Início > Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde realça investigação para desenvolvimento técnico-científico no Atlântico

Num país como Cabo Verde, a investigação para o desenvolvimento técnico-científico e a valorização económica no oceano Atlântico surge como uma oportunidade, declarou na cidade da Praia o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Governo de Cabo Verde cria taxa para financiar segurança marítima

O governo de Cabo Verde aprovou um decreto-lei que cria a taxa de segurança marítima, cuja receita será utilizada para financiar a prestação de serviços de qualidade a nível de controlo e gestão de tráfego marítimo, anunciou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz da reunião.

O ministro Fernando Elísio Freire recordou que Cabo Verde é um arquipélago e que se têm registado nos últimos tempos alguns acidentes envolvendo embarcações cabo-verdianas, indo a taxa agora criada financiar a segurança marítima nos mares do país.

PAULO VEIGA | CABO VERDE

O mar pode dar muito mais

Primeiro no Parlamento, depois em São Vicente, a economia marítima foi o tema em destaque nas últimas semanas. Para perceber a visão do governo para o sector, o Expresso das Ilhas entrevistou o Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima. Paulo Veiga fala do que estava feito e do que estava por fazer, das mudanças recentes e do futuro da chamada economia azul.

CABO VERDE

Empresários nacionais desafiam Portugal a deslocalizar empresas para o país

Os empresários cabo-verdianos desafiaram Portugal a abrir uma linha de crédito de apoio às exportações portuguesas para o país e a promover a deslocalização de algumas empresas para Cabo Verde para aproveitar o mercado da CEDEAO.

O desafio foi lançado ao secretário de Estado Adjunto e do Comércio de Portugal, Paulo Alexandre Ferreira, pelo presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Jorge Spencer Lima, durante um encontro com empresários, na cidade da Praia.

Transinsular na corrida ao transporte marítimo inter-ilhas de Cabo Verde

A Transinsular (Grupo ETE) está na corrida ao concurso internacional público de concessão de transporte marítimo de passageiros e carga inter-ilhas, segundo avança o “Africa Monitor Intelligence”.

Recorde-se que a Transinsular tem apostado forte no mercado de Cabo Verde e foi notícia recente pelo lançamento do serviço “LINCE CLASS”, para Cabo Verde, complementado pelo “ATOBÁ”, de cabotagem inter-ilhas.

MARINHA PORTUGUESA EM CABO VERDE

NRP Bérrio entrega bens de cariz social a instituições do Mindelo

A tripulação do navio reabastecedor Bérrio, durante a sua atual missão em Cabo Verde, entregou às instituições SOS Aldeias e Apoio Social da Câmara Municipal de Mindelo roupas, brinquedos e material escolar angariados pelas unidades da Marinha Portuguesa, no âmbito de uma recolha solidária realizada pela guarnição do navio, em dezembro do ano anterior, tendo sido recolhidas cerca de 3,5 Toneladas de material.

CABO VERDE

Porto da Palmeira recebe visita do Ministro dos Transportes, Turismo e Economia Marítima

O Ministro dos Transportes, Turismo e Economia Marítima, José Gonçalves, visitou o Porto da Palmeira, na ilha do Sal, tendo sido recebido pelo Director do porto, Nelson Freire. Durante a visita o Ministro teve a oportunidade de presenciar nos diferentes cais as operações de carga e descarga de navios que decorriam no momento

CABO VERDE

ENAPOR a crescer de Santo Antão à Brava

Os Portos de Cabo Verde ultrapassaram a barreira de 2 milhões de toneladas de mercadorias. Em 2017 estabeleceu-se um novo recorde de movimentação de mercadorias, com uma cifra de 2,3 Milhões de toneladas e um crescimento à volta de 12,3%.

Cabo Verde lança concurso internacional para transporte marítimo inter-ilhas

O Governo de Cabo Verde lançou um concurso público internacional para selecionar um parceiro estratégico para, através da concessão única, fazer a gestão e exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiros e cargas inter-ilhas.

Empresa chinesa Shandong Hi-Speed Group interessada na Zona Económica Especial de Economia Marítima de Cabo Verde

Representantes da empresa chinesa Shandong Hi-Speed Group Co. manifestaram “enorme interesse” em participar no desenvolvimento da Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente, garantiu o ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, no final da visita efectuada àquela ilha de Cabo Verde por uma delegação empresarial da China.

Ministério da Economia Marítima de Cabo Verde fica sedeado na ilha de São Vicente

O Ministério da Economia Marítima de Cabo Verde será inaugurado a 22 de Janeiro, dia do município de São Vicente, na cidade do Mindelo, a mais populosa da ilha e a segunda maior do arquipélago, anunciou quarta-feira o ministro José Gonçalves.

CNN escolhe Cabo Verde como destino a conhecer em 2018

A CNN elege Cabo Verde entre os destinos a visitar este ano. Na secção Travel do seu site, a cadeia de televisão norte-americana apresenta o arquipélago como um país conhecido “pela música, cultura e lindas praias”.

Publicada no dia 1 de Janeiro, a lista de 18 destinos a visitar ao longo deste ano coloca Cabo Verde na primeira posição. Os jornalistas da CNN Travel destacam a experiência de viagem que resulta da mistura entre influências brasileiras, africanas e ibéricas, “num lugar abençoado com um cenário e clima incríveis”.

LUÍS MIRA DE OLIVEIRA, GRUPO ETE:

«Há espaço para dois ou três operadores nos portos»

Não é de agora o interesse da ETE em Cabo Verde. No anterior governo, o grupo português concorreu à privatização da Cabnave e concessão dos portos, processos que não foram concluídos mas que deixaram intacta a vontade em reforçar a presença no mercado nacional. O primeiro passo está dado, com a criação de uma sociedade de direito cabo-verdiano, licenciada para o transporte marítimo internacional e inter-ilhas. Mas pode haver mais investimento a caminho, com o administrador Luís Mira de Oliveira a confirmar que continua à espera do tiro de partida da corrida às operações portuárias e reparação naval.

CABO VERDE

Porto da Palmeira remodelado abre portas a navios de longo curso

As obras de Expansão e Modernização do Porto da Palmeira foram inauguradas no passado fim-de-semana e dotarão o porto da capacidade para albergar navios de longo curso – a cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e a da ministra das Infra-estruturas, Eunice Silva.

E foi o navio Lagoa, da Transinsular, o primeiro a atracar no “novo” porto, simbolizando a inauguração das obras da segunda fase de expansão e modernização do Porto da Palmeira.

CABO VERDE

Atlanticeagle Shipbuilding na corrida à Cabnave

A empresa portuguesa Atlanticeagle Shipbuilding está interessada na privatização da Cabnave. A informação foi avançada em exclusivo à última edição do Panorama 3.0, da Rádio Morabeza, pelo CEO da empresa de construção e reparação naval, Joaquim Peres.

O responsável, que esteve presente na Feira Internacional de Cabo Verde, em São Vicente, afirma que, para já, o interesse passa por assumir a gestão da empresa.

CABO VERDE

Mindelo tornou-se num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos

A presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) considera que o Mindelo se tornou num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos. Osvaldina Silva falava na cerimónia de inauguração do centro oceanográfico do Mindelo.

De acordo com Osvaldina Silva, vários cruzeiros oceanográficos internacionais iniciam ou terminam em Mindelo devido às facilidades aqui oferecidas.

CABO VERDE

Ampliação da FIC passa pela Zona Económica Especial para Economia Marítima

O Ministro da Economia e Emprego considera que a expansão da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), em São Vicente, passa pela criação da Zona Económica Especial para a Economia Marítima, prevista para a ilha.

CABO VERDE

ENAPOR investe na modernização

A Enapor , empresa que comemora 35 anos, com uma aposta no desenvolvimento do sector dos portos, tendo em vista o benefício da economia nacional. São Vicente tem sido referenciado como zona económica especial onde o Porto Grande está em destaque pela peça central que tem no processo.

Grupo português interessado na gestão de portos e transporte entre ilhas em Cabo Verde

O grupo português ETE quer concorrer à gestão dos portos e apresentar uma proposta para o transporte marítimo de carga entre as ilhas em Cabo Verde, além de manter o interesse na concessão dos estaleiros navais. A manifestação de interesse foi avançada por Luís Mira Oliveira, administrador do Grupo ETE, que está no país para participar na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

CABO VERDE

Organização dá nota positiva à IV edição da Expomar mas quer maior promoção

Em declarações à Rádio Morabeza, em jeito de balanço da VI edição da Feira das actividades económicas ligadas ao mar, em São Vicente, Gil Costa, presidente da FIC, destacou os ganhos do evento, alcançados durante os seis anos, nomeadamente a nível de notoriedade e de participação, sobretudo de empresas nacionais.

“É de reconhecer o caminho que está-se a fazer porque, praticamente, em termos de áreas, já estamos a ocupar metade daquilo que a FIC ocupa. Em apenas seis anos isto é muito bom”, avalia.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)