Início > Brasil

BRASIL

Porto Organizado de Itajaí promove audiência pública

Será realizada esta terça-feira (17), na Superintendência do Porto de Itajaí, a Audiência Pública que visa à discussão de Revisão da Poligonal da Área do Porto Organizado de Itajaí. O encontro está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) e será realizada no Auditório Martin Schmeling, na Superintendência do Porto de Itajaí, entre 14:30 e 17:30 horas.

Consolidação do «Conhecimento de Embarque» será electrónico e obrigatório a partir de Outubro

O contrato do seguro de Transporte é feito a partir do “Conhecimento de Embarque”, um documento emitido pelo transportador que descreve o tipo e a quantidade de mercadorias embarcadas, além de apontar o embarcador, o consignatário, os locais de início e fim de viagem, além do valor do frete.

BRASIL

Oportunidades vindas do Brexit

A decisão do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) de romper o acordo com a União Europeia (UE) depois de 44 anos pegou o mundo de surpresa. Com isso, abriu-se a possibilidade de uma nova rodada de negociações entre os envolvidos e possibilidades de acordos bilaterais com países com fora do eixo europeu.

Porto de Santos quebra recorde mensal consecutivo com movimentação superior a 12 milhões de toneladas

A movimentação de cargas no Porto de Santos registou, em agosto, novo recorde mensal, atingindo o total de 12.342.511 toneladas. Após romper a barreira dos 12 milhões de toneladas, até então o maior movimento mensal da história, verificado em julho último, o novo record superou em 2,4% e em 15,8% o resultado de agosto do ano passado (10.661.252 t).

Assinado Plano de Área e Plano de Ajuda Mútua do Complexo Portuário de Itajaí

Em 20 de setembro foi realizado no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, a solenidade de Assinatura do Plano de Área (PA) e Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Complexo Portuário de Itajaí.

BRASIL

Comitiva da União Europeia conhece diferenciais logísticos do Porto Itapoá

O Porto Itapoá recebeu representantes de países-membros da União Europeia com embaixadas no Brasil. A comitiva de 20 pessoas, a maioria de especialistas nas áreas económica e comercial, viajou a Santa Catarina para conhecer as potencialidades industriais e as oportunidades de negócios, bem como para ver de perto os diferenciais logísticos do Estado. A visita a Itapoá cumpriu este objectivo.

BRASIL

Receitas portuárias em crescimento no Porto do Rio Grande

A Superintendência do Porto do Rio Grande realizou análise de sua estrutura financeira nos oito meses do ano já concluídos. Os três principais terminais: Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande tiveram aumento de receita nesse período. O facto é factor de comemoração visto que a situação económica nacional e internacional é factor preponderante e com reflexo direto na autarquia.

BRASIL

Obra de modernização entrega mais 150 metros no Porto do Rio Grande

Foi entregue mais uma etapa da obra de modernização do Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande. Nesta manhã, 150 metros foram entregues. A obra está em execução desde 2014 e deve ser entregue completamente concluída ainda este ano. A obra está sendo executada pela Cejen Engenharia com recursos do Governo Federal. Até o momento, já são 975 metros entregues à operação em fase de testes.

PALESTRA A 6 DE OUTUBRO | RIO DE JANEIRO

Director Geral do NEDIN na Escola Superior de Guerra

O Director Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF – Universidade Federal Fluminense, Prof. Eng° Adalmir José de Souza, foi convidado pelo MRE- Ministério das Relações Exteriores do Brasil - a proferir uma palestra no Curso para Diplomatas dos Estados-Membros da CPLP, no dia 6 de outubro, às 10 h, na ESG – Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.

BRASIL

Arrendamentos aumentarão carregamentos em Paranaguá

Os novos projetos de arrendamentos previstos para o Porto de Paranaguá (foto) aumentarão em 57% a capacidade de carregamento diário de grãos no terminal paranaense. Atualmente, estão interligados ao Corredor de Exportação (Corex) do Porto de Paranaguá dez empresas e uma outra está em fase de implantação. A capacidade estática do Corex gira em torno de 1,5 milhão de toneladas, com capacidade de embarque estimada de 140 mil toneladas/dia.

BRASIL

Navios ainda maiores no Porto Itapoá

Terminal já possuía autorizações para a operação dos maiores navios que navegam na costa brasileira. Com os novos parâmetros autorizados, capacidade das embarcações com destino ao Porto Itapoá deve aumentar em até cinco mil toneladas por navio.

BRASIL

Porto de Santos começará a utilizar a hidrovia para o transporte de cargas

O director-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, anunciou que o Porto de Santos, no litoral paulista, começará a utilizar hidrovias para a movimentação de mercadorias. O projecto será apresentado à iniciativa privada em outubro e já há interessados em utilizar o sistema, que usará o Rio Cubatão e deve ajudar a reduzir os gargalos logísticos.

BRASIL

Terminal Multicargas do Porto do Açu recebe primeiro navio do tipo Panamax

O Porto do Açu regista a atracação do primeiro navio Panamax no Terminal Multicargas (T-MULT), na primeira semana deste mês. A embarcação ‘White Whale’, vinda de Vancouver, no Canadá, trouxe 39 mil toneladas de carvão para o Açu e foi descarregada com o apoio de 18 carretas que fazem o transporte de carga do cais para o pátio de graneis do terminal.

BRASIL

APM Terminals Itajaí dá as boas-vindas à nova rota da Ásia

Com 300 metros de comprimento e 49 metros de largura, o navio San Vicente, do armador Hamburg Sud, atracou dia 9 de setembro no berço 2 da APM Terminals Itajaí. A operação marcou a estreia da nova rota que liga a Costa Leste da América do Sul aos mercados da Malásia, Singapura, China e Coreia do Sul. O serviço será operado por 13 navios porta-contentores dos armadores Hapag Lloyd, NYK, Hamburg Sud, ZIM, UASC e HMM.

BRASIL

Inaugurado primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país

  Às zero horas do dia 4 de Setembro entrou em operação o primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país no Porto de Vitória. O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System), opera no cais de Capuaba, em Vila Velha.

O sistema é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários.

PARANAGUÁ, BRASIL

TCP abre inscrições para Programa de Trainee 2018

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contentores de Paranaguá, acaba de iniciar a versão 2018 do seu Programa de Trainee, com o objectivo de seleccionar jovens talentos com perfil empreendedor para compor nas áreas Comercial, de Novos Negócios, Operações Logísticas, Controladoria e Gestão de Fluxo da Empresa. As vagas são para trabalhar em Curitiba, em Paranaguá e em outras cidades do interior do Paraná.

Gigante chinesa compra empresa que administra segundo maior porto do Brasil

A gigante das operações portuárias China Merchants Port comprou 90% da empresa brasileira TCP Participações, que administra o porto de Paranaguá, o segundo maior porto do Brasil, informa a empresa sul-americana.

Segundo um comunicado enviado ao mercado pela TCP, o acordo entre as duas companhias foi fechado por 2,89 mil milhões de reais (cerca de 770 milhões de euros) em uma transação que sacramentou a entrada do conglomerado chinês no mercado brasileiro.

BRASIL

ANTAQ realiza encontro sobre o Sistema de Desempenho Portuário

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou o 26º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP). O encontro aconteceu no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão.
Além de especialistas da ANTAQ e do escritório da Agência em São Luís, participaram membros da Coordenação Nacional de Estudos e Desempenho Portuário, representantes da Sociedade de Portos e Hidrovias e representantes de 15 portos organizados brasileiros.

BRASIL

Porto de Santos quebra recordes de movimentação

O Porto de Santos registou recordes históricos de movimentação mensal e acumulada de cargas, ultrapassando, pela primeira vez, as marcas de 12 milhões de toneladas ao mês e de 70 milhões de toneladas no período.

O mês de julho, fortemente impulsionado pelas exportações, atingiu o total de 12.053.697 toneladas, superando em 5,75% a até então melhor marca mensal, verificada em maio último (11.397.641 toneladas) e superando em 18,4% o movimento de julho do ano passado (10.182.378 toneladas), com as exportações alcançando crescimento de 23,1%.

BRASIL

Pecém deve ter nova rota para a China em 2018

Administradora do Porto do Pecém, a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) espera firmar parceria com empresa de transporte marítimo até março de 2018 para a operação de uma nova rota até os portos de Xangai e/ou Hong Kong, na China, que seria feita pelo novo canal do Panamá, por onde passam os maiores navios cargueiros do mundo, chamados de Pós-Panamax.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012