Início > Cabo Verde

Movimento nos portos de Cabo Verde com record de 169 mil passageiros em agosto

Os portos de Cabo Verde movimentaram um record de 168.753 passageiros no transporte marítimo interilhas em agosto, aumentando quase 40% no espaço de um mês e 125% face a 2020, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o mais recente relatório de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de agosto também não tem paralelo com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de covid-19), então com 118.755 movimentos de passageiros.
 

CABO VERDE

Inauguração das obras de reabilitação do Cais de pesca de Boca de Pistola

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu à cerimónia de inauguração do novo Cais de Pesca de Boca de Pistola na Ponta do Sol, Santo Antão.
Financiada pela ENAPOR, a obra centrou-se na reabilitação da estrutura existente. As intervenções vão melhorar as condições de segurança e de suporte técnico às atividades de pesca, tratamento e conservação do produto.

CABO VERDE

CV Interilhas assinala 2 anos de operação e 350 mil toneladas de carga movimentadas

A empresa de transporte marítimo inter-ilhas CV Interilhas, que pertence ao grupo português ETE, assinalou dois anos de actividade e 350 mil toneladas de mercadorias movimentadas nesse mesmo período. «As ligações de confiança não nascem, criam-se durante estes 2 anos na esperança que sejam muitos mais. É por si que navegamos», salienta a empresa, que opera no mercado de Cabo Verde.

Movimento nos portos de Cabo Verde dispara para mais de 120 mil passageiros em julho

Os portos de Cabo Verde movimentaram 120.705 passageiros em julho, um aumento superior a 66% num mês, continuando a recuperar das perdas provocadas pela pandemia de covid-19, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o último relatório de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, “o movimento de julho representa ainda um crescimento de 140,7% face ao registado no mesmo mês de 2020, quando as viagens interilhas de passageiros estavam fortemente condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19”, lê-se na Lusa.

CABO VERDE

ENAPOR registou aumentos homólogos na grande maioria dos segmentos portuários

A ENAPOR publicou os dados estatísticos referentes ao primeiro semestre, que registam um aumento em quase todos os segmentos do negócio portuário – o movimento de carga aumentou em todos os portos, excepto no Porto de Palmeira e no Porto de Sal-Rei, que tiveram uma redução de 40% no fluxo de carga.

Grupo ETE reforça posição no mercado de Cabo Verde

A S&C Cabo Verde, empresa de direito cabo-verdiana, é a nova aposta do Grupo ETE no mercado de Cabo Verde. Com o objectivo de levar a cabo as competências técnicas e know-how de mais de 85 anos do grupo no sector marítimo-portuário, a nova empresa terá como principal missão a prestação de serviços de gestão/manutenção técnica de frotas e tripulações, alargando a sua capacidade de resposta e eficiência operacional a operadores e parceiros locais.

Noruegueses com concessão para criar atum de aquacultura em Cabo Verde

O Governo cabo-verdiano autorizou a concessão por 50 anos de 236.000 metros quadrados (m2) a um grupo norueguês, para permitir a instalação de uma unidade de produção de atum em aquacultura na ilha de São Vicente.
A decisão consta de uma resolução do Conselho de Ministros de Cabo Verde, autorizando o Ministério do Mar a concessionar uma área na orla marítima, com 56.000 metros quadrados, e outra no mar, com 180.000 metros quadrados, ambas partes integrantes do domínio público marítimo, na Praia de Flamengo, a favor da Nortuna Holding CV, empresa do grupo norueguês Nortuna, para implementar o “Nortuna Atlantic Blue Fin Tuna”.
 

CABO VERDE

ENAPOR reúne-se em Assembleia Geral Ordinária

Realizou-se no dia 19 de Julho, na sede da Enapor em Mindelo, a Assembleia Geral Ordinária de Accionistas da empresa.

A agenda de trabalhos contou com os seguinte pontos: apreciação e deliberação sobre o Relatório de Gestão e Contas de 2020, deliberação sobre a afetação dos resultados apurados no ano 2020, apreciação geral da Administração e Fiscalização da Sociedade, entre outros assuntos.

CABO VERDE

ENAPOR com registo positivo no 1.º Semestre de 2021

A ENAPOR publicou os dados estatístico referentes ao 1º Semestre de 2021 que registam um aumento em quase todos os segmentos do negócio portuário, com destaque para o tráfego de passageiros que, a nível global, aumentou 10% em relação ao período homólogo.

Todos os portos registaram um crescimento considerável na movimentação de passageiros, com destaque para o Porto da Praia e o Porto Novo, com crescimento em valor absoluto de 7837 passageiros (22,3%) e 7112 passageiros (6,1), respetivamente.

Portos de Cabo Verde com aumento de quase 15% no movimento de passageiros

Os portos de Cabo Verde movimentaram 72.541 passageiros em junho, um aumento de quase 15% num mês, continuando a recuperar das perdas provocadas pela pandemia de covid-19, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

JORGE MAURÍCIO (ETE):

Dona Tututa é «grande equipamento para o mercado cabo-verdiano»

Jorge Maurício, vice-presidente do Grupo ETE – Cabo Verde caracteriza o ‘Dona Tututa’ como um navio «bem estruturado» e um «grande equipamento para o mercado cabo-verdiano».

O vice-presidente do Grupo ETE – Cabo Verde assegurou que o ‘Dona Tututa’, o mais recente reforço da empresa de transporte marítimo inter-ilhas, é um navio «bem estruturado para o mercado do arquipélago», não apenas para a vertente comercial, mas também por se encontrar idealizado e adaptado às infra-estruturas do país, podendo deslocar-se a todos os portos cabo-verdianos e utilizar os estaleiros navais do país.

CV Interilhas está a construir frota própria para ligar Cabo Verde

A administração da CV Interilhas, do grupo português ETE e concessionária do transporte marítimo em Cabo Verde, anunciou estar a construir uma frota própria e vai avançar com a aquisição do terceiro navio, cumprindo os requisitos da concessão.

Primeiro-ministro diz que novo navio da Cabo Verde Interilhas chega em boa hora

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse esta quinta-feira que o novo navio da Cabo Verde Interilhas chega "em boa hora", para dar regularidade, previsibilidade e maior frequência, prevendo ligar cinco ilhas em 24 horas.

"Sabemos qual é o impacto da pandemia no sistema de transportes, chega em boa hora, esperamos que faça boas viagens, que tenha um bom começo, porque é importante para o país, porque nós somos ilhas e quanto mais ligações tivermos entre as ilhas é melhor para servirmos as populações, o comércio, a atividade económica e melhor servirmos as ilhas", salientou o chefe do Governo.

CABO VERDE

ENAPOR assina acordo de patrocínio com Instituto do Desporto e da Juventude

No âmbito da participação na fase eliminatória de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, na modalidade de voleibol de praia, a ENAPOR assinou um acordo de patrocínio com o Instituto do Desporto e da Juventude - IDJ.

Estiveram presentes no acto de assinatura o PCA da ENAPOR, Eng. Alcídio Lopes e a Administradora Executiva, Dra. Eugénia Soares, o Presidente do Instituto do Desporto e da Juventude, Frederico Mbassa, o Presidente da associação de volley de Praia, João Ramos, a equipa técnica e as atletas que irão competir e o Assessor do Ministro do Desporto, Anildo Santos.

MINISTRO DO MAR DE CABO VERDE:

«Dona Tututa» melhorará transporte de produtos frescos

O navio ‘Dona Tututa’ foi apresentado nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. A cerimónia contou com a presença de Paulo Veiga, Ministro do Mar de Cabo Verde. Para o governante, o novo navio ROPAX do armador CV Interilhas (Grupo ETE) melhorará «significativamente» o transporte de produtos frescos, estando apto a transportar contentores frigoríficos.

CABO VERDE

ENAPOR assina acordo de parceria com o ICIEG

A ENAPOR assinou, no dia de 08 de Junho, um acordo de parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género - ICIEG para apoiar a instituição na implementação do projeto "Casas das vítimas de VBG".

Para a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, o apoio é de grande valia para a implementação deste projecto e representa o início de uma grande parceria entre as duas instituições, reconhecendo a importância que a Enapor atribui à causa da Igualdade de género.

Refit do «Dona Tututa» espelha as competências e «know-how» da Engenharia do Grupo ETE

Segunda-feira, dia 7 de Junho, o Grupo ETE apresentou, nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, o novo navio que reforçará a operação de transporte marítimo inter-ilhas em Cabo Verde – o navio ROPAX ‘Dona Tututa’ foi alvo de um processo de refit, que, vincou o Grupo ETE, espelha as competências e know-how da Engenharia da força marítimo-portuária que marca presença em Cabo Verde há três décadas.

DIA 7, NOS ESTALEIROS DA NAVALTAGUS

Grupo ETE apresenta o novo navio da CV Interilhas

O Grupo ETE realiza, no dia 7 de Junho, uma cerimónia de apresentação do novo navio da transportadora marítima CV Interilhas (que integra o grupo marítimo-portuário português), intitulado ‘Dona Tututa’, no estaleiro da Navaltagus, no Seixal.

O evento de apresentação do novo navio da empresa CV Interilhas, que opera em Cabo Verde, terá lugar a partir das 16:30 horas, no estaleiro da Navaltagus, e contará com a presença de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Paulo Veiga, Ministro do Mar de Cabo Verde, Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal e Eurico Monteiro, Embaixador de Cabo Verde em Portugal.

Portos de Cabo Verde somam em Abril segundo aumento consecutivo de passageiros em 2021

Os portos de Cabo Verde movimentaram 80.073 passageiros em abril, um aumento de 20,7% face ao mês anterior e a segunda subida mensal, consecutiva, do ano, recuperando das perdas devido à pandemia de covid-19.

Segundo o último relatório de tráfego da Enapor, empresa pública cabo-verdiana responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o movimento de abril deste ano não tem paralelo com o registado há precisamente um ano, quando as viagens interilhas de passageiros foram suspensas, devido ao estado de emergência, decretado para conter a pandemia de covid-19.

«Dona Tututa» chega a Cabo Verde em Junho

“Dona Tututa” é o nome do novo navio da CV Interilhas, que homenageia a grande artista cabo-verdiana e que tem chegada prevista a Cabo Verde em Junho. Para já encontra-se em Portugal, no estaleiro Navaltagus (Grupo ETE), já em fase de conclusão do processo de refit de que tem sido alvo.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012