Início > Cabo Verde

PORTO DA PRAIA | CABO VERDE

Obras de remodelação e ampliação da Gare Marítima estão a decorrer a bom ritmo

As obras de remodelação e ampliação da Gare Marítima do Porto da Praia, que arrancaram em Setembro, estão a decorrer a bom ritmo e perspectiva-se o seu término em meados de novembro.

Durante as obras, o acesso à gare estará condicionado, pelo que os passageiros passarão a fazer o check-in na entrada para o porto, ao lado da gare, e estão a ser criadas condições para minimizar os constrangimentos que poderão surgir.

CABO VERDE

Maio recebe inauguração das Obras de Reabilitação e Modernização do Porto Inglês

A ilha do Maio recebeu o acto de inauguração das obras de Reabilitação e Modernização do Porto Inglês, acto presidido pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva.

A reabilitação do porto representa um novo ciclo para a ilha do Maio, permitindo gerar novas dinâmicas, melhorar as condições de atracação/desatracação, promover uma melhor circulação de pessoas e bens, impulsionando assim o crescimento do tráfego de passageiros e de cargas.

Portos de Cabo Verde com record histórico de 180 mil passageiros em Agosto

Os portos cabo-verdianos movimentaram um record histórico de 181.420 passageiros no transporte marítimo interilhas em Agosto, aumentando ainda quase 40% face ao mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de agosto representa também um aumento de 7,6% face ao mês anterior, de julho (130.076), que já tinha sido o valor mensal mais elevado do ano, mantendo a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19

Portos de Cabo Verde participam na Feira de Cruzeiros «Seatrade Cruise Med»

A feira Seatrade Cruise Med é um dos maiores eventos da indústria de Cruzeiros e este ano aconteceu de 14 a 15 de Setembro, no Palácio de Feiras e Congressos de Málaga, em Espanha.

Os Portos de Cabo Verde participaram no evento tendo como linha orientadora a promoção de Cabo Verde como destino turístico de cruzeiros, apostando na promoção do Novo Terminal de Cruzeiros do Mindelo.

Quer fazer negócios em Cabo Verde? Participe na FIC | 16 - 19 de novembro

A Fundação AIP, através da Lisboa Feiras Congressos e Eventos – FCE/Associação Empresarial, está a organizar a participação conjunta na FIC – Feira Internacional de Cabo Verde que decorrerá na Cidade do Mindelo, de 16 a 19 de novembro de 2022. Prazo de inscrição: 26 de setembro 2022.

Este é o maior evento comercial de dimensão internacional em Cabo Verde. Sob o lema “25 Anos, Criando Oportunidades de Negócios em Cabo Verde”, é uma oportunidade única para as empresas portuguesas promoverem os seus produtos e serviços em Cabo Verde.

CABO VERDE

ENAPOR assinala 40.º aniversário com debate sobre o caminho de crescimento e inovação da empresa

A ENAPOR - Portos de Cabo Verde comemorou a 1 de Setembro o seu 40.º Aniversário e o acto central das actividades aconteceu na cidade da Praia, com a realização do “Seminário 40.º Aniversário da ENAPOR”.

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu à abertura do evento, reconheceu a importância da actividade portuária na economia do país, e incentivou a ENAPOR a reforçar e a acelerar a aposta na transformação digital da gestão portuária para aumentar a eficiência e a efectividade dos serviços prestados aos utentes.

Movimento nos portos de Cabo Verde com record de 130 mil passageiros

Os portos cabo-verdianos movimentaram 130.076 passageiros no transporte marítimo interilhas em julho, o registo mensal mais elevado deste ano, aumentando ainda 7,6% face ao mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de julho representa também um aumento de 25,6% face ao mês anterior, de junho (103.537), mantendo a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19.

Manual do Comércio Externo de Cabo Verde disponível online

Já conhece o Manual do Comércio Externo de Cabo Verde?
É uma ferramenta que rege, suporta e organiza o comércio externo do país.
O Manual do Comércio Externo é um projecto do Governo de Cabo Verde que tem como principal missão a divulgação, de forma abrangente, de todas as informações relacionadas com os procedimentos relativos ao comércio externo.

CV Interilhas procura navio para reforçar frota das ligações marítimas em Cabo Verde

A administração da CV Interilhas disse que está à procura de um novo navio para reforçar a frota dos transportes marítimos em Cabo Verde, num momento em que três estão inoperacionais, afectando centenas de passageiros.

Em conferência de imprensa realizada no Mindelo, ilha de São Vicente, a administração da concessionária cabo-verdiana dos transportes marítimos de passageiros e carga, detida em 51% pela portuguesa Transinsular (Grupo ETE), lamentou os constrangimentos que estão a ser provocados nas ligações interilhas, face a problemas em três dos cinco navios da frota, que retomam o serviço apenas em agosto.

Movimento nos portos de Cabo Verde com record de 103 mil passageiros em junho

Os portos cabo-verdianos movimentaram 103.537 passageiros no transporte marítimo interilhas em junho, o registo mensal mais elevado deste ano, aumentando ainda 42,7% face ao mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de junho representa também um aumento de 14,1% face ao mês anterior, de maio (90.743), mantendo a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19.

ENAPOR, CABO VERDE

Alargamento do horário de funcionamento do Centro de Pequenas Encomendas (CPE) do Porto Grande

A Enapor informa aos seus clientes e ao público em geral que, em concertação com a Alfândega do Mindelo e a Guarda Fiscal, e visando fazer face ao aumento excecional da demanda nesta época, o Centro de Pequenas Encomendas do Porto Grande irá alargar o horário de funcionamento a partir do dia 1 de Agosto.

CABO VERDE

Presidente da República visita obras de expansão e modernização do Porto Inglês

O Presidente da República cumpriu mais um ponto da agenda da sua visita à Ilha do Maio.
Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal e comitivas, o Chefe de Estado visitou as obras de expansão e modernização em curso no porto da ilha, um investimento que, acredita José Maria Neves, vai dar um novo impulso à ilha, onde é notório um esforço de infra-estruturação.

CABO VERDE

Ministro do Mar confere posse ao novo Director Nacional de Política do Mar

O Ministro do Mar, Abraão Vicente, conferiu recentemente posse ao novo Director Nacional de Política do Mar, Giliardo Jorge Lopes Nascimento, desafiando o novo director e direcção que assume a serem eficientes, céleres e capazes de responder a tempo às demandas do sector.

O novo Diretor Nacional de Política do Mar, Giliardo Jorge Lopes Nascimento, natural de Santo Antão, nomeado através da resolução de Conselho de Ministros nº36/2022 de 30 de junho, é Mestre em Direito Internacional, com especialização em Direito do Mar e Direito Marítimo, tendo anteriormente desempenhado as funções de consultor para projectos financiados pelo Banco Mundial, Assessor do Ministro da Economia Marítima e posteriormente assessor do Ministro do Mar.

PARA A RELOCALIZAÇÃO DO CENTRO DE EXPURGOS DE SANTO ANTÃO

ENAPOR e Ministério da Agricultura e Ambiente celebram protocolo de colaboração Institucional

A ENAPOR e o Ministério da Agricultura e Ambiente assinaram, no dia 12, ao abrigo do contrato de concessão de serviço público, um protocolo de colaboração institucional para a construção do Centro de Inspeção e Tratamento pós colheita no perímetro do porto de Porto Novo.

O acto de assinatura contou com a presença do PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, o Administrador Executivo, Eduardo Lima, e em representação do Ministério da Agricultura e Ambiente, a Diretora Geral da Agricultura, Sivicultura e Pecuária, Eneida Silva.

Réplica de Torre de Belém em Cabo Verde alberga Museu do Mar e quer explorar história do Mindelo

A réplica da Torre de Belém na ilha cabo-verdiana de São Vicente já serviu para quase tudo, albergando atualmente o Museu do Mar, mas quer aumentar a simbologia, explorando “um bocadinho mais” a história da cidade do Mindelo.

Localizado entre o Mercado de Peixe e a Praia dos Botes, em plena Avenida Marginal, o monumento centenário foi construído em 1920 pelos portugueses, para ser uma réplica da fortificação original, edificada entre 1514 e 1519, em Lisboa. Objetivo é explorar várias outras temáticas, além do mar, que têm a ver com a dinâmica sociocultural do país, como os grandes nomes da cultura ou da literatura. Edifício terá obras de reabilitação.

DE 29 DE SETEMBRO A 1 DE OUTUBRO

IX Edição da Feira EXPOMAR 2022, em Cabo Verde

Realiza-se na cidade do Mindelo, em Cabo Verde, de 29 setembro a 01 de outubro de 2022 a IX Edição da Feira EXPOMAR 2022, principal evento internacional realizado em Cabo Verde dedicado à Economia do Mar.

CONCURSO PÚBLICO | ENAPOR | CABO VERDE

Contratação de serviço de transporte para os colaboradores do Porto de Vale de Cavaleiros - Fogo

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A., com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, por este anúncio, faz saber que está aberto o Concurso Público para Contratação de Serviço de Transporte dos Colaboradores do Porto de Vale de Cavaleiros, ilha do Fogo.

CABO VERDE

Ministro do Mar recebe novo Conselho de Administração da ENAPOR

O Ministro do Mar, Abraão Vicente, recebeu no dia 13 de junho o novo Conselho da Administração da Enapor - Portos De Cabo Verde, naquele que foi o primeiro dia de trabalho da nova equipa.
Ireneu Rosa de Azevedo Camacho, anterior Administrador Executivo da Enapor, assume a liderança do Conselho, enquanto Presidente, ao lado dos Administradores, Eneida Cristina Lima Gomes, Jurista / Advogada, anterior Diretora Geral da Economia Marítima e Diretora de Gabinete do Ministro do Mar, e Eduardo Évora Lima, anterior Administrador-Delegado do Porto Grande.
 

CABO VERDE

Porto Grande marca presença na 8.ª edição da Feira de Navalia

A 8.ª edição da Feira de Navalia aconteceu de 24 a 26 de Maio, na cidade de Vigo, em Espanha. O evento é uma referência para o sector Naval e um ponto de encontro internacional para empresas do ramo.

A ENAPOR, representada no evento pelo Administrador-delegado do Porto Grande, Dr. Eduardo Lima, pelo Diretor de Operações e Logística Dr. Armando Lopes, integrou a delegação da Comunidade Portuária de São Vicente. O Porto Grande participou na feira com foco no sector de Transbordo de Pescado, um segmento do negócio portuário nacional em contínuo crescimento.

CABO VERDE

Concurso Público Internacional: Reestruturação da Network do Porto da Praia

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A., com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, por este anúncio, faz saber que está aberto o Concurso Público Internacional, destinado à "Renovação dos ativos da Enapor no Porto da Praia", ou seja, atualização da infraestrutura através da reformulação de LAN, e atualização de Firewall da Praia, implementando uma solução de rede capaz de responder às necessidades actuais.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)