe no Porto de Itaqui e apresentou interesse em trabalhar com Piauí e Maranhão na infraestrutura ferroviária e hidroviária. Eles devem apresentar um esboço de projeto, que mostrará a sua viabilidade, e, com isso, atuaremos na expectativa de uma agenda com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, com o objetivo de convencer o governo federal de que uma hidroferrovia, que integrará a região da produção agrícola e mineração, é uma importante obra estruturante”, disse o governador.

BRASIL

Investidores dos Emirados Árabes visitam o Porto do Rio de Janeiro

No intuito de estreitar as relações e ampliar os negócios no Brasil, empresários da cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, visitaram o Porto do Rio de Janeiro.

Os diretores da Zona Industrial Khalifa e da empresa Abu Dhabi Ports, que administra e opera portos e terminais, foram recebidos pelo diretor de Relações Comerciais e Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jean Paulo Castro e Silva, junto com a equipe técnica da CDRJ.

BRASIL

REFIT volta a operar no Porto do Rio de Janeiro

Concluída a fase de testes, a Refinaria de Manguinhos (atual REFIT) voltou a operar no Porto do Rio de Janeiro com a embarcação Stena Performance, que descarregou 40.000m³ de granel líquido condensado através dos dutos submarinos, o que corresponde a aproximadamente 26.000 toneladas.

BRASIL

Capacidade de movimentação de granéis vai crescer 140% em Paranaguá

O Porto de Paranaguá deu início à montagem dos equipamentos que vão operar no novo berço 201. O futuro Corredor de Exportação Oeste vai interligar cinco terminais de granéis e movimentar 6 milhões de toneladas de grãos por ano – um aumento de 140% na capacidade atual, que é de 2,5 milhões de toneladas.

BRASIL

CDRJ participa na ENAEX 2019

Diretores e gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participaram, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), no Centro de Convenções SulAmérica. O evento, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), visa discutir, analisar e criar proposições que levem à expansão competitiva e sustentável do setor. Na edição deste ano, o tema central foi "Produtividade e competitividade abrindo mercados externos".

BRASIL

Set Port pretende aumentar em 200% as operações com aquisição de área no Porto de Santos

A empresa Set Port arrematou a Área 3 do Cais do Saboó, do Santos Port Authority (SPA), na seleção simplificada de áreas realizada a 18 de novembro, em São Paulo. A área, que possui 21 mil metros quadrados, localizada à margem direita do Porto, recebeu da empresa a oferta de R$ 253. 444,00.

BRASIL

Docas do Rio e demais Autoridades Portuárias reúnem-se em Brasília

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, reuniu-se, em Brasília, com diretores dos principais portos públicos do país. O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira participou no encontro, em que foram discutidos assuntos diversos como o acompanhamento dos resultados de melhoria de gestão das Companhias Docas e dos Portos Delegados e a divulgação do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias, previsto para o primeiro trimestre de 2020.
 

BRASIL

Nova medida operacional acelera produtividade e reduz tempo de atracação nos portos baianos

Visando aumentar a produtividade, reduzir o tempo das embarcações atracadas e as despesas para os importadores e usuários, a CODEBA lançou um desafio para operadores portuários. Trata-se de uma medida operacional inovadora para granéis sólidos minerais, que tenham interesse em antecipar a descarga no Porto de Aratu. Para fazer uso da condição é preciso comunicar à Autoridade Portuária com 15 dias de antecedência da chegada da embarcação, se comprometer a produzir seis mil por dia, descarregar até 50% do volume total do navio e ainda comprovar que o próximo porto a atracar é um porto nacional.

BRASIL

Governador de Santa Catarina defende concessão de portos públicos do estado

Durante palestra para empresários no Lide SC, o governador Carlos Moisés da Silva defendeu a concessão de portos públicos de Santa Catarina para a iniciativa privada. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias (Fiesc), em Florianópolis. A fala de Moisés veio em resposta a uma pergunta do presidente da entidade, Mario Cezar Aguiar, sobre investimentos em infraestrutura.

Porto brasileiro de São Luís será alvo de investimento chinês de mil milhões de dólares

O porto brasileiro de São Luís, localizado no norte do estado do Maranhão, é alvo da cobiça chinesa e, segundo fontes ligadas ao processo, deverá receber um portentoso investimento oriental de mil milhões de dólares, através da empresa China Communications Construction Company.

BRASIL

Movimentação de contentores sobe no Porto de Santos

O Porto de Santos registou em setembro a 2ª maior movimentação mensal de contêineres da história, com alta de 9% em relação a setembro de 2018. Foram 386.165 TEUs (medida padrão que equivale a um contêiner de 20 pés), resultado apenas menor que o registado em agosto de 2018 (387.791 TEUs). No total geral de toneladas movimentadas o resultado teve leve queda, de 0,1%, em relação ao mesmo período de 2018, para 11.569.319 toneladas.

BRASIL

BTP alcança a marca de 5 milhões de contentores movimentados

A Brasil Terminal Portuário (BTP) alcançou a marca total de cinco milhões de contêineres movimentados. O número foi alcançado em operado no navio "SM Vancouver", de bandeira liberiana.

A movimentação de carga conteinerizada na BTP tem-se mantido crescente. De janeiro a outubro deste ano, a empresa movimentou 850.261 unidades. O resultado do acumulado de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado — em que operou 782.545 contêineres —, indica um crescimento de cerca de 9%. Além disso, no mês de outubro deste ano o terminal também registrou recorde histórico no volume de cargas movimentadas em um único mês: foram, no total, 103 mil contêineres operados.

BRASIL

Superintendente do Porto de Itajaí visita órgãos intervenientes do Complexo Portuário

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez uma visita a duas unidades que fazem parte dos Órgãos Intervenientes, localizadas no prédio da CIA – Centro Integrado de Atendimento, e que estão inseridos dentro do Complexo Portuário de Itajaí.

Desde maio, quando assumiu a função de superintendente, Fábio e sua equipe tem atendido muitas demandas, todas prioritárias para a evolução do Porto de Itajaí, sendo colocadas em prática no que diz respeito ao atendimento pessoal interno e externo.

RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

CODERN participa em reunião com bancada federal e reivindica emendas ao Orçamento 2020

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), representada pelo assessor Leandro Bandeira, participou dia 16 em reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte, quando apresentou pleitos de emendas no Orçamento de 2020 para o Terminal Salineiro de Areia Branca e para o Porto de Natal.

BRASIL

Navegação interior cresce no Rio Grande do Sul

A inauguração do Contesc (Terminal de Santa Clara) completa três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio Jacuí e comemora crescimento anual acima de 100% na movimentação de contêineres por navegação interior. Desde o início das operações, o terminal já movimentou mais de 99 mil TEUs.

BRASIL

Melhorias no acesso marítimo ao Porto do Rio de Janeiro ocorrerão em breve

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) encaminhou formalmente à Praticagem o projeto de sinalização náutica do Canal de Cotunduba, para emissão de seu parecer técnico, conforme previsto nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM). O “Canal Varrido”, como é conhecido, é o principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte. Assim que houver a apreciação da Praticagem, o projeto será encaminhado à Capitania dos Portos para análise e alteração das cartas náuticas pela Marinha do Brasil (MB), o que se espera acontecer ainda este ano.

BRASIL

TCU autoriza o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza

O leilão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (TMP) foi autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Este é o último passo antes da publicação do edital, que ocorrerá ainda este ano, com sessão pública a ser realizada no primeiro trimestre de 2020. O equipamento conta com uma estação de passageiros de 9 mil metros quadrados, estacionamento aberto com 443 vagas e pátio de área pavimentada de 40 mil metros quadrados.

BRASIL

Movimentação de petróleo no Porto do Mucuripe ultrapassa um milhão de toneladas no primeiro semestre

A movimentação de granel líquido no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, atingiu 1.142.875 toneladas no primeiro semestre deste ano. De 2015 até julho de 2019, entre combustíveis, lubrificantes, gasolina A, óleo diesel, querosene de aviação e outros derivados de petróleo, o terminal marítimo registrou um total de 10 milhões de toneladas de cargas, entre embarques e desembarques.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012