Início > Brasil

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes obteve crescimento de 3% na movimentação de cargas com contentores cheios

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou durante o mês de agosto uma movimentação de 1.589.556 toneladas em 85 escalas, totalizando a movimentação anual para 646 escalas com 11.457.703 toneladas.

Na movimentação de contêineres cheios e suas respectivas operações, o crescimento foi de 3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1.470.384 contra 1.420.702 toneladas.

Engenharia da Complexidade desenvolve soluções para o Porto do Recife

O Porto do Recife recebeu os alunos e professores do curso de Engenharia da Complexidade da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco), que apresentaram no auditório do ancoradouro os projetos desenvolvidos dentro do Acordo de Cooperação Técnica, assinado com a universidade, no dia 20 de julho, com duração de cinco anos e que irá fomentar o desenvolvimento de novas soluções para as operações portuárias do ancoradouro recifense.

Porto do Rio de Janeiro ganha Posto Avançado de Credenciamento de Visitantes

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) inaugurou o Posto Avançado de Credenciamento de Visitantes no Porto do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto da Autoridade Portuária em parceria com as empresas arrendatárias dos terminais, por meio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj).

A Guarda Portuária da Docas do Rio informou que a nova instalação visa promover um atendimento presencial em determinadas situações como demandas urgentes ou imprevistas, que não foram previamente cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD), mas que precisam estar registradas e documentadas de forma adequada, a fim de garantir o controle e a segurança.

BAHIA, BRASIL

Colaboradores da CODEBA realizam mestrado em Logística e Gestão Portuária

Após criteriosa análise curricular, os colaboradores da CODEBA, Deivson de Sena Pinto, gerente de Desenvolvimento de Negócios (GDN), e Daniel Luz de Carvalho, chefe de serviço da Gerência de Assuntos Estratégicos (GAE), foram selecionados para ingressar no Programa Master em Logística e Gestão Portuária, da "Fundación Valenciaport", em Valência (Espanha).

BRASIL

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes regista milésima manobra na área da Nova Bacia de Evolução

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou a marca de 1.000 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A milésima (1.000ª) manobra ocorreu ré, sendo puxado por quatro rebocadores, e, iniciou às 15:00h com o navio MSC AGRIGENTO, de bandeira do Panamá, medindo 299,95 metros de comprimento por 48,20 de largura.

Vindo do Porto de Paranaguá (PR), o navio MSC AGRIGENTO partiu seguindo seu trajeto marítimo, com destino ao porto de Santos (SP), e, de acordo com informações do setor de operações, operou 2.297 mil contêineres (TEU’s), registrando 34.842 toneladas.

BRASIL

Porto de Santos movimenta 95,5 milhões de toneladas até julho, crescimento de 7,3%

O desempenho da movimentação de cargas no mês de julho e no acumulado dos sete primeiros meses do ano no Porto de Santos atingiu índices de crescimento significativos. Apresentando aumento contínuo no acumulado do ano, o Porto totalizou 95,5 milhões de toneladas, aumento de 7,3%, a maior marca para esse período. O resultado de julho totalizou 14,5 milhões de toneladas (melhor marca para esse mês), 15,3% acima do mesmo período de 2021.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro passa por treinamento de acordo com Plano de Controle de Emergência

Em cumprimento ao cronograma previsto de ações preventivas, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) promoveu um treinamento no Porto do Rio de Janeiro, de acordo com cenário do Plano de Controle de Emergência (PCE). O treinamento teórico foi realizado no Auditório da Polícia Federal, nos dias 17 e 18 de agosto, e o simulado prático aconteceu no Cais Público do porto, nos dias 22 e 23 de agosto, envolvendo ‘stakeholders’ internos e externos e abrangendo os aspectos de preservação ao Meio Ambiente e à Segurança do Trabalho.

BRASIL

Portos do Paraná são os maiores responsáveis pelos empregos em Paranaguá e Antonina

A actividade portuária é a principal responsável pelos empregos gerados em Paranaguá e Antonina, no Litoral do Estado. São mais de 9 mil trabalhadores envolvidos diretamente com as operações dos Portos do Paraná, incluindo a armazenagem de produtos.

Além disso, as instalações geram milhares de postos de trabalho indiretos, no transporte de cargas, nos serviços aos caminhoneiros, no comércio das cidades e no atendimento aos portuários.

Porto Itapoá é o primeiro porto do Brasil a contar com gaiola modelo gôndola

O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário do Brasil a contar com a gaiola de peação e despeação modelo gôndola. O equipamento é afixado nos portêineres para manter a segurança dos auxiliares de operações, que são os profissionais responsáveis por destravar ou travar os contêineres a bordo.

Além de potencializar a segurança, a gaiola irá maximizar a velocidade da operação em até 40%, garantindo ainda mais eficiência em nossas operações. Para o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, a aquisição mostra a constante busca do Terminal em evoluir suas operações. “Entendemos que segurança e eficiência estão diretamente ligadas e por isso temos feito investimentos não só em equipamentos, mas também treinamento da nossa equipe”, comentou.

O valor do mar no PIB brasileiro

O Brasil possui em sua jurisdição uma área oceânica com cerca de 5,7 milhões de km2, que é fundamental para a economia do País. Esse extenso espaço marítimo dispõe de grande diversidade de recursos naturais, a exemplo de pescados, bem como riquezas minerais e energéticas, incluindo fosfato, hidratos de gás e petróleo. Geralmente, as pessoas associam o mar a lazer e férias – e de facto, o turismo faz parte –, mas nem todos se dão conta da importância económica de todas essas actividades que envolvem, ainda, transporte marítimo, pesca e aquicultura, indústria naval e desportos náuticos.

Fiec recebe comitiva de Portugal para debater potencial cearense na economia do mar

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) recebeu uma comitiva de Portugal durante missão institucional e empresarial sobre economia do mar. O Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, recepcionou o Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa, entre outras autoridades do país europeu, para assinatura de memorandos de entendimento e apresentação dos potenciais cearenses no mercado.

Transporte por cabotagem cresce no Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), movimentou 1,163 milhões de toneladas no transporte por cabotagem, no 1º quadrimestre deste ano, o que representa 745 mil toneladas a mais que o volume registaado no mesmo período em 2021. O percentual de crescimento é de 178,4% na comparação de 2022 x 2021. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente.

BRASIL

Presidente da Docas-PB representa Abeph e participa em seminário de Governança Portuária em Curitiba

Realizou-se recentemente um seminário de Governança Portuária, em Curitiba. O evento é uma realização da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa, com apoio institucional da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). A diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba e vice-presidente da Abeph, Gilmara Temóteo, participou no evento.

A programação incluiu painéis sobre logística portuária, gestão dos portos públicos, regulação portuária e direito do trabalho, e contou com a presença de juristas (STF, TCU, TST, PGR e Tribunais Regionais Federais, por exemplo), gestores públicos de diversos estados e pesquisadores.

BRASIL

Docas do Rio recebe prémio do Ministério da Infraestrutura por avanço no índice de gestão

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), administradora dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, recebeu o “Prémio Portos + Brasil” do Ministério da Infraestrutura (MInfra) pela terceira colocação na categoria “Avanço do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP)”. A cerimónia que marcou a terceira edição da premiação, em reconhecimento à excelência de todo o sector portuário, aconteceu no Clube Naval, em Brasília.

BRASIL

Comemorações dos 112 anos do Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro completou 112 anos e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do porto, comemorou a data com diversos projetos em andamento para a melhoria da infraestrutura aquaviária e terrestre, a elevação dos níveis de segurança, além da busca de novos negócios e mais sustentabilidade. Com as ações, a Autoridade Portuária objetiva aumentar a eficiência logística, visando o crescimento da movimentação de cargas e maior competitividade no mercado.

BRASIL

Investimentos no Porto de Cabedelo na agenda de reunião na Secretaria de Portos

A Presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, cumprindo agenda em Brasília, participou em reunião com o Secretário de Portos, Mário Povia.

Em pauta, o avanço dos investimentos das empresas arrendatárias nas áreas primaria e secundária do Porto de Cabedelo, com melhorias no cais público, armazéns e instalações.

6 novos terminais privados no Brasil vão gerar R$10,3 bilhões em novos investimentos

No primeiro semestre de 2022, o governo federal deu autorização para a construção de seis novos Terminais de Uso Privado (TUPs) no país. Caso os projetos de fato se concretizem, deverão gerar R$ 10,3 bilhões em novos investimentos, segundo a DataPort, banco de dados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados).

BRASIL

Sector portuário movimenta 477,8 milhões de toneladas entre janeiro e maio

Nos cinco primeiros meses de 2022, o sector portuário nacional movimentou 477,8 milhões de toneladas. A navegação interior foi o destaque no período, sendo responsável pela movimentação de 33,7 milhões de toneladas, uma alta de 5,54% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da ANTAQ e foram disponibilizados no Painel do Estatístico Aquaviário.

Entre as principais mercadorias transportadas pelas vias fluviais estão: adubos (+94,5%), milho (+84%), petróleo e derivados, sem óleo bruto, (+37,7%) e minério de ferro (+13,5%).

BRASIL

Norsul cria rota de cabotagem para transportar biodiesel

A Norsul, empresa de logística multimodal com soluções inovadoras de Norte a Sul, criou uma rota inédita de Cabotagem para a BSBIOS, empresa do ECB Group e líder nacional em biodiesel no Brasil, realizando o primeiro transporte deste biocombustível com neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa. O trajecto feito pelo navio Taruca começou no Porto de Paranaguá, no Paraná, e seguiu em direcção ao Porto de Suape, em Pernambuco. O transporte durou cerca de 14 dias e marca a estreia do fornecimento do biocombustível da BSBIOS para a região Nordeste.

BRASIL

Terminal de Contentores de Paranaguá vai investir mais de R$ 370 milhões até final de 2023

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, anunciou plano de investimento portuário de mais R$ 370 milhões. Até 2023, o valor será aplicado em melhorias de infraestrutura do terminal. Entre elas: a compra de 11 novos guindastes, aumento de 43% da capacidade para contêineres refrigerados, novos acessos para caminhões e modernização de sistemas.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)